Perfumistas contam tudo sobre o novo perfume da linha Libre, da YSL
Neste mês, a YSL está lançando no Brasil o perfume Libre L’Absolu Platine, o quinto da linha Libre, que teve sua estreia nas prateleiras em 2019 – e desde então, já é a quinta família de fragrâncias femininas mais vendida no mundo. Talvez você também esteja se perguntando: mas o que determina o sucesso de um produto, a ponto dele se desdobrar em tantas versões – ou flankers, na linguagem da perfumaria? Foi para entender o que torna esse perfume feminino tão especial que o Dia de Beauté teve acesso à entrevista com exclusividade aos mestres perfumistas Anne Flipo e Carlos Benaïm, responsáveis pelo lançamento da YSL. Eles compartilharam detalhes sobre a criação e suas inspirações.
Esse já é o quinto perfume da linha Libre, por que vocês acham que a fragrância ressoa tanto nas mulheres?
Anne Flipo: É um perfume ousado e fora do comum. Por isso, é muito moderno, e acho que é exatamente isso que as mulheres de hoje buscam. Ele tem os códigos do guarda-roupa masculino, mas ao mesmo tempo é muito feminino. Isso é o que faz a força desse perfume, ele realmente representa a ideia de liberdade, incentiva as mulheres a serem quem elas querem ser no dia a dia.
Carlos Benaïm: Também acho que é um perfume sincero, pois mostra ingredientes naturais sublimes, de alta qualidade e pureza. O que torna um perfume moderno é destacar de verdade os ingredientes que o compõem. E isso é o que as mulheres querem cada vez mais: entender claramente um perfume e saber o que tem nele. É isso que tentamos fazer com o Libre, e as mulheres percebem isso.
Do ponto de vista da criação, o que na estrutura olfativa desse perfume permite tantas interpretações diferentes de uma mesma fragrância?
Carlos: A estrutura fougère [termo que indica uma família olfativa clássica da perfumaria, caracterizada por uma combinação específica de notas que dá sensação de frescor e naturalidade] dele pode ser trabalhada de muitas formas, pois pode ter facetas muito masculinas e muito femininas. Nas outras versões, decidimos explorar mais o calor e a incandescência. Aqui, queríamos ir na direção oposta, mantendo esse espírito de intensidade, mas indo em direção ao frio.
Anne: Podemos explorar muitas possibilidades, adicionar ingredientes e notas personalizadas para contar uma nova história. Claro, mantivemos as notas de assinatura de flor de laranjeira e lavanda, mas mudamos a fórmula para adicionar novas, como diferentes qualidades de lavanda, que são essenciais neste novo capítulo. Misturadas, elas revelam todas as facetas desse lindo ingrediente.
Qual foi a ideia criativa de vocês quando desenvolveram esse lançamento?
Carlos: Nossa ideia inicial era explorar contrastes entre calor e frio, intensidade e brilho, ouro e platina. Queríamos levar o Libre em uma nova direção, onde talvez não fosse esperado. Aqui, o foco está na lavanda, em vez de destacar a flor de laranjeira.
Anne: Nosso objetivo foi criar uma fragrância de luxo com matérias-primas incomparáveis. Trabalhamos em torno de um acorde de “lavanda branca”, que estrutura a fragrância. Este acorde é feito sob medida para este perfume e reflete nossa interpretação da lavanda. Buscamos um resultado que fosse impactante e poderoso. É uma nova intensidade, uma nova energia. É um perfume ousado. Queríamos que a mulher que o usa se sentisse destemida.
A lavanda é um ingrediente bastante usado na perfumaria masculina. Aqui ela se torna mais feminina?
Anne: Quisemos romper com esses códigos de feminino e masculino. Na verdade, para mim, isso está completamente no espírito de Yves Saint Laurent. A lavanda é um ingrediente muito elegante. Eu diria até que é um cheiro que nos transporta, porque é uma experiência muito rica. A grande quantidade das melhores qualidades de lavanda na fórmula dá essa percepção premium e de alta qualidade.
Carlos Benaïm: As diferentes qualidades de lavanda usadas na fragrância trazem intensidade. A lavanda está em alta concentração e é realmente destacada aqui. Revela toda a sua profundidade, riqueza e refinamento. Além de ser fresca, floral e aromática, este ingrediente é extremamente elegante.
“O que torna um perfume moderno é destacar de verdade os ingredientes que o compõem”, Carlos Benaïm
Vocês usaram um ingrediente natural incomum nas notas de topo desse perfume, poderiam falar sobre isso?
Anne Flipo: Usamos a essência de polygonum, uma planta pouco conhecida, com flores brancas mas com um cheiro muito poderoso. Este ingrediente é bastante incomum e pouco usado na perfumaria, mas achamos que seria a combinação perfeita para este perfume.
Carlos: Do ponto de vista olfativo, a nota adiciona muita frescura, um efeito limpo, brilhante, quase metálico.
Libre L’Absolu Platine está sendo apresentado como o perfume de maior intensidade da linha, e intensidade é o que faz as pessoas se arrepiarem diante de algo grandioso. O que deixa vocês arrepiados como perfumistas?
Carlos Benaïm: Despertar emoções, fazer as pessoas viajarem, surpreendê-las, desencadear uma memória nostálgica. O poder do cheiro é mágico!
Anne: Romper os códigos. Como perfumistas, nossa paleta de ingredientes é imensa, assim como são muitas as possibilidades de criação. Gosto de pensar que você deve continuar tentando novas combinações enquanto busca a harmonia perfeita. Estou sempre em busca da harmonia.
{Fotos: Divulgação}
Comentários