Unhas francesinhas

para se inspirar e a história de como tudo começou

Se tivéssemos que eleger o tipo mais clássico de nail art de todos os tempos, com certeza a unha francesinha seria a eleita.

Reprodução Betina Goldstein

Oficialmente, tudo começou com o empresário e esteticista polonês Max Factor, queridinho das estrelas de cinema no início do século XX.

Em 1927, ele criou um creme rosado, o Society Nail Tint, para ser usado sobre as unhas e um líquido esbranquiçado, Society Nail White, para ser usado apenas nas pontas. 

Mas o responsável pelo nome “french manicure” (traduzido para francesinha em português) foi outro maquiador hollywoodiano, o americano Jeff Pink.

Reprodução Nails by Heathere

Nos anos 1970, um diretor de cinema pediu por um esmalte neutro que combinasse com todas as roupas das atrizes nos filmes – naquela época, as cores disponíveis eram vermelhos, marrons e liláses.

Reprodução Tiffany Abigail Beauty

E assim ele surgiu com a ideia do esmalte branco na ponta da unha rosada ou bege. Um tempo depois ele começou a vender kits com esses tons esmalte com o nome francesinha na sua marca Orly.

Reprodução Nails by Mimi

Ele conta que a ideia do nome veio após ser convidado a aplicar a técnica nos desfiles de Paris, mas reza a lenda que a inspiração para o estilo – tanto no caso de Jeff quanto de Max –, foram as prostitutas francesas do século XX. 

Reprodução Nails by Anamae

A ponta branquinha foi a forma que elas encontraram para esconder a sujeira das unhas, já que as condições de higiene da época eram bem precárias.

Por um tempo na França, as unhas estilizadas dessa forma eram inclusive uma maneira de diferenciar as burguesas das cortesãs.

Reprodução Charsgel Nails

História e lendas à parte, o fato é que a unha francesinha por muito tempo dominou as mãos das estrelas de cinema e acabou caindo também no gosto do público. 

De lá para cá, o branquinho nas pontas nunca saiu de moda, mas a francesinha também foi ganhando novas cores e se personalizando de outras formas.

Reprodução Holly Falcone Nails

Francesinha dupla, vazada, degradê, colorida, angulada, reta… A criatividade das nail artists parece não ter limites nem na hora de personalizar essa técnica clássica – e nós amamos isso. 

Reprodução Anouska Anastasia

Reprodução Nails and Soul

Então caprichamos na galeria à frente para inspirar ainda mais quem ama personalizar a ponta das unhas