Como descobri que pálpebras caídas também podem ter seu delineado

Faço parte do grupo de pessoas convictas de que delineador é lindo e incrível, mas só nos outros. *Texto escrito por Rebeca de Moraes

@rebecamoraes

Por muitos anos achei que corrigir minhas pálpebras caídas era um dado de realidade: seria só uma questão de tempo para que eu tivesse coragem de partir para uma cirurgia estética que me desse o formato de olhos… padrão.

@annehathaway

Isso começou a mudar depois que vi uma exposição da incrível fotógrafa Claudia Andujar no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Ela é uma figura importantíssima na luta pela preservação do povo Yanomami, e faz do seu trabalho uma janela sensível para a realidade indígena.

Talvez pareça bobo para quem lê, mas foi ao ver aquela população nas fotos, com seus olhos caídos, que reconheci o valor dos meus traços. Aceitar as minhas pálpebras  caídas foi um belo começo. Porém, a impossibilidade do delineador continuava lá.

@lara_locoge

Até que, uma semana atrás, tive o prazer de fazer uma viagem a Paris com a equipe da KVD – essa marca que é reconhecida por ter um dos delineadores mais amados de quem entende de maquiagem (como as leitoras do DDB).

@kvdbeauty

Fiz um olho esfumado dramático para ir à festa de lançamento e registrar makes belíssimas. Até que a maquiadora oficial da KVD no Brasil, Jessica Gregorio, que estava por lá, olhou para mim e perguntou: “Você não vai fazer um delineado?”.

@ajessicagreg

Fui logo respondendo que anatomicamente não seria possível, mas antes que eu terminasse minha explicação, ela falou “mas é claro que você pode!”, com uma certeza que foi capaz de colocar dúvida nas minhas convicções.

@marianarios

Foi assim que usei o primeiro gatinho da minha vida, e venho hoje dizer para vocês, moças que também têm pálpebras caídas que, sim, é possível.

@rebecamoraes

E mais do que isso: em apenas três passos, que a Jessica me ensinou e trago aqui para vocês com a alegria de quem abriu mais uma porção de possibilidades para brincar de se maquiar.

Cindy Ord/MG22/Getty Images

1 . Comece pela ponta do gatinho “Com os olhos abertos, olhando para a frente, comece a traçar o risquinho que você deseja de um lado, depois do outro. É aí que quem tem olho caído vai entender onde vai ficar o traço.

@camillabelle

Se você faz com os olhos fechados, com a pele esticada, depois o traço não vai aparecer”. Mais garantia ainda de sucesso é traçar de fora para dentro, ou seja, começando onde e na angulação que você deseja para seu gatinho.

@isabelapiierre

2 . Fazer um “carimbo” no meio do olho “Essa é uma segunda marcação, um risquinho no meio do olho, para sinalizar de onde eu vou puxar o risco do gatinho que foi feito antes. Essa você pode fazer com o olho fechado”

@gretaoldoni

3 . Preencher “Aí ficou fácil, é só ligar as duas pontas!”

Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images

Pálpebras caídas também podem ter seu delineado