Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

5 tendências de bem-estar para ficar de olho

09/08/24
5 tendências de bem-estar para ficar de olho

Bem-estar é um assunto que a gente ama falar sobre, e também ama consumir. Essa é uma realidade no mundo todo: de acordo com a consultoria McKinsey, a indústria do bem-estar está crescendo a uma taxa de 5% a 10% ao ano. O crescente interesse das pessoas em melhorar a qualidade de vida está refletido em prateleiras cada vez mais abastecidas com produtos que combinam beleza e saúde – itens que são tanto cosméticos quanto promovem conforto físico e mental. Os números são claros: estima-se que o mercado de bem-estar atinja US$ 1,8 trilhão neste ano.

O estudo Future of Wellness, conduzido pela McKinsey e divulgado pelo BeautyMatter, revela que os consumidores não apenas estão adotando o bem-estar, mas também o estão priorizando de uma maneira que surpreende até mesmo os pesquisadores da consultoria. Segundo o relatório, em 2024, 82% dos consumidores nos EUA, 73% no Reino Unido e 87% na China afirmaram que o bem-estar é uma prioridade principal ou muito importante em suas vidas. Infelizmente não encontramos dados específicos sobre o Brasil, embora nossa experiência por aqui nos faça acreditar que o país não deve ficar muito atrás nessa estatística.

Além de apresentar dados, o Future of Wellness destacou as principais áreas de crescimento na indústria do bem-estar, identificando oportunidades para empresas e marcas oferecerem produtos e serviços que ajudem os consumidores a alcançar seus objetivos de viver melhor. A seguir, destacamos as cinco principais tendências apontadas pelo estudo.

1 . Sono da beleza

Você sabia que o sono da beleza é uma divisão importante no mercado de bem-estar? Classificado como a segunda maior prioridade de saúde e bem-estar para os consumidores, o sono também é, segundo a pesquisa, onde as necessidades dos consumidores frequentemente não são atendidas – ou seja: uma grande oportunidade para marcas. 

Algumas empresas de bem-estar já estão abordando essa questão. Várias marcas de suplementos, como as moderninhas Lemme (de Kourtney Kardashian Barker) e Olly, oferecem gomas de melatonina para ajudar a promover o sono. A Moon Juice é outra marca interessante de produtos alimentícios focados em melhorar a qualidade do sono, incluindo o Magnesi-Om, que viralizou no TikTok como ingrediente de um “mocktail de sono”. A McKinsey destaca que há muitas oportunidades para empresas que desenvolvam produtos para induzir o sono, melhorar sua qualidade, minimizar interrupções e facilitar o despertar.

2 . Saúde Intestinal e suplementos digestivos

O intestino tem sido um foco de grande atenção ultimamente, e com razão – sendo até chamado por alguns cientistas de “segundo cérebro”. “Nos EUA e na China, os suplementos probióticos em forma de vitamina ou comprimido são os mais populares. Já no Reino Unido, há uma ênfase maior em uma abordagem nutricional, com consumidores priorizando alimentos ricos em probióticos como iogurte ou kombucha”, afirmou Anna Pione, uma das responsáveis pela pesquisa, ao Beauty Matter. Recentemente, o Walmart, um dos maiores varejistas do mundo, anunciou a inclusão em seu portfólio das marcas BelliWelli e Hilma, com o objetivo de se tornar líder em saúde digestiva.

3 . Foco na longevidade

O envelhecimento saudável é uma prioridade para os consumidores de hoje: mais de 60% dos entrevistados no estudo da McKinsey afirmaram que é extremamente ou muito importante comprar produtos focados na longevidade, e 70% planejam adquirir mais produtos com esse objetivo no futuro.

O estudo também destaca que produtos para cuidados com a pele, anteriormente rotulados como “anti-envelhecimento”, devem passar a ser posicionados de forma mais eficaz como produtos que promovem a longevidade, estimulam a produção de colágeno ou auxiliam na reparação de danos.

O sono, segunda maior prioridade de saúde e bem-estar para as pessoas, é onde as necessidades dos consumidores frequentemente não são atendidas

4 . Efetividade clínica

“É oficial: ‘natural’ está fora de moda. A eficácia clínica está em alta. Em poucos anos, os consumidores fizeram uma mudança completa de 180 graus, passando de preferir produtos ‘limpos e naturais’ em 2020 para agora considerarem a eficácia clínica e o respaldo científico como suas prioridades principais”, diz a pesquisa. O estudo também aponta que uma das motivações por trás dessa tendência é o aumento da preocupação financeira dos consumidores (por conta da inflação global), levando à busca de garantias de que os produtos que compram realmente funcionam. Ainda sobre isso, a McKinsey ressalta: ser clean já é um atributo básico para os consumidores, um “tem que ser”!

5 . Gerenciamento de peso

O Ozempic revolucionou o diálogo sobre bem-estar globalmente, impulsionando a popularidade dos medicamentos prescritos para perda de peso e encorajando mais pessoas a embarcarem na jornada de emagrecimento — o que, vale lembrar, sempre deve ser feito com a supervisão médica necessária.

“A tendência de produtos e serviços complementares para apoiar os consumidores utilizando medicamentos GLP-1, como Ozempic, é promissora”, sugere a pesquisa. Nos próximos anos, podemos esperar o surgimento de mais suplementos, barras nutricionais e serviços de coaching de estilo de vida para garantir uma alimentação adequada durante o tratamento. A McKinsey destaca que ainda é cedo para compreender completamente o impacto de longo prazo do Ozempic nas tendências de mercado, mas confirma que “é definitivamente um espaço para monitorar”. Sobre isso, um spoiler: as ações da Hims (empresa focada em telemedicina para saúde masculina) dispararam 38% depois que a empresa anunciou que passaria a oferecer uma versão mais barata de Ozempic.

{Fotos: Toa Heftiba /Unsplash e Vlada Karpovich / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “5 tendências de bem-estar para ficar de olho”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: