Um separador de dedos pode melhorar sua forma física? O DDB Investiga
Recentemente, a Vic encaminhou para a nossa equipe uma newsletter da jornalista Joyce Pascowitch em que ela comentava sobre uma curiosa nova promessa do universo fitness para se manter saudável: usar espaçador entre os dedos dos pés. A curiosidade da Vic me atiçou, e fui logo atrás de detalhes sobre essa moda, que desde o início não me pareceu má ideia.
Pois bem, em primeiro lugar, essa trend é real! O hábito de usar espaçadores ganhou adeptos entre atletas de alto desempenho e celebridades. Encontrei uma reportagem recente do Wall Street Journal que menciona uma foto que viralizou em 2023 da modelo Ashley Graham usando o acessório depois do Oscar – quando, provavelmente, ela havia vestido um sapato deslumbrante, mas pouco confortável. Atletas como o tenista Novak Djokovic e o jogador de futebol americano George Kittle afirmam que os espaçadores de dedos os ajudaram a melhorar o desempenho nos esportes.
Mas será que usar um espaçador de dedos realmente contribui para a saúde? Bem, a verdade é que o desejo de “separar” os dedos dos pés tem um fundamento de saúde respaldado pela ciência: restaurar o formato natural dos pés, o que garantiria mais estabilidade e equilíbrio, elementos cruciais para aprimorar a postura e a forma como nos movimentamos e exercitamos.
O formato ideal para os pés que o espaçador impõe é o de um tripé, em que o dedão, o dedinho e o calcanhar estão alinhados. No entanto, ao longo da vida, esse arranjo tende a se corromper devido ao uso constante de calçados inadequados, apertados ou que deformam a estrutura natural dos nossos pés. É comum que os dedos se apertem e até mesmo se sobreponham por conta de certos calçados que usamos – já reparou? Eu mesma sofro com isso. A lateral de um dos meus dedos sempre dói porque o dedão resolve “invadir” o espaço do coitado quando estou calçada.
Por isso, realizar exercícios que ajudem a devolver os dedos à sua posição natural é realmente importante para a saúde dos pés. Na sua newsletter, Joyce menciona um exercício que costuma fazer: ela entrelaça os dedos da mão direita com os do pé esquerdo por um tempo, como se os dedos fossem o espaçador. Depois, ela faz o mesmo com a mão esquerda e o pé direito. Ela diz que adora e dá resultados.
A fisioterapeuta Ana Lúcia Meissner, a quem consultamos para entender melhor essa tendência, concorda. Ela ressalta que esse exercício é excelente para a saúde do corpo, assim como hábitos como andar descalço e praticar atividades que fortaleçam a musculatura dos pés (como a yoga). “Esse tipo de exercício de entrelaçar os dedos das mãos nos pés faz diferença e é excelente. Já os espaçadores devem ser usados quando recomendados criteriosamente por um profissional, dependendo das necessidades individuais do paciente”, afirma Ana Lucia.
{Fotos: Shein e Instagram @ashleygraham}
Comentários