Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Colorimetria na maquiagem: aprenda combinações perfeitas!

Muito se fala sobre o trabalho dos consultores de imagem e estilo, ou seja, sobre a descoberta da cartela de cores pessoal e de tons que, entre si, formam combinações harmônicas e até inusitadas. Para além das roupas, bolsas, sapatos e acessórios, você já parou para pensar quais são as cores que mais combinam dentro da sua maquiagem? É justamente sobre isso que iremos falar por aqui hoje!

A partir de uma ferramenta simples, chamada círculo cromático, ou roda das cores, você irá aprender a criar combinações mais certeiras, que valorizam seu visual. Ao final da matéria, nossa intenção é que você se sinta mais livre para brincar com a mistura de cores na maquiagem. É hora de colocar a criatividade para jogo!

Conheça o círculo cromático

Como citamos, o círculo cromático será o grande responsável por nos ajudar a entender quais cores mais combinam entre si. Saber “ler” a roda das cores irá facilitar sua vida no quesito estética, no caso, da maquiagem e harmonização do visual. Apesar disso, vale deixar claro que nada aqui é regra: o importante mesmo é que você saia de casa se sentindo confortável – e linda!

Mas vamos ao que interessa: o círculo cromático é um instrumento idealizado a princípio por Isaac Newton, formado por 12 colorações, divididas em 3 grupos: cores primárias, secundárias e terciárias.

– Cores primárias: são elas o vermelho, o azul e o amarelo. São conhecidas como primárias, pois não podem ser decompostas, mas, juntas, criam outras cores.

– Cores secundárias: são formadas pela mistura das cores primárias. A soma entre vermelho e azul resulta em roxo. Já a composição entre o vermelho e o amarelo é o laranja. Por fim, somando o amarelo e o azul, obtemos o verde.

– Cores terciárias: são resultados da mistura entre cores primárias e secundárias. Elas funcionam como uma transição entre as cores primárias e secundárias no círculo cromático – as chamadas nuances. Uma cor terciária entre o azul e o verde é o verde-azulado, e assim por diante.

Cada “fatia” do círculo cromático representa uma cor. Quando olhamos a “fatia” do vermelho, por exemplo, nos deparamos com diversos tons, passando do mais clarinho, ao mais vibrante, até o mais escuro. Apesar das diferenças, é importante deixar claro que todos são vermelhos. Os visuais montados a partir dos tons de uma mesma “fatia” são os chamados monocromáticos.

Então, quando falamos sobre as cartelas de coloração pessoal, estamos nos referindo aos 12 conjuntos de cores – todas elas estão dentro do círculo cromático – divididas entre quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. 

Cada uma das estações, por sua vez, possui três cartelas que variam entre frio, quente, claro, escuro, suave e brilhante. O trabalho do consultor de imagem e estilo é definir justamente qual cartela mais combina com você, a partir da temperatura da sua pele, profundidade e contrastes.

Agora que você já sabe como o círculo cromático funciona, iremos apresentar três das combinações mais famosas que você pode usar no seu dia a dia, tanto na maquiagem quanto nas roupas, a partir do círculo cromático. São elas as combinações complementares, as triádicas e as análogas.

O círculo cromático ajuda a criar combinações de cores certeiras para a maquiagem. 

Combinação complementar

A principal característica da combinação complementar é o contraste. Isso porque, neste primeiro caso, iremos combinar uma cor com seu exato oposto no círculo cromático. Esta técnica é ótima para você que quer manter ambas as cores em evidência, sem medo de errar na combinação.

A complementariedade também funciona na maquiagem. Se você tem olhos azuis, por exemplo, uma sombra, lápis ou delineador alaranjado combinará perfeitamente! Neste caso, apesar de opostas, as duas cores escolhidas andarão de mãos dadas, evidenciando uma a outra.

Mas se você quer manter apenas uma cor em evidência, a dica é evitar usar sua cor complementar. Se a boca está com batom vermelho, por exemplo, evite usar sua cor complementar, ou seja, o verde. Para manter o foco no vermelho, prefira tons neutros nos olhos, como o champagne, que darão ainda mais destaque para os lábios.

Combinação triádica

Se sua intenção é adicionar mais uma cor na combinação, aposte na técnica triádica. Para selecionar as cores, basta imaginar um triângulo retângulo sobre o círculo cromático. As cores que ficam nas pontas criarão automaticamente juntas um contraste equilibrado – e supercolorido!

Quando falamos em cores tríades para criar uma maquiagem, talvez a composição não seja das mais fáceis. O verde, roxo e laranja, por exemplo, são tríades dentro da roda das cores, mas, neste caso, a maquiagem pode ser apenas um dos pontos coloridos do seu visual.

Usando este mesmo exemplo, você pode apostar em um olho violeta, que está em alta, uma roupa verde e alguns acessórios laranja. As unhas pintadas, por exemplo, também entram como toque de cor para o visual. O divertido é criar combinações que, até então, pareciam inusitadas, com produtos que você tem no nécessaire e peças que mantêm no guarda-roupa.

Combinação análoga

Por fim, mas não menos importante, falaremos sobre a combinação análoga, formada pela combinação entre as cores mais próximas no círculo cromático, ou seja, as cores vizinhas. Esta é a maneira mais fácil de misturar cores para você que está começando a se jogar no mundo das combinações.

Neste caso, não há como não citarmos a combinação do momento, grande aposta para o verão: rosa e vermelho! Uma de nossas sugestões é criar um olho vermelho com um toque rosa no canto interno, ou uma boca vermelha combinando com um blush mais rosado.

Dica: a Vic adora combinar o Batom Sensa na cor Nossa, um vermelho mais fechado, entre o frio e quente, com o Batom Facinho Porto usado como blush. 

Como a colorimetria na maquiagem muda o seu look?

Imagine duas cores aleatórias. Agora pense em um visual com essas duas cores juntas. Se elas não combinam, você automaticamente sente algo estranho, mesmo sem saber descrever o que está errado. Mas quando duas ou mais cores combinam, a mistura tende a ser agradável aos olhos.

Agora você já sabe porque determinadas combinações estão tecnicamente certas: tudo depende de algumas métricas dentro do círculo cromático. No começo do texto, citamos que saber “ler” a roda das cores possibilitaria que você criasse os mais diversos e coloridos visuais. Espero que a missão tenha sido cumprida.

{Fotos: reprodução Instagram @chloe_gaya e Vic Beauté

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Colorimetria na maquiagem: aprenda combinações perfeitas!”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Makeup , Make ,
Tags: