Protetor solar nas mãos? Saiba por que isso é tão importante no cuidado diário

Recentemente, publicamos no Instagram do Dia de Beauté uma galeria com sugestões de cremes para as mãos, que acabou desencadeando uma ótima conversa sobre produtos que tenham FPS, com muitas dúvidas de como proteger a pele dessa região além de hidratar. Nossas leitoras são espertas, e sabem da importância de proteger o dorso das mãos dos raios solares. Ótimo gancho para uma investigação mais completa sobre esse relevante tópico!
Apesar de necessária o ano inteiro, a pauta sobre proteção solar fica ainda mais quente nas temporadas de primavera e verão. Afinal, com as temperaturas mais altas, o aumento das atividades ao ar livre e, por consequência, da exposição ao sol, blindar rosto e corpo contra a radiação UV é, muito mais que apenas um passo na rotina de skincare, uma precaução em prol da saúde. No entanto, algumas áreas menores, mas não menos importantes, acabam passando despercebidas por este cuidado – entre elas, as mãos.
“O uso do filtro solar nas mãos é extremamente importante pensando na prevenção tanto do envelhecimento, das manchas que podem surgir, quanto de doenças. Isto porque é uma área que fica muito exposta”, explica a dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente. “A depender da atividade profissional ou rotina do paciente, a proteção solar torna-se ainda mais importante. Por exemplo, quem faz grandes deslocamentos na cidade dirigindo durante o dia”.
Segundo a médica, que é especialista em oncologia cutânea, o principal é proteger a região dorsal. No entanto, para dias de praia ou práticas de esporte ao ar livre, o ideal é envolver toda a mão com protetor solar de fator no mínimo 30.
Hoje, graças aos avanços tecnológicos na indústria da beleza, é possível encontrar nas prateleiras dos mais diversos pontos de venda algumas opções de produtos que oferecem, além dos mais variados ativos, como antioxidantes e hidratantes, também FPS. “Ainda é possível manipular, diretamente com o seu dermatologista, um hidratante para as mãos com filtro solar”, acrescenta Mayra.
“Se preferir, é possível utilizar o mesmo filtro do rosto ou do corpo diretamente nas mãos”, esclarece a especialista, que frisa a importância da reaplicação do produto. “Como lavamos as mãos com mais frequência, reaplicar se faz fundamental. Se houver exposição solar direta, os intervalos não devem ultrapassar as duas horas”.
Comentários