Cérebro pandêmico.  O que é isso?

Estudiosos têm coloquialmente chamado de cérebro pandêmico o que vem acontecendo em nossa massa encefálica por conta do estresse gerado pelo distanciamento social e ansiedade na pandemia de COVID-19.

Sabe essa dificuldade de se concentrar, essa falta de atenção e essa perda de memória recente? São sensações reais e fazem parte de uma experiência coletiva.

Ainda não há consenso entre os estudiosos sobre efeitos de longo prazo de um “cérebro pandêmico”, mas pesquisadores de universidades do mundo todo estão em busca de respostas.

As primeiras pesquisas que dão conta do fenômeno começaram da observação de profissionais da saúde, que viram aumentar as reclamações de dificuldades cognitivas.

Neurologistas explicam que o prolongamento da pandemia desafia o nível de estresse que pode ser considerado “bom” para o cérebro.

Um nível “bom” de estresse é aquele que você sente quando precisa, por exemplo, completar uma tarefa em cima da hora e, assim que ela é concluída, você relaxa.

O problema é quando você não consegue enxergar o fim e o estresse permanece sem prazo para acabar – exatamente o que anda acontecendo com a gente.

A boa notícia é que há muito a fazer para ajudar o cérebro a funcionar melhor no meio desse caos!  Muitos dos prejuízos com a memória curta estão relacionados com certa falta de ‘treinamento’ do cérebro.

Para lutar contra isso, a sugestão é enriquecer o ambiente de casa para poder intercalar as telas do computador e do celular com atividades que ofereçam estímulos diferentes.

Caminhe, corra, faça yoga, cuide da horta, leve seu cachorro para passear, troque o elevador pela escada… mexa-se! Foi isso que salvou a saúde mental de muita gente na pandemia – e é o que vai te ajudar a “rejuvenescer” seu cérebro.

É fundamental manter contato com os amigos seja lá por que meio for: WhatsApp, e-mail, redes sociais ou Zoom.

Mas lembre-se que conexões sociais vão além de cumprimentar os vizinhos ou conversar com o balconista do mercado. Médicos nos lembram que nós precisamos das conexões sociais assim como precisamos de água e de comida!

Falta de atenção e foco? Você tem um cérebro pandêmico (e não está sozinha nisso!)