[…] Para ajudar a entender melhor a questão, inclusive, o Dia de Beauté preparou um dossiê – a primeira matéria explica o que é queda capilar e a segunda quais as causas e tratamentos. A terceira e última […]
Guia completo sobre queda de cabelo, parte 1: o que é a queda?
29/10/24
Nos últimos tempos, em conversas aqui na redação do Dia de Beauté, notamos uma preocupação crescente entre nossas amigas e leitoras sobre a queda de cabelo, especialmente após a pandemia de Covid-19. Embora o vírus seja uma das causas que mais se fala atualmente, ela não é a única. Gravidez, estresse e outras condições também podem intensificar a queda dos fios, que, por si só, é um processo natural — afinal, perdemos cabelo diariamente. No entanto, quando a quantidade de cabelo que cai aumenta significativamente, é crucial identificar a causa específica para tratar o problema corretamente. Para ajudar você a entender melhor o que pode estar afetando a saúde do seu cabelo e quais são os tratamentos mais eficazes disponíveis, conversei com especialistas em dermatologia e reuni as informações mais recentes sobre como recuperar a saúde capilar.
Seu cabelo está caindo mesmo ou está quebrando?
Para começar, é preciso saber exatamente o que está acontecendo com o seu cabelo. Se é queda ou quebra, porque embora bem diferentes, elas podem confundir. A quebra dos fios geralmente resulta de danos químicos (como alisamentos e descolorações) e físicos (uso excessivo de secador, chapinha e babyliss). Prender os cabelos molhados ou em penteados muito apertados também contribui para a quebra.
“Na quebra, há um dano na haste do fio, diferente da queda, na qual ocorre uma ação lá na raiz. A quebra é como se fosse um fissura, o fio se parte e cai”, esclarece a dermatologista Patrícia Fagundes (@drapatriciafagundes).
Existem medicamentos de uso tópico e dermocosméticos indicados para a reconstrução da fibra capilar. “Para reconstruir esse fio leva tempo. É um tratamento em conjunto, do dermatologista e do paciente, com os cuidados diários em casa, usando bons produtos, lembrando do protetor térmico quando usar ferramentas de calor e mantendo uma boa distância entre o secador e os fios”.
Já a queda, tecnicamente conhecida como eflúvio telógeno, envolve uma perda grande de fios que já estão na fase de queda (telógena) ou repouso – que é como se chama o último ciclo do crescimento do cabelo, quando ele cai naturalmente. As outras duas fases anteriores são a anágena (crescimento) e catágena (transição).
As principais causas da queda são estresse, traumas físicos ou emocionais, pós-parto e cirurgias, alterações hormonais, infecções, doenças com febre alta, problemas de tireoide, deficiências nutricionais e dietas restritivas. Medicamentos e ajustes de doses também podem causar queda capilar.
“Na quebra, há um dano na haste do fio, diferente da queda, na qual ocorre uma ação lá na raiz”.
Quando se preocupar?
Segundo Patrícia, os principais pontos para se atentar são:
. Se nos últimos dois meses ou mais você tem encontrado uma quantidade anormal de fios no travesseiro, no chuveiro ou na escova, mesmo não aparentando falhas no couro cabeludo;
. Se está com problemas no couro cabeludo, como vermelhidão, coceira, dor ou descamação;
. Se há mudanças na textura do cabelo;
. Se existem áreas de falha no couro cabeludo (outras pessoas podem perceber e te informar);
. Se possui histórico familiar ou calvície.
Caso você esteja sentindo alguma dessas anormalidades, é indicado consultar um dermatologista para uma avaliação.
Esta é a primeira de uma série de dois textos que são um guia completo sobre queda capilar. Leia a parte 2 aqui.
{Foto: Towfiqu barbhuiya/ Pexels}
One reply on “Guia completo sobre queda de cabelo, parte 1: o que é a queda?”
Leave a Reply
Categorias:
Cabelo ,
Tags:
Comentários