Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

3 técnicas de respiração que vão melhorar o seu dia a dia

18/04/23

É surpreendente saber que temos algo em nós que pode aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, acalmar os ânimos, ajudar a dormir tranquilo e muito mais. Totalmente gratuito e com apenas uma condição: aprender a respirar. 

Para simplificar esse universo da respiração e nos ensinar algumas técnicas simples para o dia a dia, convidamos Agatha Figueiroa, da Aksha Yoga, formada pela Yoga Alliance Schools e com seis anos de vivência na Índia. 

Muito além da função fisiológica 

A respiração está intimamente ligada ao nosso estado mental e emocional. “De acordo com a visão da psicologia corporal, a respiração é um reflexo da saúde emocional de uma pessoa, a principal manifestação dos movimentos de energia vital no organismo”, explica Agatha.

Na prática ancestral do yoga, a respiração é vista como um canal direto à uma das camadas da composição do ser: o prana (energia vital). E você pode controlar o prana por meio dos pranayamas, que são os exercícios respiratórios utilizados no yoga. 

De acordo com Agatha, por mais que a gente não perceba, a maneira como levamos ar para os nossos pulmões pode ajudar (ou atrapalhar) a harmonizar nosso corpo e mente.

Ela selecionou três técnicas que você pode fazer agora mesmo:

Aliviar a ansiedade (técnica Nadi Shodana)

O Nadi Shodhana é um exercício de respiração alternada entre as duas narinas. A respiração deve ser feita devagar e consciente.

É só sentar em um lugar confortável, com a coluna ereta e os ombros relaxados. Coloque a ponta dos dedos indicador e médio da mão direita entre as sobrancelhas. Feche a narina direita com o polegar, inspire pela narina esquerda. Depois feche a narina esquerda com os dedos anelar e mindinho, expire pela direita. 

Vá alternando, até você perceber que está se acalmando.  

Relaxar e dormir melhor (técnica Equal Breathing)

A Equal Breathing (respiração igual) é muito simples, basta estar com a sua concentração voltada para o exercício. 

Novamente, encontre uma posição em que se sinta relaxada, se possível, sentada. Feche os olhos e a boca. Inspire lentamente pelo nariz, contando até 3. Expire lentamente pelo nariz, contando até 3 novamente. Continue inspirando e expirando, contando sua respiração. 

Se concentrar (técnica Kapalbhati)

Nessa técnica, a inspiração é feita de forma lenta e natural e a expiração é rápida e forte. Ah, recomenda-se estar com o estômago vazio.

Comece sentada confortavelmente com a coluna ereta. Respire fundo. Ao expirar, puxe o umbigo para trás em direção à coluna. Faça isso 20 vezes, com os olhos fechados. É importante observar as sensações do seu corpo durante o processo.

Uma curiosidade: segundo a professora de yoga, essa técnica de respiração, além de ajudar na concentração, também favorece o viço da pele, trazendo um glow natural. “Ela também é conhecida como The Shining Face, pois através desta prática, concentra-se a atenção nas vias áreas superiores. Isso aumenta o suprimento de oxigênio para a pele e também limpa as toxinas acumuladas no sangue através da expiração forçada, resultando em uma pele saudável e brilhante”, esclarece. 

Em todos os momentos do dia, a respiração correta nos ajuda a manter o equilíbrio. “Respirar é vida, e o Yoga pode ajudar muito nessa jornada. Existem formas adequadas de iniciar e a melhor é sempre procurar um especialista ou alguém qualificado para auxiliá-lo”, conclui Agatha.  

@jadefernandesyoga

Kapalabhati pranayama é uma prática muito poderosa e sofisticada. Ela proporciona uma limpeza profunda. #yoga #yogapractice #kapalabhati #respire

♬ Gold – Kiiara

{Fotos: Ivan Samkov e Elina Fairytale / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: