Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Cortar o cabelo na lua crescente: a preferência das brasileiras

09/11/22

Vanessa Barone é jornalista, escritora e criadora do @brechodescomplique.

Boa parte das mulheres, e certamente também de alguns homens, já ouviu um conselho desse tipo: para os cabelos crescerem mais rápido e fortes, o ideal é realizar cortes na fase da Lua crescente. A crença, que vem passando de geração em geração, associa o comportamento dos fios às mudanças que cada fase da Lua provoca na natureza – e em nossos corpos, por consequência. Verdadeira ou não, a mania pegou. Tanto que uma pesquisa realizada pelo site Tudo pra Cabelo, junto da empresa especializada Opinion Box, mostrou que 7 entre 10 mulheres preferem aparar as madeixas na Lua crescente, por acreditarem que o cabelo crescerá em um ritmo mais rápido.

A mesma pesquisa, que ouviu 522 mulheres, de 18 a 40 anos, de diferentes classes sociais e regiões do País, mostrou que a Lua cheia é a fase escolhida por 15% delas – por, supostamente, ajudar a aumentar o volume. E que, para 53% das entrevistadas, a Lua minguante é o pior momento para aparar os fios, por seu poder de fazer “minguar” a cabeleira. 

Segundo a astróloga e psicóloga Mônica Laudares, pelo fato do ser humano ser constituído por 70% de água, ele está sujeito às mudanças lunares. “A Lua nos expande e nos contrai, além de influenciar o nosso sistema endócrino para produzir mais hormônios”, explica Mônica. “Portanto, ela influencia não apenas o crescimento ou fortalecimento dos cabelos, mas a retenção de líquidos, a sensibilidade, a intuição, os humores e até a renovação celular.”

A fase da Lua nova, diz a astróloga, remete aos inícios e a tudo o que é novo. “Ela favorece os cortes de cabelo e ajuda na aceleração do crescimento”, afirma. Em seguida, a fase crescente, favorece o desenvolvimento e agiliza as mudanças – sendo ideal para quem quer mudar o corte ou eliminar resquícios de processos químicos, como tintura ou permanente. “Porém, quando se corta nesse período, os fios crescem mais finos”, adverte. A Lua cheia, que remete à iluminação e à abundância, contribui para madeixas mais volumosas, e com fios mais fortes. Já a Lua minguante, com o seu poder de limpeza e renovação, ajuda a aumentar o volume dos fios – ainda que torne mais lento o crescimento. 

E o que diz a medicina?

De acordo com Luciana Passoni, médica tricologista especialista em transplante capilar, não há uma técnica, medicação ou simpatia que, de fato, acelere o crescimento dos cabelos. Os fios, tanto em homens quanto em mulheres, normalmente crescem de 0,5cm a 1cm por mês. “Entre as coisas que podem atrapalhar o crescimento está a inflamação do folículo piloso”, afirma Dra Luciana. As causas dessa inflamação são várias: pode ser culpa do estresse; como consequência de quimioterapia ou de infecções virais. Ela ainda pode ocorrer por culpa da ingestão de anabolizantes e de remédios para emagrecer. O tratamento varia e costuma incluir a prescrição de vitaminas e remédios via oral, a aplicação de injeções diretamente no couro cabeludo e a aplicação de laser. Para as mulheres na menopausa, em especial, que perdem a densidade dos fios por conta da queda da produção de progesterona, há ainda a possibilidade de se fazer uma terapia regenerativa (que utiliza o próprio sangue da paciente), além da aplicação de laser. 

Vale dizer que, por predisposição genética, há indivíduos que apresentam taxas maiores de crescimento dos fios: caso das mulheres do leste europeu, que chegam a ter um crescimento de 3cm por mês. Mas essas foram abençoadas pela natureza. 

7 entre 10 mulheres preferem aparar as madeixas na Lua crescente, por acreditarem que o cabelo crescerá em um ritmo mais rápido.

Para quem quiser manter a saúde capilar no dia a dia, a dra. Luciana dá algumas boas dicas:

. Lavar sempre os cabelos com água morna (nunca quente!) para evitar o ressecamento dos fios;

. Apostar em máscaras capilares de hidratação com ativos ricos em óleos vegetais, para manter as cutículas alinhadas e reduzir o frizz;

. Para auxiliar na recuperação dos cabelos altamente danificados, aplicar óleo de coco, macadâmia ou abacate nos fios secos e deixe agir por, no mínimo, duas horas e em seguida enxágue bem;

. Evitar o uso prolongado de bonés, toucas, gorros ou qualquer acessório que abafe os fios e o couro cabeludo. Também não é recomendado fazer coques ou prender os cabelos ainda úmidos ou molhados pois podem estimular a proliferação de fungos e bactérias;

. Evitar o uso de produtos densos e oleosos, como pomadas e géis, por exemplo, diretamente no couro cabeludo, pois prejudicam a “respiração” dos folículos capilares e podem ocasionar dermatites seborreicas como a caspa.

Cuidando da saúde dos fios e do couro cabeludo, está liberado seguir os ciclos da lua para ditar o momento escolhido para cortar os cabelos – afinal, mal não vai fazer.

Vanessa Barone é jornalista, escritora e criadora do @brechodescomplique

{Fotos: Bruno Thethe e Ozan Çulha / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: