Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Testamos a nova experiência da Authentic Beauty Concept com foco no couro cabeludo

18/10/22

Tem uma novidade chegando devagar ao universo dos cabelos: o cuidado com o couro cabeludo. Até pouco tempo atrás, a gente só pensava nele quando sentia algum problema que era caso de dermatologista – como uma caspa mais agressiva ou queda dos fios – ou se era frequentadora de dois salões que sempre tiveram foco no couro cabeludo em São Paulo, Laces & Hair e Spa Déia e Renata. Agora, o assunto está saindo do nicho e virando mainstream, com o couro cabeludo sendo cada vez mais visto como uma parte da pele do corpo para ser cuidada regularmente – o que, aliás, ele efetivamente é!. E, com isso, a ideia de tratar da saúde dele no dia a dia, antes que apareçam questões dermatológicas e com o objetivo estético de ter cabelos mais bonitos, está ganhando força.

Para ajudar na missão, cada vez mais marcas têm trazido soluções inovadoras para tratar do couro cabeludo em casa. Lá fora, nomes como Kérastase, Ouai, Dove, Augustinus Bader, Sisley e Guerlain já desenvolveram tônicos, óleos e esfoliantes (químicos e físicos, assim como produtos de cuidados com a pele para o rosto) especificamente para acalmar o couro cabeludo e manter um equilíbrio saudável para que o cabelo possa florescer, em um movimento que tem sido chamado de “skinification of hair”, do qual falamos sobre aqui

Recentemente eu, Rebeca, editora do Dia de Beauté, tive a oportunidade de conhecer – e testar antes de todo mundo! – a linha Mindful Origin, da Authentic Beauty Concept (marca premium da Henkel Beauty Care, que tem também a Schwarzkopf Professional), que está sendo lançada hoje no Brasil com produtos de lavagem e cuidados com couro cabeludo para serem usados no salão ou em casa. A convite da marca, fui viver uma “experiência de bem-estar, detox e relaxamento” na academia da Authentic Beauty em São Paulo.

O cuidado com o couro cabeludo é o novo skincare

O processo começou com uma análise do meu couro cabeludo, com uma espécie de microscópio que aumenta a imagem milhares de vezes – como os que dermatologistas usam nos consultórios. Como não é uma cena lá muito ordinária, tudo me parece estranho e sujo (e eu tinha lavado o cabelo!), mas a expert Alexandra Pedreira, educadora técnica da Henkel, se apressa em me dizer que o que eu estou vendo é o sebo natural que a pele produz, acompanhado de um pouco de resíduo que poderia ser dos produtos que eu costumo usar, como leave-ins. 

Ufa, respiro aliviada. A partir do diagnóstico, Alexandra escolhe para mim o tratamento com a Hydrating Jelly Mask, uma máscara para couro cabeludo e cabelo formulada com spirulina e aloe vera que tem uma textura gelatinosa refrescante e leve. Além de deixar o couro cabeludo intensamente cuidado, o produto vai proteger contra agressores e devolver o brilho para um acabamento saudável.

Antes de ir para o lavatório, penso em algo que você também pode estar se perguntando: quando a gente vai ao salão em busca de tratamento, normalmente buscamos logo algum tipo de cuidado com os fios – afinal, são eles que a gente vê no espelho todos os dias. Então quem é que vai chegar ao salão de beleza querendo tratar o couro cabeludo?

Alexandra explica que é importante tratar do couro cabeludo pois ele é responsável pela distribuição dos nutrientes pelos fios – e quando não tratado ou obstruído pode prejudicar sua saúde. Simples assim: couro cabeludo bonito e saudável, cabelo bonito e saudável. Mas isso, ainda que bastante óbvio, é também um tanto novo – é como falar em skincare 10 anos atrás, quando a gente só queria saber de maquiagem. “Por isso, é fundamental que cada salão que realiza a experiência saiba explicar à cliente sobre a ação dos produtos”, diz a profissional. No Brasil, a Authentic Beauty Concept está presente em 600 salões de beleza – como, em São Paulo, 1838, Casa Conceito, Duo+, Cabelaria e NaBahia, e vários deles irão disponibilizar o tratamento com a linha Mindful Origin.

Enfim, à experiência: além de trazer a tendência do cuidado com couro cabeludo, esta linha está alinhada com outro movimento super interessante dos salões de beleza, que é misturar salão com spa. O tratamento é super sensorial do começo ao fim: as fragrâncias foram pensadas para lembrar da infância (como praia ou férias na casa da avó), e a recomendação é de que os produtos sejam aplicados em ambientes de luz reduzida e música de relaxamento. Alexandra me leva ao lavatório, faz a lavagem dos fios e depois aplica a Jelly Mask com uma super massagem. Durante os 15 minutos que o produto age na minha cabeça, fico com um paninho quente sobre os meus olhos, para ajudar na (difícil, confesso) tarefa de me desconectar do mundo exterior. Até a Gabi, assessora de imprensa da marca, me ajuda nessa hora, recomendando que eu respire mais devagar e profundamente. Não sei você aí do outro lado, mas para mim faz todo sentido: eu vou mesmo ao salão para relaxar, a estética é quase um detalhe.

Dá certo. Passado o tempo do produto agir, ele é retirado no próprio lavatório e vou para a finalização. Ao secar, é nítido o aumento de brilho nos meus fios – mas a maior mudança não é vista a olho nu: sinto o couro cabeludo “respirando”, mais ou menos como a gente sente o rosto depois de uma máscara. E não fica dúvida: tratamento do couro cabeludo é mesmo o novo skincare! 

Para encontrar salões que fazem a experiência Mindful Origin, clique aqui.

{Fotos: Divulgação Authentic Beauty Concept e reprodução Instagram @laisribeiro / Make @kendalfedail / Cabelo @bobbyeliot}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: