Como equilibrar a energia dos ambientes utilizando o Feng Shui
O Feng Shui é uma antiga prática chinesa que envolve arte, técnica e sabedoria, e permite harmonizar casas e apartamentos. Além dos espaços residenciais, como salas, cozinhas, banheiros e quartos, o Feng Shui pode ser aplicado em empresas, espaços comerciais e em todo o tipo de imóvel e terreno.
A base do Feng Shui é a energia vital, conhecida como “chi”, que está presente e circula nos imóveis e ambientes. Então, podemos dizer que esta técnica milenar chinesa age da mesma forma que um tratamento terapêutico: equilibrando a energia vital do ambiente.
A seguir algumas dicas de como harmonizar os ambientes de sua casa de forma rápida e simples.
Portas
A porta de entrada simboliza a chegada de oportunidades e a comunicação (a boca!). Por isso, todas as portas de todos os cômodos devem abrir totalmente ou em pelo menos em um ângulo de 90 graus. Não coloque objetos atrás das portas que impeçam sua abertura.
Janelas
Aproveite para limpar os vidros e verifique se existem rachaduras. As janelas devem abrir e fechar com facilidade, pois simbolizam os olhos, a vida exterior e o futuro.
Cozinha
– Organize os armários e gavetas, pois quando estão em ordem simbolizam um bom fluxo nas finanças e prosperidade.
– Fogão é a pura prosperidade. Limpe com frequência e cuide da manutenção. E use todas as bocas e o forno com a intenção de atrair prosperidade de várias fontes de renda diferentes. Quanto mais bonito e bem cuidado, mais prosperidade.
– Se o fogão estiver do lado ou em frente a uma pia ou geladeira, coloque um sino de vento ou uma esfera de cristal multifacetado no teto. São soluções simbólicas para que a energia do elemento Água (da pia ou geladeira) não apague a energia do elemento Fogo (do fogão).
– Evite cozinhar de costas para a porta de entrada da cozinha. Nesse caso, se não houver como mudar o fogão de lugar, coloque um espelho refletindo quem entra e sai da cozinha (como se fosse um retrovisor). O cozinheiro deve estar nesta posição de comando e controle, que simboliza o gerenciamento da vida, por meio da ampla visão do ambiente.
– Lixeiras devem permanecer fechadas e longe do fogão. Não coloque lixeiras sobre a pia ou nas bancadas onde se preparam os alimentos.
Banheiros
– Todos os cômodos de uma casa têm a sua importância, inclusive o banheiro – que muitas vezes é considerado o ladrão de energia de um ambiente. O elemento água governa a energia de banheiros e lavabos e representa o fluxo de dinheiro e as emoções. Por isso, cuide muito bem da manutenção, evitando vazamentos e infiltrações para que não ocorram perdas financeiras e desequilíbrios emocionais.
– Evite encostar a cabeceira da cama na parede que faz divisa com o banheiro. Se não puder evitar essa posição, inclua a cor amarela na parede e uma planta em vaso com terra no banheiro – pois o elemento terra barra a energia da água.
– Mantenha tampos dos vasos sanitários abaixados e portas fechadas. E coloque velas e uma planta natural em vaso com terra para harmonizar e equilibrar as energias deste local.
Quartos
– Escolha roupas de cama confortáveis, cores suaves, organização (menos é mais).
– Mesa de cabeceira dos dois lados da cama simboliza apoio e diálogo em sintonia.
– Abajures, pendentes, luminárias devem ser iguais e em pares, uma de cada lado da cama.
– Evite material de trabalho e estudo, fotos da família, fotos de crianças, imagens agressivas, livros com temas tristes e, principalmente, qualquer item, foto, presente de ex.
– Se a cabeceira de sua cama estiver embaixo de alguma viga e você não conseguir mudar de posição, coloque uma flauta de bambu pendurada logo abaixo da viga para corrigir a pressão que a viga causa em seus pensamentos e saúde. Você encontra esse item em lojas de feng shui.
Sala de estar
– É o local para expor as suas preferências e personalidade, por isso deve ser um ambiente acolhedor. Você pode decorar com fotos de família e/ou amigos, plantas e flores naturais, cores alegres e vibrantes como rosa, laranja e amarelo, lembranças de viagens, livros bonitos, objetos que contam histórias.
– As cortinas são importantes nos ambientes de maior permanência como quartos e salas. O ideal é que sejam cortinas mesmo (evite persianas) e troque se estiverem velhas, rasgadas, desbotadas, compridas ou curtas demais. As cortinas simbolizam o lado carinhoso e mais afetuoso dos relacionamentos.
Mesa de jantar
Coloque uma fruteira com frutas ou um lindo vaso com flores naturais na cor púrpura, além de uma bela toalha de mesa para atrair prosperidade.
Torneiras
Qualquer torneira ou encanamento precisa funcionar bem e sem vazamentos. A água que circula nos canos e nas torneiras simboliza tanto as emoções como as finanças e é sempre bom evitar vazamentos. Conserte rapidamente as que não estiverem funcionando.
Plantas e flores
Plantas e flores naturais renovam as energias, purificam o ar e são um jeito muito fácil de atrair sorte e equilíbrio para toda a casa e todos os moradores. As plantas e flores podem estar em todos os cantos e cômodos da casa, desde que sejam naturais e bem cuidadas.
Espelhos
Escolha espelhos de ótima qualidade, verifique o que está sendo refletido neles e mude de lugar se a imagem não for positiva. Os espelhos não devem “cortar” a cabeça do maior morador da casa em seu reflexo, pois isso pode deixar a pessoa dispersa.
Sino dos ventos
Colocar um sino ou mensageiro dos ventos (à venda em lojas especializadas) em casa ajuda a dissipar energias negativas e a elevar a energia vital (chi) dos ambientes. Pode ser usado em corredores, entradas, áreas de serviço, varandas e locais que precisam movimentar as energias.
Lu Angelo é terapeuta holística há 6 anos. Em sua bagagem possui o trabalho de radiestesia à distância e também para casas e empresas fazendo toda a análise do local. Além disso atende com Barras de Access, numerologia, thetahealing, terapia tântrica e reiki.
@lucianeangelo
{Fotos: reprodução Instagram}
Comentários