Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Estilos de tintura: conheça o ombré hair

Escolha perfeita para quem quer dar uma iluminada sutil nos cabelos, o ombré hair tem sido a grande aposta para garantir uma mudança discreta nos fios. Sabe quando você quer diversificar o visual mas sem radicalizar? Nos salões de beleza, essa é a técnica mais usada para chegar nesse resultado. E para as fãs do “home made”, com atenção e cuidado também é possível fazer em sozinha. 

A seguir você fica sabendo mais sobre o ombré hair e o passo a passo para reproduzir em casa! 

O que é ombré hair?

O ombré hair é uma técnica que consiste em iluminar sutilmente mechas em uma base capilar geralmente mais escura. Até então, bem-parecido com as luzes. Mas, no caso do ombré hair, essas mechas, que não são necessariamente muito finas, costumam começar aproximadamente a um palmo da raiz do cabelo ou um pouco acima das orelhas.

Uma das principais características do ombré hair é a proposital conservação da raiz escura, pois ela ajudará a criar um efeito lindo de degradê natural. Assim, as mechas se iniciam e vão clareando cada vez mais até as pontas. Vale lembrar que quem tem o cabelo mais curtinho pode iniciar as mechas do ombré hair um pouco mais perto da raiz. 

Para os fãs de praticidade, o ombré hair é uma técnica incrível, pois pode ser retocada a cada seis meses, como indicam especialistas. A explicação para isso é simples: como não há uma marcação na raiz do cabelo, os fios crescem e as mechas acompanham naturalmente o avanço das madeixas, mas sem perder o lindo aspecto iluminado.

Diferença entre luzes e ombré hair

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ombré hair, vamos compará-lo com uma das técnicas de coloração capilar mais famosas de todos os tempos: as luzes.

Ao contrário do ombré hair, que procura evidenciar a raiz natural mais escura e criar mechas que se iniciam longe da raiz, as luzes são formadas por mechas mais finas e que vão da raiz até as pontas. São ideais para quem pretende um resultado mais loiro.

Derivações do ombré hair

É fato que já faz alguns anos que o ombré hair ganhou o coração (e os cabelos) de muitas pessoas. A partir dele, surgem algumas derivações para agradar ainda mais os apaixonados pelas mudanças de coloração capilar: o sombré hair e o splashlight.

Tão sutil quanto o ombré hair, o sombré hair está ligado a uma técnica de sombreamento dos fios e utiliza apenas dois tons abaixo da cor natural dos cabelos, garantindo resultado ainda mais natural. É um ótimo ponto de partida para quem quer fazer uma mudança de coloração aos poucos. 

Já o splashlight, também chamado de novo ombré, consiste em criar mechas na mesma métrica do ombré hair, mas com uma tonalidade que lembra o aspecto “queimado” do sol. Sabe aquele loiro iluminado de praia? É exatamente isso que o splashlight garante. Vale lembrar que, para um visual despojado, esta técnica de coloração casa muito bem com as beach waves, feitas com o babyliss.

A técnica é perfeita para iluminar os fios sem radicalizar. 

Posso fazer o ombré hair em casa?

O ideal é sempre buscar orientação profissional, Porém, se você se sente segura para reproduzir a técnica em casa, é preciso tomar alguns cuidados para evitar danos capilares. 

O primeiro passo é identificar se o seu cabelo está hidratado ou poroso. A avaliação funciona assim: jogue um fio do seu cabelo em um copo com água e espere dois minutinhos.

Passado o tempo, avalie: se o fio boiar, significa que o seu cabelo está hidratado e que a porosidade do fio está baixa, ou seja, foi aprovado! Se o fio de cabelo afundar até metade do copo, você também passou no teste e estará liberado para fazer o ombré hair, mas saiba que as madeixas necessitam de hidratação. Agora, se o fio afundar completamente, seu cabelo está muito poroso e uma descoloração seguida de uma coloração poderá fragilizar ainda mais os fios. Evite o processo químico – por enquanto!

Ombré hair sozinho: passo a passo

Antes do passo a passo, vamos indicar os materiais que você precisará para reproduzir a técnica em casa. São eles: pó descolorante, água-oxigenada, tintura de cabelo na tonalidade desejada, pente ou escova de cabelo, luvas para proteger as mãos, prendedores e um pincel aplicador. Para proteger a pele da tinta, indicamos a vaselina.

Comece vestindo uma camiseta velha e as luvas. Agora, aplique a vaselina na linha do cabelo, orelhas e pescoço, protegendo o limite com a pele. Com a escova ou pente, desembarace as madeixas. Vale lembrar que, para trabalhar com química nos cabelos, o ideal é não lavar os fios por pelo menos dois dias. O próprio óleo gerado no couro cabeludo irá proteger a raiz e o comprimento dos produtos que estão por vir.

Agora, divida seu cabelo em quadrantes. Em seguida, separe cada parte em mechas e dê início ao processo. Com uma mecha em mãos, comece aplicando a tinta com o pincel de baixo para cima, passando das pontas à raiz. 

A um palmo da raiz, pare de aplicar a tinta e, com os dedos ou com o próprio pincel, esfume sutilmente a divisória entre a porção tingida e a natural. Repita isso com todas as mechas, espere o tempo indicado na embalagem da tinta, lave os cabelos e curta o resultado!

Como você notou, na lista de materiais nós indicamos o pó descolorante e a água-oxigenada. Eles serão utilizados caso seu cabelo seja muito escuro. Da mesma maneira que indicamos acima, separe as mechas e aplique a misturinha feita com os dois produtos. Depois de 20 minutos, lave as mechas, seque e aplique a tintura sobre as mechas descoloridas.

Uma ótima dica para quem não tem experiência em reproduzir técnicas de coloração capilar em casa é: tenha paciência. Não é algo que será feito em poucos minutos. Para evitar erros, principalmente se você for descolorir os cabelos sozinho, o ideal é fazer a descoloração por partes. Espere o tempo, lave, seque e inicie o processo em outra parte. 

Imagine que você não tem muita experiência, então a distância de tempo entre a primeira mecha descolorida e a última será grande. Assim, recriar a técnica gradualmente e sem pressa é o segredo. 

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Estilos de tintura: conheça o ombré hair”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: