Adesivos secativos de espinha funcionam mesmo?

Se você é do time dos que não aguentam ver uma espinha aparecendo no rosto que já correm para espremer, talvez seja a hora de incorporar os adesivos secativos na sua vida.

Apesar de não serem exatamente novidade, esses adesivos nunca tiveram um boom – é o tipo de dica passada no boca a boca, sempre com muito entusiasmo da parte de quem usa.

Os principais objetivos desses adesivos são aliviar a vermelhidão e absorver a secreção gerada pela acne, ajudando na cicatrização da pele.

Além de evitar o toque – sabemos que é difícil deixar de ficar passando a mão por cima das bolinhas -, os curativos ajudam a diminuir a proliferação das bactérias, já que a ferida não fica aberta.

Existem dois tipos, ambos transparentes: os de hidrocolóide, que possuem partículas de carboximetilcelulose de sódio e absorvem toda a umidade, e os de ácido salicílico, que ajudam na desobstrução dos poros e na redução da vermelhidão.

A recomendação é que os de ácido salicílico sejam usados nas acnes ainda fechadas, já os de hidrocolóide são ideais para espinhas que foram cutucadas e estão cheias de umidade.

É importante tomar cuidado com o sol – apesar de ser quase invisível, a longa exposição usando o adesivo pode gerar uma marquinha indesejada (além de não ser ideal para a acne no geral).

No Brasil, é fácil encontrar adesivos para acne nas grandes redes de farmácias, há várias opções de marcas.

Indo além das versões “básicas” que encontramos por aqui, vale citar a marca americana Starface, que ficou conhecida por criar adesivos em formato de estrela, mostrando que não é preciso esconder as espinhas enquanto as trata.

O Álvaro Bigaton, criador do perfil @fera.macia, é super adepto dos patches coloridos.

“Essa marca chamou minha atenção por transformar uma situação normalmente vista como negativa em algo mais lúdico. Às vezes causa um estranhamento nas pessoas na rua, mas é uma oportunidade de ser criativo.”

“Agora, quando tenho uma espinha no rosto, fico super animado para colocar o adesivo e pensar no look que vou combinar, realmente abraço a experiência.”

DDB Investiga: adesivos secativos de espinha funcionam mesmo?