Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Conheça o skinimalismo: tendência que propõe uma rotina de beleza minimalista

27/02/23

Uma rotina de beleza feita de várias etapas, diferentes produtos, e que consome um tempão diante do espelho ficou fora de moda. Aquele estilo de cuidar da pele ensinado pelas sul-coreanas, o K-beauty, foi perdendo prestígio junto com o uso excessivo de filtros em fotos do Instagram. 

Assim, a beleza mais natural e minimalista é a tendência do momento – otimiza tempo, aumenta as chances de constância nos cuidados com a pele e, além disso, colabora com o consumo mais responsável. Batizada de “skinimalismo”, propõe o uso de menos produtos com mais benefícios, que permitam reduzir o tempo dedicado aos cuidados com a cútis.

“O skinimalismo oferece mais resultados com menos complicação, e permite economizar tempo, dinheiro, esforço e preservar o planeta”, diz Giovanna Bedinelli, especialista em tendências na WGSN, empresa de mapeamento de tendências de comportamento e consumo. Afinal, consumir mais produtos costuma trazer como consequência um maior descarte de embalagens e outros acessórios de beleza.

O que a consumidora quer, agora, é mais funcionalidade em menos tempo, com menos desperdício. E a reunião, num mesmo pote, de benefícios como: proteção solar, nutrição, hidratação e ação antienvelhecimento, entre outros atributos.  Esse tipo de produto se adequa muito bem à vida pós-pandemia e suas rotinas mais flexíveis, que derrubaram as fronteiras entre os momentos de trabalho e os de lazer e bagunçaram as tarefas do dia a dia. “O segmento de skincare ainda comanda essa tendência”, afirma Giovanna. Mas as áreas de maquiagem e de cuidados com os cabelos e o corpo seguem pelo mesmo caminho.

Uma rotina minimalista diminui os riscos de alergias pelo uso excessivo de diferentes ativos e favorece a constância dos cuidados.

Para Victor Bechara, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Professor de Cosmiatria e de Doenças Dermatológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), são muitas as vantagens do “skinimalismo” – ou “skinfasting”, como ele chama a tendência: ela torna o dia a dia mais prático, diminui os riscos de alergias pelo uso excessivo de diferentes ativos, favorece o engajamento do paciente ao tratamento e permite que a pele descanse. “Uma rotina minimalista, focada nas reais necessidades da pele, ajuda na manutenção dos mecanismos fisiológicos e na sua recuperação”, afirma o dermatologista.

Entre os itens mais interessantes, ele cita sabonetes com ativos antioxidantes, filtros solares com ação clareadora e hidratantes que agem também como “primer”, a ser usado antes da maquiagem. “O foco atual da comunidade científica está na prevenção, com o auxílio de antioxidantes, filtros e ativos que ajudem na manutenção do colágeno e da elastina. Mas também na manutenção do microbioma (bactérias “do bem” que habitam a pele), responsável por defender o organismo de processos inflamatórios”. 

Denise Cabral, gerente de produto da Dermage, diz que investir em artigos multifuncionais é uma tendência. Entre eles, Denise destaca os protetores solares que, além da fotoproteção, atuam como corretivos, ajudando a camuflar as imperfeições da pele. A prioridade, segundo a executiva, são as formulações enriquecidas com ativos hidratantes e antioxidantes, para cuidar da pele enquanto promove o embelezamento natural. “O objetivo é cuidar da saúde da pele e, assim, torná-la mais apta a absorver os tratamentos”. 

 

{Fotos: Fleur Kaan, Kelsey Curtis / Unsplash e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Conheça o skinimalismo: tendência que propõe uma rotina de beleza minimalista”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: