Descubra as técnicas e truques para realçar sua beleza e se sentir ainda mais confiante com a auto maquiagem. Não importa o seu nível de habilidade.
Como escolher o corretivo certo?
01/03/23
O corretivo é um dos produtos de maquiagem indispensáveis no arsenal de beauté: famoso por camuflar as olheiras, ele também disfarça qualquer outra marquinha que você queira esconder temporariamente, além de iluminar pontos estratégicos do rosto. A pergunta que não quer calar é: como escolher o corretivo correto ou como saber se estou, de fato, usando o melhor corretivo para o meu tipo e tom de pele?
Como escolher a cor do corretivo?
O primeiro ponto que você deve se atentar quando vai comprar um produto para a pele com cor, como a base ou o próprio corretivo, é o subtom do produto. Quando falamos de tom, nos referimos ao claro, ao médio e ao escuro. Isso é fácil de identificar. Agora, para descobrir o seu subtom, quente, neutro ou frio, algumas diquinhas são válidas!
Em alguns sites e e-commerces de maquiagem, você provavelmente vai encontrar algumas dicas que consideram o tom que a sua pele ganha após a exposição solar e a tonalidade das veias (azulada, esverdeada, das duas tonalidades) para identificar o subtom. No entanto, segundo a especialista em coloração pessoal, Chole Gaya, a forma mais assertiva de identificar o subtom da pele é seguindo esses três passos:
1 . Compare dois tecidos em frente ao rosto: um azul (frio) e outro amarelo ou laranja (quente). Veja qual dos tecidos deixa sua pele mais homogênea.
2 . Compare um batom rosa (frio) e um batom laranja (quente). Veja qual dos dois valoriza mais seu tom de pele.
3 . Compare na sua pele uma base no seu tom com o subtom frio e outra no seu tom e com subtom quente. Observe qual das bases se integra melhor com a sua pele, sempre comparando com o tom do seu colo.
No vídeo, ela mostra como fazer!
Ver essa foto no Instagram
Corretivos e bases indicados para cada subtom
Agora que você já deve ter uma ideia de qual é o subtom da sua pele, basta saber que os corretivos, ou mesmo as bases, de fundo rosado, são indicados para o subtom frio. Já os produtos de fundo amarelado combinam perfeitamente com as peles de subtom quente.
O que indicamos, na verdade, é que você teste o produto que busca comprar em uma loja de cosméticos, espere alguns segundos para o corretivo oxidar – processo natural dos produtos de maquiagem em contato com o ar – e perceba se a cor do produto assentou em sua pele.
Ufa! A explicação sobre o subtom foi longa, mas acredite: necessária! Agora, devemos pensar: o corretivo que eu utilizo para neutralizar as olheiras é o mesmo que uso para cobrir uma espinha ou mancha, por exemplo? Na verdade, pode ser, sim! Se você busca ter apenas um corretivo no nécessaire, invista em um produto exatamente do tom da sua pele. Ele cumprirá a função de corrigir todos os pontos que você acredita precisar de uma cobertura maior.
Contudo, se você busca um corretivo apenas para as olheiras, indicamos que você, ainda dentro do seu subtom, compre o produto uma cor abaixo da cor original da sua pele. Iluminar a região dá aos olhos um efeito mais descansado. Você também pode utilizar este corretivo ligeiramente mais claro para destacar pontos estratégicos do rosto, como centro do nariz, testa e queixo.
Formatos de corretivos
Líquido, bastão, canetinha, em potinho. São muitos os formatos de corretivos disponíveis. Saber escolher a textura do produto, às vezes, é tão importante quanto saber escolher a cor. Basicamente, a textura do produto precisa dar “match” com a textura da sua pele. Isso fará toda a diferença na sua maquiagem – seja para o dia a dia, algo mais leve, ou mesmo para a noite, quando você busca uma produção mais elaborada.
O corretivo líquido, por exemplo, tende a ser mais fácil de esfumar e se adapta bem a todos os tipos de pele. Já os corretivos cremosos, geralmente vendidos em potinhos, costumam ter cobertura média ou alta, sendo assim, são ótimas indicações para quem tem mais olheiras ou manchas mais visíveis e pretende camuflá-las. Também são produtos mais cremosos, sendo assim, indicados para quem tem a pele normal a seca.
Por fim, mas não menos importante, o corretivo em bastão, que também apresenta alta pigmentação, tende a apresentar textura mais sólida e seca, ou seja, e pode ser uma ótima opção para quem tem a pele oleosa.
Lembre-se: não é uma regra que quem tem a pele oleosa deve usar corretivos em bastão, assim como pessoas com a pele seca não necessariamente precisam investir em corretivos cremosos. Mas vale ficar atenta à textura e testar na pele. Os produtos com efeito matte costumam garantir um acabamento prolongado em peles com mais oleosidade. Por outro lado, corretivos com textura e acabamento hidratantes evitam o efeito craquelado em peles mais secas.
Como aplicar o corretivo?
O primeiro passo quando falamos da aplicação do corretivo é o preparo da pele. O ideal é que a região abaixo dos olhos esteja limpa e bem hidratada para receber o corretivo. Isso evitará que o produto acumule nas linhas de expressão ou mesmo venha a craquelar. Essa dica é válida para todos os tipos de pele.
Para corrigir as olheiras, sugerimos algumas técnicas: desenhar um triângulo invertido abaixo dos olhos, principalmente se você busca uma iluminação extra, fazer pontinhos acompanhando a curva dos olhos para um resultado mais delicado, ou mesmo desenhar um traço exatamente por cima da olheira para um pouco mais de cobertura. Depositado o produto, esfume o corretivo delicadamente com um pincel gordinho, esponjinha ou mesmo com o dedo anelar, dando batidinhas.
Para esconder uma espinha usando o corretivo, aplique uma pequena quantidade e dê leves batidinhas. O truque está no esfumado ao redor. Certifique-se de que a transição entre a espinha e a pele esteja sutil e discreta. Por fim, aplique um pó para selar a cobertura.
Aliás, a dica do pó é bem importante. Para finalizar o corretivo, seja onde for, prefira um pó translúcido – quanto mais fininho, melhor! Assim você garante um acabamento natural e tem menos chances de errar o tom do produto da pele.
3 replies on “Como escolher o corretivo certo?”
Tenho um curso muito bom ensina várias técnicas de Maquiagem e e bem baratinho
Vic,
Tenho 62 anos, e vai ficando cada vez mais difícil comprar produtos e usá-los. Tudo faz diferença…para o mal…rsrsr.
Você tem dicas dd produtos e técnicas para essa faixa etária? Bjs Marília
Leave a Reply
Categorias:
Make ,
Tags:
Comentários