Mulheres de cabelos raspados: uma nova forma de feminilidade

Cabelo comprido é uma paixão nacional, mas parece que essa realidade vem se transformando aos poucos.

@prettamesmo

Não só o interesse por cortes mais curtos tem aumentado na última década, como algumas mulheres estão indo no extremo oposto da sensação nacional e passando a máquina.

@brunavalenca

Isso mesmo! A pandemia, os salões fechados e uma série de outras questões que se mostraram mais urgentes no último ano fizeram bastante gente desapegar por completo dos fios compridos…

… e se entregar ao cabelo raspado – mostrando uma nova forma poderosa de exercer a feminilidade.

@celine_bernaerts

A criadora de conteúdo Maqui Nóbrega faz parte dessa turma. “Quando me vi no espelho pela primeira vez, pensei: ‘por que não fiz isso antes?’ Gostei muito e imediatamente fiquei muito feliz”, relembra.

“A vida agora é uma outra vida. Você está sempre pronta, não precisa ficar planejando quando vai lavar o cabelo, se ele vai estar limpo em determinada situação. Agora faço o que eu quiser, na hora que eu quiser.”

A consultora de estilo Thais Farage também se jogou, mas não se apaixonou de cara pelo visual raspado. “É muito diferente. A gente se olha a vida inteira de cabelo, sempre tem uma moldura em volta do rosto, né?"

Era mais uma questão de se entender com aquele novo look e harmonizar com roupas e acessórios, mas imediatamente uma percepção positiva se fez presente. De cara, Thais achou cool, moderno e se viu um mulherão.

“Acredito que teve um impacto muito legal na minha autoestima me curtir de outros jeitos, me sentir feminina sem ter um cabelão. Fiquei mais afim das sutilezas, dos detalhes.”

“Simbolicamente, se desprender da ditadura da feminilidade, da beleza, do cabelo longo, escovado, pintado, perfeito, é uma forma de libertação para muitas”, avalia a antropóloga Mirian Goldenberg.

@rebecca

A seguir, outras musas que abraçaram esse estilo:

@jordanaalonso

@iamhalsey

@festeveslima

@giuliadias

@realliliam

@carolvilarica

@dinara_santos98

Para mais inspirações, arraste aqui: