Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Tônicos faciais: saiba como usar

Tônicos faciais: saiba como usar

O tônico é um daqueles produtos que você certamente já viu nas prateleiras das farmácias e talvez tenha ficado pensando: para que serve? Este produto se une ao time do arsenal de skincare para complementar a rotina de cuidados diários de quem busca uma pele radiante e revitalizada. É um item que tem ganhado destaque por sua capacidade de intensificar a limpeza da pele e prepará-la para os próximos passos da rotina de cuidados, que pode ser uma hidratação simples ou tratamentos específicos.

Preparamos aqui um guia com indicações sobre os benefícios do tônico facial, como incorporá-lo na sua rotina de cuidados e, a partir de uma lista de produtos selecionados, como escolher o melhor para suas necessidades. O resultado, nós adiantamos: uma pele revitalizada, com brilho natural e saudável.

Para que serve o tônico facial?

O tônico facial atua como um passo intermediário entre a limpeza e a hidratação. Remove resíduos e impurezas que podem persistir mesmo após a limpeza com um gel ou sabonete, como maquiagens, químicos e poluentes.

A palavra “tonificar” significa “fortificar” ou “fortalecer”. E é justamente isso que o tônico facial faz nas células do nosso rosto. Além da limpeza profunda, este produto é responsável por restaurar o pH da pele, cuja principal função é servir como barreira protetora aos agentes externos.

Durante o processo de higienização, o pH da pele, que deve ser ligeiramente ácido, variando de 4,7 e 5,75, pode sofrer alterações, principalmente quando utilizamos produtos alcalinos para limpá-la. Assim, o tônico facial é utilizado para restaurar esta barreira protetora, além de ajudar a prevenir o ressecamento e possíveis irritações.

O produto ainda ajuda a minimizar a aparência dos poros dilatados e preparar a pele para absorver de maneira mais eficaz os produtos subsequentes que fazem parte da sua rotina de skincare, como ácidos, séruns, hidratantes e o protetor solar.

Dependendo da formulação, os tônicos faciais também podem conter ingredientes que intensificam ainda mais o tratamento da pele, como antioxidantes, vitaminas e extratos botânicos.

O tônico remove resíduos e impurezas que podem persistir mesmo após a limpeza com um gel ou sabonete, como maquiagens, químicos e poluentes.

Como aplicar o tônico facial?

Em formulação líquida, o tônico pode ser usado de duas maneiras. 

A primeira delas é aplicando uma pequena quantidade de produto sobre um algodão ou mesmo uma toalha macia, até que a superfície fique ligeiramente molhada. Com o rosto lavado, passe o algodão ou toalha sobre a face delicadamente, buscando não esfregar com força, para evitar machucados ou efeitos indesejados.

Para a segunda forma de usar o tônico facial, você irá utilizar apenas as mãos. Neste caso, com o rosto lavado, aplique uma certa quantidade do produto na palma de uma das mãos e esfregue-as. Aplique no rosto, encostando na pele da face repetidas vezes, com delicadeza.

A diferença entre as duas formas de aplicar está na eficácia do produto a partir da técnica utilizada. Com o algodão ou toalhinha, é possível remover as impurezas e equilibrar o pH. Já com as mãos, como não há atrito, o foco deixa de ser a eliminação de sujeiras e poluentes e torna-se apenas a acidificação do pH da pele.

Tônico facial e pele oleosa

Os tônicos faciais podem ser grandes aliados da pele oleosa, principalmente aqueles que contêm ingredientes adstringentes e reguladores de sebo, como ácido salicílico, ácido glicólico, niacinamida, hamamélis e extratos de chá-verde. Esses ingredientes ajudam a controlar a produção de oleosidade, reduzem o brilho excessivo e minimizam a aparência dos poros, que dilatam devido ao aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas, desobstruindo-os. Os tônicos faciais para peles oleosas também podem conter propriedades antibacterianas, que auxiliam na prevenção da acne.

O ideal, neste caso, é fugir dos tônicos faciais com muito álcool na composição. Apesar de causar uma sensação de limpeza instantânea, em que a pele às vezes é até repuxada, na verdade, este componente retira não somente o excesso de oleosidade, mas a camada protetora da pele. 

Sim, o óleo que produzimos é também é responsável por proteger nosso rosto, corpo, ou mesmo couro cabeludo, por isso, em certa medida deve ser mantido. Quando retiramos o sebo demasiadamente, com produtos inadequados à pele, ela entende que está desprotegida e, como mecanismo de defesa, produz ainda mais óleo, piorando a questão da oleosidade. É isso que chamamos de efeito rebote.

Opte por fórmulas adstringentes equilibradas, que ofereçam os benefícios necessários à pele oleosa. Esteja sempre atento aos rótulos, às promessas que o produto sugere na embalagem e à lista de componentes.

Para saber em qual tônico investir, considere seu tipo de pele, suas necessidades diárias, rotina de cuidados faciais e leia os ingredientes nos frascos.

Qual a diferença entre tônico facial e água micelar?

Não é incomum haver confusão entre o tônico facial e a água micelar. É verdade que os dois estão relacionados à limpeza da pele, detêm tecnologias avançadas, servem para potencializar ainda mais o skincare e ajudar o consumidor a manter uma pele limpa e saudável. Porém, existem diferenças entre eles.

A água micelar tem seu nome derivado da palavra “micela”, uma estrutura química formada por surfactantes, elementos que compõem, por exemplo, o detergente, e são utilizados para remover gorduras e sujeiras. Porém, além de limpar, também é indicada para a remoção da maquiagem. Pode ser usada antes do sabonete ou gel de limpeza, como primeiro passo do skincare.

Já o tônico facial, pelo contrário, é indicado para ser usado após a lavagem do rosto, para complementar a higienização e equilibrar o pH da pele, restaurando a proteção da derme e preparando-a para receber os próximos cosméticos.

Como escolher um tônico facial?

Considerar seu tipo de pele, suas necessidades diárias, rotina de cuidados faciais e os elementos presentes nos frascos de tônicos é o primeiro passo para saber qual produto escolher e investir.

O produto não é indicado apenas para pele oleosa. Para as secas ou sensíveis, busque por tônicos faciais que contenham ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico. Se sua intenção por meio da skincare é garantir o viço da pele, o tônico também pode te ajudar nesta função. Neste caso, procure pelo produto com vitamina C na composição.

Lembre-se de que a escolha do tônico facial deve ser personalizada conforme as necessidades únicas da sua pele. Converse sempre com seu dermatologista para saber qual o melhor produto para seu tipo de pele.

Abaixo, confira nossa seleção de produtos:

Normaderm Adstringente
Vichy
Normaderm Adstringente - Vichy
Aqui
Tonique Confort
Lancôme
Tonique Confort - Lancôme
Aqui
Derma Complex Vitamina C
Adcos
Derma Complex Vitamina C - Adcos
Aqui
Hydrating Toning Lotion
Clarins
Hydrating Toning Lotion - Clarins
Aqui
Tônico Minimizador de Poros com Ácido Hialurônico Vinopure
Caudalie
Tônico Minimizador de Poros com Ácido Hialurônico Vinopure - Caudalie
Aqui
Tônico Rose Inc Skin Resolution Clarifying Toner
Rose Inc
Tônico Rose Inc Skin Resolution Clarifying Toner - Rose Inc
Aqui
Tônico Fat Water
Fenty Skin
Fat water
Aqui
Tônico Hidratante Aqua Rose
Nivea
NIVEA Aqua Rose - Tônico Hidratante
Aqui

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: