Aromaterapia

Como incluir óleos essenciais na sua rotina

Você já ouviu falar em aromaterapia? É uma técnica natural que faz uso da energia e dos benefícios das ervas por meio de óleos essenciais para tratar questões físicas, emocionais e mentais.

Os óleos podem ser usados tanto na sua forma pura, quanto associados a outros elementos (água, cremes, shampoo, sprays, vela) para melhor eficácia. E podem ser absorvidos tanto pelo olfato, quanto pela pele e por ingestão.

A aromaterapia vem para somar em tratamentos e na busca pelo bem-estar, portanto não pode substituir remédios e outras terapias. Encare o momento de uso do óleo como um ritual, uma pausa para olhar para si.

Apesar de ser uma ciência natural, é preciso tomar alguns cuidados na escolha de seus óleos. Alguns não podem ser usados durante tratamentos homeopáticos, gravidez ou certas condições de saúde.

Os óleos essenciais são super concentrados — uma só gotinha equivale a cerca de 24 xícaras da planta —, por isso se informe bem sobre os efeitos de cada um.

Gerânio

A diversidade dos óleos é grande, alguns dos mais utilizados e suas principais funções são:

alívio de sintomas de menstruação e menopausa; auxílio em casos de depressão, perda, medo, luto; melhora a aparência da pele; estimula a circulação linfática.

Alecrim

Ajuda a despertar, melhora a concentração e diminui a ansiedade; auxilia no crescimento capilar; estimula a circulação.

Gengibre

Promove a autoconfiança, melhora a concentração, aumenta a energia; anti-inflamatório e analgésico.

Bergamota

Melhora a autoconfiança e o otimismo; equilibra apetite; cicatrizante e anti-inflamatório.

Karla Lopes, criadora da Lunnare Co.

Clique no link para ler a matéria completa e conhecer mais opções de óleos essenciais.