Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Da MTV ao Tik Tok: conheça as origens do “Brownie Lips”, o contorno labial que está bombando

07/03/23

De tempos em tempos, a beleza, assim como a moda, revive tendências do passado, e um truque de maquiagem que foi a cara da década de 90 está de volta com força: o contorno labial marrom, ou brownie lips.

Lizzo, Anitta, Cardi B, Adele e Doja Cat foram algumas das famosas que usaram a tendência recentemente no Grammy 2023, só para citar algumas adeptas. No TikTok, o grande propulsor de tendências atuais, esse tipo de contorno conta com mais de seis milhões de visualizações na hashtag.

A técnica brownie lips pode ser considerada uma versão atualizada do ombré lips, e consiste em contornar a boca com um lápis labial marrom escuro, esfumar para ficar mais suave e completar com gloss transparente ou batom nude mais claro. Isso dá um efeito de lábios bem delineados e volumosos.

A tendência ficou ainda mais em evidência depois que Hailey Bieber postou um vídeo para divulgar sua marca Rhode, em que aparece fazendo o contorno dos lábios com lápis labial marrom e passando gloss em seguida. Apesar da nova nomenclatura ter aparecido pela primeira vez com Hailey, o que fez com que muitos seguidores atribuíssem a ela a criação desse estilo de maquiagem, ela não foi a criadora da técnica. 

Estética negra e cantoras de R&B

A origem dos lábios contornados com tom mais escuro é, na verdade, atribuída às mulheres negras das décadas de 1940 e 1950, mas só se difundiu nos anos 90 com as cantoras de R&B e hip-hop. Artistas como Lauryn Hill, Aaliyah, Kelly Rowland e Missy Elliot apresentaram ao mundo o ombré lips.

“As mulheres dos guetos já usavam a maquiagem assim, mas só foi para a mídia com a ascensão do R&B. A MTV e os canais de música começaram a divulgar tudo que já existia nas comunidades. Delineador, gloss labial, sombra branca e azul e sobrancelha arqueada foram alguns dos estilos de make que as artistas negras popularizaram”, explica Carol Romero, maquiadora e autora do primeiro livro sobre pele negra no Brasil.  

Nas décadas de 40 e 50, poucos produtos eram feitos para mulheres de tom de pele escuro (uma realidade que só foi mudar recentemente). Por isso, elas usavam lápis de olho preto para fazer o desenho dos lábios. “Lembro da minha mãe e de outras mulheres mais velhas fazendo o contorno com lápis de olho e depois passando batom uva ou gloss transparente”, conta Carol. 

Segundo ela, para reproduzir o brownie lips é importante que o lápis seja mais escuro do que o batom, para criar o contraste entre a extremidade e o centro. “É uma técnica fácil, rápida e o resultado fica lindo. É só contornar, esfumar levemente para não ficar marcado e finalizar com gloss ou um batom mais claro. Tenho usado muito no meu dia a dia e também nos meus atendimentos”.

Apropriação cultural ou inspiração?

A polêmica com Hailey Bieber teve início quando os seguidores começaram a atribuir a ela a criação da técnica, sem procurar conhecer o contexto cultural de fato. De acordo com Carol Romero, a cultura negra frequentemente sofre apagamento histórico. “De tempos em tempos, tem sempre alguém tentando inventar a roda, pegar algo que já existe e dar um novo nome e falar que foi ele que criou. Eu não acho que seja uma apropriação cultural, mas se você vender isso como se tivesse feito, criado, isso sim é uma apropriação e um desserviço”, conclui a maquiadora.

Honrando a história e a cultura, está mais que liberado para todo mundo adotar a técnica do brownie lips já!

Veja mais inspirações no nosso board do Pinterest.

{Fotos: Lester Cohen, Amy Sussman, Momodu Mansaray, Stephane Cardinale – Corbis/Corbis e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

4 replies on “Da MTV ao Tik Tok: conheça as origens do “Brownie Lips”, o contorno labial que está bombando”

[…] Outros detalhes que chamaram minha atenção, foram as makes de Jennifer Connelly e da vencedora na categoria a Melhor Atriz, Michelle Yeoh. Suaves e delicadas, as composições realçaram a beleza natural das atrizes. Outros destaques foram Cara Delevingne, usando um esfumado rosa na linha dos cílios inferiores, e Janelle Monáe, com ombré lips (falamos dessa trend aqui). […]

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: