Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Onde passar iluminador? Dicas para todos os formatos de rosto!

Conhecer o formato do seu rosto é ideal quando falamos de maquiagem. Isso porque determinadas técnicas podem te ajudar a valorizar ainda mais os traços, principalmente quando falamos de luz e sombra, que utilizam o contorno e o iluminador para escurecer e disfarçar ou iluminar e ressaltar determinadas regiões do rosto, criando um efeito visual mais harmônico.

Partimos do princípio que você é livre para aplicar o contorno e o iluminador da maneira que preferir, afinal, quem define como seus traços serão valorizados é você. A matéria de hoje, na verdade, servirá como um guia para entender o que poderia se encaixar melhor no seu rosto, partindo do princípio da proporção.

Dicas para aplicação de iluminador para diferentes formatos de rosto

Rosto oval

Vamos começar pelo rosto ovalado, que tem a simetria como sua característica mais marcante – não atoa, é considerado por muitos como o rosto “ideal”.

A atriz Emma Watson é um exemplo de rosto ovalado. Este é como se fosse um formato curinga: a maioria das maquiagens e cortes de cabelo irão se adaptar bem a ele. Partindo desse princípio, o objetivo dos outros tipos de rosto é, a partir das técnicas de luz e sombra, se aproximar do formato oval.

Imagine uma figura geométrica oval no seu rosto. Tudo o que foge do formato oval deve ser escurecido e aprofundado com o contorno. Ao contrário, onde você quiser evidenciar, iremos usar o iluminador.

Rosto redondo

O rosto redondo, quando comparado com o formato de rosto ovalado, tende a ser horizontalmente mais alongado e verticalmente mais achatado. Por isso, neste caso, devemos escurecer as laterais do rosto utilizando o contorno e aplicar o iluminador nas regiões centrais – a famosa zona T – formando uma linha que vai do centro da testa, passando pelo centro do nariz e chegando no centro do queixo, dando uma sensação de rosto mais esguio.

Rosto quadrado

O formato quadrado tem como característica principal as “quinas” do rosto acentuadas, ou seja, pontas laterais da testa e da mandíbula. Para garantir um formato mais harmônico, devemos escurecer esses cantos com o contorno e, assim como no caso do rosto redondo, criar um desenho alongado com o iluminador, também preenchendo a zona T: centro da testa, nariz e queixo.

Rosto retangular

O rosto retangular tem características muito semelhantes ao rosto quadrado. Mas, ao contrário, ele é mais alongado. Sobre o contorno, o ideal é que você também escureça as pontas e foque o iluminador no centro do rosto, mas, desta vez, evitando a região do queixo, pois não desejamos alongar ainda mais esse perfil, que já é esguio. Neste caso, você também pode dar um foco para as têmporas – ponto clássico de iluminação, mas que não funciona superbem para todo mundo.

Rosto triângulo invertido

Também conhecido como “formato de coração”, o rosto triângulo invertido costuma ser mais largo na região da testa e, conforme descemos, vai afinando em direção ao queixo, mais pontudinho. Então, neste caso, iremos escurecer com o contorno as laterais e pontos mais altos da testa e, quem sabe, um pouquinho o queixo. Para o iluminador, foque no centro do nariz, arco do cupido (nos lábios) e têmporas.

Como aplicar o iluminador?

A primeira coisa que você deve prestar atenção, antes mesmo de definir os locais que deve aplicar o produto de acordo com o seu tipo de rosto, é a coloração. De maneira geral, os iluminadores mais claros e com fundo prateado se dão melhor em peles frias e mais clarinhas. Os iluminadores champagnes são ótimos para peles bronzeadas, mais quentes. Já os mais dourados ficarão lindos em peles negras.

Lembrando: nada disso é uma regra. O ideal é que você teste o produto antes de comprá-lo e perceba se ele garante luminosidade, e, ao mesmo tempo, sutileza. A ideia é que o iluminador apareça somente quando a luz refletir.

Para o dia a dia, indicamos iluminadores cremosos, sejam líquidos ou em bastão, ou mesmo os em pó, mas aqueles com menos partículas de brilho. Para garantir um efeito mais natural, faça a aplicação com os dedos ou mesmo uma esponjinha de maquiagem.

Para a noite, o visual permite um pouco mais de ousadia. Aí, sim, você pode apostar em um iluminador com mais partículas de brilho. Para intensificar a iluminação e garantir durabilidade, aplique uma camada do iluminador cremoso e, por cima, com um pincel fofinho, mas com poucas cerdas, passe o iluminador em pó sutilmente por cima.

As técnicas de aplicação do iluminador variam de acordo com o formato do rosto

Valorizando seu olhar com o iluminador

Para além de todos os pontos do rosto que citamos na matéria, os olhos também podem ser valorizados utilizando o iluminador. Para abrir e ressaltar o olhar, indicamos que, utilizando um pincel pequeno, você aplique o iluminador em pó abaixo das sobrancelhas e no canto interno dos olhos.

O produto iluminador abaixo dos pelinhos garantirá sensação de pálpebras maiores e sobrancelhas mais arqueadas. O canto interno iluminado também é uma ótima dica para você que tem os olhos mais juntinhos, pois o truque dá uma sutil sensação de olhos mais abertos e afastados, além de descansados.

{Fotos: Mason Poole / Parkwood Media e Jeff Spicer / Getty Images e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: