Além da Beauté: guia de restaurantes em Bolonha, na Itália

É muito difícil dizer que uma cidade na Itália é A mais especial para comer, porque eis um país que oferece uma culinária sensacional em cada esquina.

Ristorante Grassilli

Porém, podemos afirmar com boa dose de certeza que Bolonha é um caso particular: a cidade, “la grassa” (a gorda) na simpática definição dos próprios italianos, respira gastronomia.

Galliera 49

Juntamos aqui dicas de restaurantes, bares e cafés frequentados pelos locais para quem quer se deliciar entre as gostosuras que Bolonha oferece

La Rustica Osteria: típica osteria italiana, de um casal de velhinhos super simpáticos, a esposa na cozinha, o marido no salão. Foi o melhor “tortellini burro e salvia” que comi na cidade, com indicação de amigos locais.

Anna Maria Trattoria: é um restaurante cheio de fotos dos donos com personalidades famosas na parede (como qualquer cantina que você entra no Brasil!). Garçom amigável, mas que chega colocando coisas na sua mesa sem que você peça, massas (sempre) caseiras impecáveis.

Ahimé: um dos poucos restaurantes modernos da cidade – e impecável. Não tem nada de pretensioso (como quase nada em Bolonha), é bem low profile. Comida super simples e absolutamente deliciosa. A seleção de vinhos é incrível.

Mercato delle Erbe: um dos mercados mais gostosos de Bolonha. É um mercadão normal, de frutas, verduras, etc, com restaurantes – e tem vários super gostosos. A dica é entrar pela via s. Gervasio e provar o restaurante da entrada, com mesas na calçada.

Le Serre dei Giardini: Esse lugar é imperdível. Fica no parque mais bonito da cidade, o Giardini Margherita. O Le Serre é um espaço de uso coletivo e gratuito que é uma mistura de coworking + espaços de estudo + restaurante – e a comida é super gostosa.

Mò Mortadella: você não pode ir à Bolonha e não comer mortadela, a iguaria de que a cidade mais tem orgulho. Esse lugar é uma portinha com uma fila imensa de gente para comprar sanduíches baratos e deliciosos, feitos com ingredientes super frescos. 

Pizzaria Berberè: uma das melhores pizzarias da cidade. Ambiente bem moderninho e descolado, tem pizza feita com massa de fermentação lenta, com sabores dos tradicionais a outros mais inventivos, mas tudo incrível. Tem 2 unidades na cidade.

Além da Beauté: guia de restaurantes em Bolonha, na Itália