Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

O jeito correto de descartar cosméticos no lixo

23/03/23

Cuidar do meio ambiente é uma forma de autocuidado. Por isso, fazer o descarte correto de esmaltes, maquiagens, cremes e afins é algo que vale a pena pensar. O Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza do mundo (pesquisa aqui), e para que esse consumo todo tenha o menor impacto possível, é importante que todo mundo saiba descartar corretamente os produtos que já passaram da validade ou que não podem mais ser usados.

E a dúvida de como fazer isso veio até nós através da pergunta de uma seguidora do @diadebeaute. Parece um questionamento simples, mas é totalmente válido. E agora, com a pesquisa devidamente feita, resolvemos trazer algumas iniciativas bem legais para você se desfazer dos seus cosméticos vencidos.

Esmaltes

Os esmaltes estão entre os produtos de beleza que mais possuem componentes químicos, e por isso são também os mais trabalhosos de se descartar. Confira se a marca faz a coleta do esmalte vencido ou perto do fim, já que muitas já prestam esse serviço. Caso isso não aconteça, o recomendado é fazer a limpeza da embalagem antes de jogar no lixo. 

E o processo acontece assim: você derrama o conteúdo dos frascos em uma folha de papel, espera alguns minutos até o solvente evaporar e pronto! A folha pode ser jogada no lixo de papel. O vidrinho vai para o lixo específico para vidros. 

Maquiagem 

O conteúdo de pó, blush, máscara de cílios, batom e base, entre outros, é considerado orgânico e pode ir para o lixo comum. Já para as embalagens de plástico, a melhor opção é a reciclagem.  

Marcas como Natura e O Boticário têm programas de reutilização de embalagens, e algumas até dão benefícios. É sempre bom verificar.

Shampoos e cremes

Produtos como shampoo, condicionador, gel e cremes no geral, podem ser descartados no ralo e pia. 

 

Esmaltes estão entre os produtos de beleza que mais possuem componentes químicos e são mais trabalhosos de se descartar.

Desodorante aerosol

É preciso se certificar de que a lata esteja vazia, só assim elas podem ser despejadas na coleta seletiva domiciliar. 

Use conscientemente, descarte corretamente

A indústria da beleza está ouvindo o público e se adaptando às mudanças do mercado e à crescente demanda por produtos sustentáveis. E, seja usando materiais biodegradáveis e recicláveis para as embalagens, ou mesmo optando por ingredientes e ativos naturais. 

A ideia é mais do que não prejudicar o meio ambiente: é deixar o mundo todo mais bonito para todos. 

{Fotos: cottonbro studio e DS stories / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “O jeito correto de descartar cosméticos no lixo”

Amei a publicação! Aprendi a maneira correta de descartar meus cosméticos vencidos. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: