Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Entenda os riscos e benefícios de 3 tendências de skincare do TikTok

12/04/23

Com inúmeros tutoriais de autocuidado, o TikTok se tornou um espaço para muitos experimentos e tendências de beleza. Mas quando se fala de cuidados com a pele, é preciso ter uma atenção extra ao replicar os vídeos por conta própria. Por isso, separamos três tendências que estão em alta na rede social e pedimos para a Doutora Camila Hofbauer, dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), desvendar os perigos e as vantagens de cada uma delas. 

Skin icing 

As baixas temperaturas já fazem parte da rotina de beleza há tempos. Quem não se lembra da dica do sachê de chá de camomila gelado para reduzir olheiras? Pois agora, o gelo está sendo usado diretamente na pele ou em recipientes com água. A ideia é colocar o rosto dentro dos recipientes e esperar alguns segundos. O Skin icing promete reduzir poros, o inchaço matinal e a vermelhidão.

“A lógica do skin icing é a seguinte: o gelo em contato com a pele causa uma vasoconstrição. Os vasos sanguíneos se contraem e, com isso, há a diminuição do inchaço. A pele ganha um rubor, os poros se fecham e a textura da pele pode parecer mais firme. Mas é um efeito Cinderela, pois dura no máximo 1 hora, é algo fugaz. E o problema de colocar o gelo direto no rosto é que, para algumas pessoas que têm pele sensível ou rosácea, esse hábito pode piorar o quadro cutâneo. Além disso, o gelo em contato com o rosto por um longo tempo pode causar queimaduras pelo frio”, orienta Camila.

Slugging

A origem do termo vem de “slug” (lesma em inglês), e ganhou esse nome porque propõe a aplicação de algo “gosmento” como último passo da skincare. O objetivo é basicamente “blindar” a pele, evitando perder a hidratação conquistada com os produtos aplicados antes.  Normalmente, a slugging é feita usando vaselina e durante a noite, antes de dormir. 

“Chamamos essa técnica de oclusão, que seria a aplicação de alguma pomada ou hidratante mais untuoso, que faz com que os agentes hidratantes não evaporem, ou seja, não percam água tão facilmente”, diz. 

O Slugging promete salvar quem sofre com o ressecamento, principalmente no inverno, estação que favorece esse estado da pele. “É uma técnica para quem tem pele seca e extremamente seca, pessoas de pele mista e oleosa devem evitar, pois a longo prazo, pode ser comedogênica, aumentando o número de cravos e oleosidade. O que eu recomendo é que se você sente necessidade de mais hidratação,  use hidratantes que tenham óleo na composição, pois aumentam a persistência desse tratamento, sem a necessidade de usar petrolato diretamente na pele todos os dias. Em algo pontual, num pós procedimento, como por exemplo um laser, eu recomendo fazer o Slugging com a pomada reparadora Aquaphor ou até mesmo vaselina, mas por no máximo 3 a 5 dias”, aconselha.

@jasanahis

screenshot at the end to have ur own slugging skincare routine 🐌🐌 #skincare #skincare101 #skincaretips #skincareroutine #slugging

♬ On My Mind x Heads Will Roll – switchdisco

Skin Flooding

Skin Flooding, em português “inundação da pele”, é uma técnica em que se aplicam muitas camadas de produtos para aumentar a hidratação. São quatro etapas: limpar, aplicar uma névoa termal, um ou dois séruns hidratantes e, por último, o hidratante. O recomendado é começar com produtos mais finos e à base de água, seguidos por produtos mais espessos e com maior teor de óleo. Com essa regrinha básica, sua rotina de skincare ficará mais eficaz.

“Funciona super bem para uma pele madura ou seca. O ideal seria que essa névoa e o sérum tivessem ácido hialurônico e depois, para finalizar, um hidratante mais potente, que irá selar a pele, no mesmo conceito da tendência anterior, gerando oclusão”, explica. 

O ácido hialurônico é o ingrediente principal dessa rotina porque atrai e retém as moléculas de água. As rotinas de Skin Flooding também podem incluir a niacinamida para benefícios calmantes e anti-inflamatórios.

 

{Foto: Foto de Ron Lach / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: