Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Qual a melhor base para pele oleosa?

Se você tem a pele oleosa, principalmente acneica, já deve ter vivido o seguinte dilema: usar ou não usar base? Eis a questão! Aplicar a base cobriria parte das manchinhas, cravos e espinhas espalhados pelo rosto, mas após certo tempo de uso, evidenciaria ainda mais a oleosidade e, inclusive, poderia piorar a situação da acne.

Neste caso, tentar solucionar o problema aplicando uma grossa camada de pó por cima não é o que indicamos. O melhor caminho é escolher uma base certa para o seu tipo de pele. Sim, elas existem e é justamente sobre esse tipo de base que falaremos por aqui. 

Dicas para escolher a melhor base para pele oleosa

Além de saber escolher a base – e quanto a isso, não se preocupe, pois fizemos uma seleção especial com os melhores produtos disponíveis no mercado, dos mais acessíveis aos mais carinhos – é bacana entender que tudo começa na preparação de pele.

Conquistar um efeito bonito com a base, na verdade, começa antes mesmo da aplicação: no skincare. São quatro passos básicos que você deve seguir na sua rotina de cuidado com a pele: limpeza, tratamento – caso você tenha acne, por exemplo, algum produtinho, como um ácido, sempre indicado por dermatologista, entraria aqui -, hidratação e proteção solar.

Manter esses passos, inclusive, além de valorizar o acabamento da base, farão com que ela dure mais tempo na pele, além de controlar a oleosidade.

Ainda antes da base, mas já entrando no quesito maquiagem, se você tem a pele oleosa e valoriza uma boa preparação de pele, também pode investir em um primer antioleosidade. Então, após o skincare e com a pele bem sequinha, aplique o produto, principalmente nas regiões do rosto que costumam “derreter” a base, como nariz, centro da testa e queixo. Agora, sua pele está devidamente preparada!

Primer The POREfessional
Benefit
Aqui
Primer Soft
Matte
Nars
Aqui
Primer Studio Fix Mattifying
MAC
Aqui
BT Primer
Bruna Tavares
Aqui
Primer Mate Salicylic
O Boticário Make.B
Aqui
Primer Revitalift
L'Oréal Paris
Aqui

Composição

Investir em uma base para pele oleosa significa buscar por produtos que sejam oil free (livres de óleos). Com certeza, a oleosidade não é a única característica que define a sua pele. Então, para peles acneicas, bases oil free não-comedogênicas, ou seja, que não obstruem os poros, são as ideais. Agora, se sua pele tende a ser mais sensível ou propensa a alergias, procure por bases hipoalergênicas.

Acabamento

Existem outros termos que indicam que uma base é oil free. Estes estão ligados ao acabamento que o produto dará à pele, como efeito mate ou toque seco, geralmente indicados logo de cara na embalagem do produto. O efeito mate, além de deixar a pele mais sequinha, tende a não acumular nas linhas de expressão – quando comparamos o produto com uma base hidratante, por exemplo.

Também devemos nos atentar à aplicação da base. Utilizar pincéis sujos, que estão carregados de produtos antigos, pode danificar sua pele, assim como esponjinhas antigas e (Deus me livre!) mofadas. Quando bem aplicada, a base de efeito mate deixa a pele com aspecto aveludado e natural, além de evitar futuros danos.

Cabe aqui também comentar sobre as bases em pó. Há alguns anos, costumávamos ver muitas blogueiras utilizando esse tipo de produto. Atualmente, as opções com textura cremosa, líquida e em bastão ganharam mais espaço, mas as bases em pó ainda são uma boa alternativa para quem tem a pele oleosa, pois o produto “suga” o óleo e ainda garante cobertura. O melhor é que elas podem ser reaplicadas ao longo do dia apenas em pontos específicos do rosto, sem afetar o restante da maquiagem, como blush e contorno.

Bases livres de óleo e não-comedogênicas são ótimas opções para pele oleosa.  

Cobertura

Aqui, nos referimos às bases de leve, média, média à alta e alta cobertura. Quando falamos em cobertura da base, tudo dependerá do seu gosto e da ocasião em que você irá aplicar o produto sobre a pele.

Não há uma cobertura correta de base para a pele oleosa. De maneira geral, a base de cobertura alta tende a durar mais, evidencia menos os poros e necessita de menos retoques ao longo do dia. O que você pode retocar é o pó translúcido. 

Ao contrário da base em pó, mais consistente e com cor, o translúcido evita o brilho e retina a oleosidade da pele acumulada ao longo do dia. E quanto mais fininho o pó, melhor!

Leia mais: Como usar pó translúcido?

Acima, falamos sobre a aplicação da base. Agora, aproveitaremos este espaço para falar sobre a retirada do produto. Ao final do dia ou depois da festa, lembre-se sempre de retirar a maquiagem com demaquilante. Também evite demaquilantes oleosos. Estes são indicados para tirar produtos à prova d’água. Em seguida, repita o passo a passo do skincare e deixe a pele descansar.

Base Líquida Pro Filt’r Soft Matte
Fenty Beauty
Aqui
Base Líquida Soft Matte Complete
Nars
Aqui
Studio Fix Fluid
FPS15
MAC
Aqui
Base Compacta Hydrobb Refil
Shiseido
Aqui
Base Líquida Mate Salicylic
O Boticário Make. B
Aqui
Teint Idole Ultra Wear FPS 15
Lancôme
Aqui
Base DiorSkin Forever Undercover 24h
Dior
Aqui
Base Líquida Hidraluronic Matte
Vult
Aqui
Double Wear Sray-In-Place Matte FPS 10
Estée Lauder
Aqui
Base Matte Real Filter
Fran By Franciny Ehlke
Aqui

Cor

Agora que você já sabe um pouco sobre a composição, acabamento e cobertura da base indicada para a pele oleosa, finalizaremos falando da cor. Esta dica, na verdade, vale para qualquer tipo de pele ou, consequentemente, qualquer tipo de base.

O trabalho de um consultor de imagem é, a partir de testes, decifrar qual seu subtom de pele: quente, neutro ou frio. Esta resposta te ajudará a escolher sua cor exata de base. Porém, algumas diquinhas também podem te ajudar a conhecer mais sua pele, mesmo sozinha e em casa.

Então, vamos lá: se você tem as veias mais azuladas e, ao tomar sol, costuma ficar vermelha, sua pele é fria. Ao contrário, se suas veias são mais esverdeadas e, ao tomar sol, você bronzeia rapidamente, então, seu subtom é quente. E, se você tem dificuldade para bronzear, mas também não costuma ficar vermelha, provavelmente seu subtom é neutro.

E como descobrir meu subtom de pele pode me ajudar na hora de comprar a base? Se o seu subtom é frio, você deve buscar bases com fundos mais rosados ou avermelhados. Se o seu subtom é quente, bases com fundo amarelado são as ideais. Claro que essa diferença é extremamente sutil, por isso, o ideal é você pesquisar sobre o produto antes de comprar e, se possível, experimentar a base na loja para saber se ela definitivamente combina com seu tom e subtom de pele.

{Imagens: Divulgação}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: