Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dossiê sobre a beleza da nova turnê da Beyoncé

31/05/23

A “Renaissance World Tour” é palco para maquiagens cromadas, cabelos platinados e muita autenticidade.

Foi inevitável navegar pela internet na última semana sem esbarrar com imagens exuberantes da “Renaissance World Tour”, sexta turnê solo da Beyoncé que teve início em Estocolmo, no último dia 10 de Maio. O show é uma verdadeira celebração, não apenas do seu sétimo álbum solo de estúdio, “Renaissance”, como de toda sua carreira, além de também ser uma homenagem às pistas de dança e posso dizer que viver isso foi inesquecível!

Elisei aqui, crio conteúdo sobre beleza, gênero e cultura e vim contar para vocês um pouco da minha experiência em viver o segundo show da turnê, que aconteceu no King Baudouin Stadium, em Bruxelas, e emocionou! 

Quem assina a beleza da cantora nessa empreitada é Rokael, maquiador de longa data da nossa diva, enquanto Neal Farinah fica responsável pelos cabelos, ambos executando com precisão o já consagrado visual da artista. Ver de pertinho o cabelo esvoaçante e o sorriso cativante da artista foi uma experiência única.

Mas, para além de uma estética meticulosamente construída ao longo de nove looks exclusivos usados pela cantora, o grande destaque dessa turnê, quando o assunto é beleza, fica por conta do seu ballet. Mais de vinte dançarinos que sobem ao palco ao longo de quase três horas eletrizantes de espetáculo e, para além de movimentos precisos e cativantes, suas maquiagens e cabelos garantem um show à parte, que costuram toda a história contada na turnê. Então, sem mais delongas, vamos conferir os destaques de beleza da “Renaissance World Tour”

Os singulares dançarinos da Beyoncé

Fazendo jus à canção do seu último álbum, “Alien Superstar”, em que a cantora clama pelo único, peculiar e original, todos os dançarinos desta turnê exibem maquiagens e cortes singulares ao longo do espetáculo. Uma quebra aos padrões das turnês anteriores da cantora, em que o ballet subia ao palco como um conjunto homogêneo, quando o assunto é beleza. 

Isso é um reflexo da experiência da “Renaissance World Tour”, que enaltece e engrandece os talentos, identidade e individualidade de cada artista que colabora no palco. Conferi tudo de perto e posso afirmar que isso garante uma experiência muito mais rica, complexa e detalhada, com novidades para os olhos a todo momento.

Essa overdose de estímulos visuais aguça todos os sentidos do público, seja pela maquiagem ou pelos penteados de cada membro da equipe. Você confere os detalhes sobre cada um dos dançarinos da turnê nesta thread do Twitter

Ode aos cabelos platinados

Quando o tema é cabelo, a turnê da cantora, que acabou de anunciar no seu Instagram o desenvolvimento de uma linha de cuidados capilares, é um prato cheio para os entusiastas do descolorido. O ballet explora do mullet até o bob e a careca e, por mais que essa variedade gere diferenciação, é com o mesmo tom platinado para os fios que a harmonia é estabelecida.

Durante as mais de 30 músicas, meus olhos seguiam voltando para uma dançarina em particular: Nerita. A dançarina nova-iorquina, em sua primeira turnê com a Beyoncé, estreou com um mullet longo e desfiado, com uma franja digna de guardar para referenciar no salão de beleza na hora do seu corte! Eu mesmo confesso que fiquei com a mão tremendo para aderir ao look ao ver o movimento das camadas no palco durante minhas músicas favoritas da cantora.

Aqui você confere os arquivos de descoloração do Dia de Beauté recheado de referências, dicas e truques para cuidar e nutrir seus fios durante esse processo e arrasar ao estilo dos dançarinos da Beyoncé.

Beyoncé e dançarinos durante o primeiro ato da Renaissance World Tour, Nerita a segunda da esquerda para a direita. Kevin Mazur/Getty Images for Parkwood

Uma beleza cromada na Renaissance World Tour

O prata, fazendo ode ao globo de espelhos e ao cromado dos anos 80, presente em toda identidade visual do projeto, é uma constante estética ao longo de todo o show, influenciando até mesmo os penteados da banda. 

A vencedora do Grammy, Emily Bear, ganha destaque como pianista para os momentos mais intimistas do concerto. O coque, justo e preciso, é coberto por tinta prateada e faz alusão à versão robótica e quase eletrônica exibida nos telões ao longo do espetáculo como uma verdadeira obra de arte. 

De acordo com o beauty expert Dindi Hojah, o segredo para alcançar esse efeito cromado é garantir que o coque seja impecavelmente feito, apenas dessa maneira é possível que a superfície fique uniforme o suficiente para um efeito de reflexo constante.

De acordo com Dindi, entender a diferença dos tipos de cabelo é parte fundamental do processo:

. Cabelos extremamente lisos, pode-se fazer esse coque com mousse;

. Cabelos afro, que precisam ser alisados para esse penteado, podem ser feitos com spray em camadas ou com blow out e uma pomada que não volte a textura do fio. O importante é que não tenha volumes e texturas, pois com elas, não há o efeito espelhado. 

Nos arquivos do Dia de Beauté você encontra dicas imperdíveis para o coque perfeito.

O segredo do coque fica por conta da escolha da escova a ser usada para se conseguir essa superfície lisa: cerdas moles e densas – “pensa numa escova de lustrar sapato de couro. É essa.” Ela garantirá uma superfície plana e regular que pode receber diversos tipos de pintura.

Já quanto ao prateado, Dindi afirma que é resultado de uma mistura entre pigmento e solvente para maquiagem. Sua sugestão de dupla para esse resultado seria o pigmento Platinum com o Mixing Medium, ambos da MAC. Olhando para o mercado nacional, é possível garantir o resultado apostando no Diluidor de Maquiagem da Nathalia Capelo.

Basta aplicar a “laminha”, resultado da mistura citada acima, de fato na cabeça. Um detalhe importante para garantir o acabamento é passar uma camada final apenas do pigmento, seguido por um spray de fixação e brilho para que o prata não transfira. 

Escova de cabelo
Marie-Chantal
Aqui
Glitter Platinum
MAC
Aqui
Mixing Medium
MAC
Aqui
Diluidor de Maquiagem
Nathalia Capelo
Aqui

Inspirações para os olhos

Essa temática cromada permeia outros aspectos da beleza da turnê para além do cabelo, se fazendo presente também nas unhas e, é claro, nos olhos. Vemos referências que modernizam o retrô, como um olhar à la Twiggy revisitado, com glitter e pedrarias, mas também conceitos contemporâneos, como as sobrancelhas descoloridas e o corretivo com glitter, resquício do impacto de Euphoria em como interpretamos e usamos brilho na atualidade. 

É também nesse aspecto que a turnê se consolida como uma celebração à individualidade e um convite à criatividade: cada membro no palco desfila diferentes olhares inspiradores o suficiente para preencher pastas e mais pastas no Pinterest.  

Meu predileto fica por conta da dançarina Nerita, novamente, que me inspirou tanto a ponto de recriar o look que você confere abaixo no Instagram do Dia de Beauté: 

Luvas com unhas exaltando as coreografias

Ao homenagear a house music e a cultura de ballroom, tanto no álbum como na turnê, a presença das mãos se torna indispensável na coreografia durante os momentos de Voguing, dança que é símbolo de resistência LGBTQIAP+ e Preta caracterizada por movimentos angulares e lineares originária do Harlem, em Nova York. Isso torna as unhas a cereja do bolo para a experiência de assistir aos movimentos precisos do seu ballet, que conta com participantes renomados do ballroom norte-americano como Honey Balenciaga e Carlos Basquiat.

Você pode assistir o video em que o Ball acontece na turnê aqui.

Como em tudo que Beyoncé faz, a beleza está nos detalhes. Seguindo uma já consolidada febre de luvas exuberantes, vistas em marcas como Prada e Valentino, a cantora incorpora uma prática já familiar para muitas drag queens: colar as unhas postiças na luva. 

Esses foram os elementos de beleza mais marcantes durante o espetáculo da Beyoncé, que afirmo com convicção ser o show mais abundante e glamuroso que já vi na vida. A turnê da super estrela já tem 57 datas ao longo de 2023, contudo o Brasil ainda está de fora da agenda da “Renaissance World Tour”. Seguimos na torcida por um anúncio, em breve, de Beyoncé em terras brasileiras. 

{Fotos: Kevin Mazur/Getty Images for Parkwood e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

5 replies on “Dossiê sobre a beleza da nova turnê da Beyoncé”

amei a oportunidade de falar um pouco mais sobre um dos dias mais especiais da minha vida 🤍🪩

Fantástico!!!!
Show!!!
Aprendendo todos dias com você Matheus… conteúdo bem ilustrativo e empolgante … na torcida para vermos a diva no Brasil e vc lá juntinho com ela. 😘

Apaixonado por essa analise e lotada de referências!!’ A make prata inspirada em uma dançarina achei de um detalhe APAIXONANTE!!! Não vejo a hora da nossa Queen B pisar em terras latinas pra eu poder passar mal de gritar HAHAHA

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: