Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

A volta do olho preto: veja como aderir

06/12/22

Não é de hoje que ele tem marcado presença nas passarelas gringas, dando sinais de um comeback que só quem viveu os anos 2000 de “olho tudo, boca nada”, lápis na linha d’água inferior, smoky eyes poderosos, entende. Os sinais do retorno do olho preto começaram a aparecer com mais consistência a partir de 2020, em desfiles como Dior Inverno 2020, Max Mara Inverno 2020, Miu Miu Inverno 2020, Chanel Pre-Fall 2021 e mais. E somado ao fator fashion, as chances da trend de entrar para o mainstream aumentaram exponencialmente graças ao lançamento recente da série Wandinha, da Netflix. Nela, a atriz Jenna Ortega vive a filha do casal Addams e apresenta para uma geração Z o potencial da estética gótica junto com Catherine Zeta-Jones, que interpreta Mortícia. 

As tendências vão e voltam, mas sempre com um twist diferente. “Eu acho que o que mudou, principalmente no olho preto, é que hoje as pessoas estão mais livres na maquiagem, ousando mais, sendo mais criativas. Então, elas conseguiram reinventar essa maquiagem sem medo”, analisa o maquiador Krisna Carvalho. Com isso em mente, vamos te mostrar algumas formas de adotar o olho preto atualizado.

Contorno dos olhos

Essa seria a forma mais intuitiva de apostar no preto. Afinal, desde o Egito antigo esse look é usado, não é mesmo? E tem para todos os gostos: você pode apostar no estilo bold, com traços mais largos, ou em uma pegada mais discreta, delineando apenas a parte da linha d’água dos olhos. 

Para o maquiador Dindi Hojah, o acabamento do traçado vai depender do produto que você escolher. Se a proposta for um contorno mais difuso, sem tanta precisão e definição, você pode apostar em um lápis preto macio, à prova d’água, e selar com uma sombra. Agora, se for reproduzir a maquiagem gráfica com alta definição como a do desfile de Inverno 2022 da Dior, a dica dele é: “Escolha um produto extremamente pigmentado e à prova d’água, como um delineador que quando seque pare de se mover.”

A gente sabe que o preto é traiçoeiro e pode nos transformar em um panda rapidamente, né? Assim, a sugestão de Krisna é apostar em produtos que te ajudem a fixar a maquiagem ao máximo. “O ideal é que seja feito com lápis à prova d’água, delineador à prova d’água, primer para sombras, fixador para umedecer as sombras… Itens que fixem. O óleo do nosso rosto pode fazer a make escorrer e esses produtos dão mais resistência.”

Gatinho duplo

Aqui, as pontas duplas atualizam o clássico delineado. E não é só na parte externa dos olhos que elas podem ser desenhadas de maneira criativa – Peter Philips, diretor criativo de maquiagem da Dior, mostrou seu traçado duplo inusitado no cantinho interno. 

Dindi é à favor da liberdade quando a make vai para caminhos mais artsy. “Eu acredito que toda maquiagem que transcende a reprodução de elementos naturais do corpo passa a ser pintura. E na pintura vale tudo.”

Esfumado cru

Se nos anos 2000 o acabamento perfeito era definido pela transição entre o preto e a pele com uma sombra marrom, nos anos 2020 a gente pode se jogar só no black. “A proposta mais atual é ser mais raw”, diz Dindi. 

No entanto, Krisna nos lembra que apesar desse olho ser mais descolado, é importante saber se a roupa, a ocasião, a luz do ambiente combinam com essa pegada e até se você vai segurar o visual menos clássico. Outro ponto de atenção, segundo ele, é sobre o acabamento. “Mesmo que esse olho preto seja mais cru e sem aquela passagem de sombras, é importante que esteja bem acabado, bem feito, para que não fique com cara de que não soube fazer.”

Na prática, a recomendação dos profissionais para um olho preto sem riscos de manchar a pele é começar sua maquiagem pelos olhos em si e só depois, então, fazer a aplicação de base, corretivo, etc. Segundo Dindi, o truque de aplicar uma camada generosa de pó para varrer depois, caso caia a sombra, pode deixar o resultado final da pele pesado demais por conta do excesso de pó. Em tempo: para trazer mais frescor ao visual, vale apostar em uma pele menos feita, com um pouco de leveza, seja seu acabamento favorito glow ou opaco.

{Fotos: Justin Shin, JP Yim, Peter White, Pascal Le Segretain e Estrop /Getty Images, Divulgação Dior e Chanel e reprodução Instagram @miumiu, @diormakeup e @maxmara}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: