Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Niacinamida: saiba para que serve o ingrediente queridinho do momento

27/01/23

Se você anda ligada em skincare, com certeza já ouviu falar na niacinamida. Essa vitamina é o ingrediente da vez, protagonista de muitos lançamentos recentes, principalmente entre produtos para o rosto. A La Roche-Posay, que tem tradição nas soluções para questões de pele, lançou o Pure Niacinamide 10, com alta concentração (de 10%) do ingrediente. Mas a niacinamida é também uma grande aposta de marcas mais jovens e nascidas na internet, como Sallve, Simple Organic, The Chemist Look, Principia, Creamy, a gringa The Ordinary e várias outras – você encontra opções de produtos com niacinamida de todas elas no fim da matéria.

Mas o que é a niacinamida?

A dermatologista Giovana Moraes explica que a niacinamida é uma forma da vitamina B3 que é facilmente absorvida pela pele. “A Niacinamida atua em etapas importantes de várias reações enzimáticas das células, por isso pode proporcionar diversos benefícios para a pele. Tem ação anti-inflamatória, despigmentante, auxilia na prevenção do fotoenvelhecimento e na hidratação da pele”, explica a médica. Por ser uma substância coadjuvante, pode ser combinada a outros ingredientes ativos para potencializar os resultados do tratamento.

Hidratar e aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele é uma função muito importante desse ativo. Caroline Rodriguez, gerente de La Roche-Posay, conta que algumas pesquisas feitas pela American Society of Clinical Oncology apontam que a vitamina está associada à redução do risco de câncer da pele. Além disso, funciona como um forte aliado no controle da produção de oleosidade das glândulas sebáceas, evitando o surgimento de cravos e espinhas no rosto – por isso a niacinamida tem sido uma queridinha de quem tem pele oleosa.

Para quem a niacinamida é indicada?

Segundo Giovana, todo tipo de pele pode se beneficiar do uso tópico da niacinamida, principalmente pensando em aumentar a hidratação e o brilho, pois melhora e uniformiza a textura e a cor (sim, ela uniformiza a pele!). O ingrediente é especialmente interessante para pele acneica, pois ajuda muito no controle de poros. “E uma ótima notícia é que ela também é amiga das peles sensíveis, pois irrita muito menos que outros antioxidantes. Porém, como sempre sugiro, é bom consultar um dermatologista para entender melhor as particularidades da sua pele”, recomenda Giovana, lembrando que o uso dessa vitamina deve ser evitado quando existe histórico de alguma sensibilidade ao uso oral ou tópico.

A niacinamida pode ser combinada a outros ingredientes para potencializar os resultados de um tratamento ou para trazer uma ação anti-inflamatória a um cosmético

Qual a melhor forma de usar produtos com niacinamida?

A niacinamida pode ser usada durante dia ou noite, sem restrições de horário ou período do dia.

Já com relação à combinação com outros ingredientes, vemos no mercado produtos com várias porcentagens de niacinamida na composição. De acordo com Giovana, a niacinamida usada em uma concentração de 5% é bastante eficaz na uniformização da pele, é um poderoso antioxidante que ajuda nas erupções de acne e no tratamento dos sinais de envelhecimento, ao mesmo tempo que aumenta a produção de ceramida. 

Suas propriedades podem se aliar a quase todos os ingredientes de produtos cosméticos, especialmente o ácido azelaico e retinóides. Caroline, da La Roche-Posay, destaca a combinação de niacinamida com retinol.O interessante dessa combinação é que ambos têm ação antienvelhecimento, com destaque para o efeito de estímulo de colágeno do retinol e pela atividade anti-inflamatória da niacinamida.” 

Além dos séruns que já vêm com a composição de niacinamida + algum ativo na fórmula, você pode combinar seu uso a outros produtos e ingredientes para obter resultados ainda melhores, dependendo das necessidades da sua pele – confira 3 dicas interessantes:

. Para uniformizar o tom da pele: combinações com vitamina C, gluconolactona, ácido mandélico e ácido tranexâmico.

. Para melhorar a textura da pele, uniformizar e fechar os poros, diminuir flacidez e linhas de expressão: combinar com ácido hialurônico, ácido salicílico, ácido lactobiônico e ácido glicólico

. Para potencializar a hidratação: aplique antes do óleo ou hidratante facial para ajudar a reter a água e aumentar a hidratação sem causar oleosidade. 

Sérum facial Pure Niacinamide 10
La Roche-Posay
Aqui
Solução
Niacinamida
Simple Organic
Aqui
Sérum 10% Niacinamida + Zinco
Principia
Aqui
Sérum
Uniformizador
Sallve
Aqui
Sérum Renovador Hidratante Ácido Lático
Creamy
Aqui
Booster VIT-B3/Zn2+ Plus
The Chemist Look
Aqui
Niacinamide 10% + Zinc 1%
The Ordinary
Aqui

{Fotos: Anna Efetova/ Getty Images e Sora Shimazaki / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: