Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Maquiagem cremosa: desvendamos a textura da vez

26/09/22

Não é exagero dizer que a textura da vez é a cremosa – basta ver que, entre os lançamentos mais quentes de maquiagem nos últimos tempos, a maioria são produtos emolientes, principalmente quando olhamos para novas marcas criadas por profissionais e influenciadoras. Só para citar algumas que entraram nesse hype temos, além da Vic Ceridono, fundadora do Dia de Beauté, com a Vic Beauté, Rodrigo Costa com seus sticks multifuncionais, Helder Rodrigues com os potinhos de Herō Beauté, Max Weber e seus iluminadores cremosos, sem falar em Bruna Tavares, Mariana Saad e Niina Secrets, que têm dentro de suas já robustas linhas, vários itens cremosos. Ufa, são muitos, né? Por isso, fomos investigar por que essas texturas têm agitado o mercado brasileiro.

Praticidade e multifunção

Pode acreditar nesse bilhete: a make cremosa é fácil de usar, do tipo que você aplica, espalha vapt-vupt com os dedos e sai pronta. Segundo Rodrigo Costa, maquiador que lançou em abril a RC Beauty, sua aposta nos bastões foi justamente essa. “Queria desmistificar essa ideia de que maquiar é difícil”, conta. O profissional ainda lembra que se atentou ao tamanho dos sticks e à beleza das embalagens, para que fossem fáceis de transportar, carregar na bolsa e facilitar a aplicação e o retoque.

A empresária e influenciadora Bruna Tavares, criadora da sua linha homônima, também acredita na praticidade do cremoso. “Existe essa facilidade porque é uma textura que se mescla bem com a pele, então você tem sempre um acabamento mais natural e a praticidade de aplicar com o dedo mesmo. O pó você tem que ter um pouquinho mais de cuidado porque pode manchar ou esfarelar”, diz.

Niina Secrets, que tem sua linha de maquiagem em parceria com a Eudora, diz que a vantagem da make cremosa é que ela não mancha. “O Blush & Go da minha linha é o exemplo perfeito de facilidade e praticidade, já que você consegue construir camadas sem ter a preocupação de manchar, com seu efeito sequinho assim que aplicado na pele”.

Vic Ceridono, que lançou recentemente a Vic Beauté, conta que as premissas de sua marca são a facilidade de usar, a versatilidade e a não limitação, no sentido de que os produtos podem ser usados em todas as partes do rosto sem pré-definições. “Desde que a marca nasceu na minha cabeça, há quase quatro anos, nunca tive dúvidas de que seriam produtos cremosos. Sempre acreditei e gostei dessa textura, que lá atrás ainda não era muito compreendida, e faz um tempo que passei a basicamente usar só produtos cremosos no dia a dia, são muito fáceis de aplicar e dão um efeito mais natural. A praticidade e a versatilidade deles ganham do pó”, conta a jornalista, empresária e criadora do Dia de Beauté, que estreou a marca com dois produtos cremosos – Stick Tudo, que pode ser usado como blush, batom e sombra, e Batom Facinho, super hidratante, para lábios e bochecha.

Poder usar as maquiagens em creme nos lábios, nas bochechas e nas pálpebras foi exatamente o que atraiu também o maquiador Helder Rodrigues, fundador da Herō Beauté. “Como profissional maquiador, eu sempre amei a textura cremosa não só pela sua praticidade de aplicação e pela naturalidade que o produto traz, mas pela multifuncionalidade também. Na Herō, essa textura é o que melhor representa todo o nosso conceito”, diz.

Cream tech

Se antes os cremosos tinham baixa durabilidade, fraca pigmentação, pouca variedade de efeitos, acabamentos grosseiros e que podiam adicionar texturas indesejadas à pele, isso não é mais verdade. “Acho que a gente entrou em uma era na qual, devido à tecnologia, os produtos cremosos evoluíram e hoje se misturam com a pele, não formam camadas muito grossas, então não adicionam textura”, diz Bruna Tavares. Foi essa evolução tecnológica que possibilitou também colocar em fórmulas emolientes muitos pigmentos e os mais variados efeitos. Os multifuncionais de Herō Beauté, por exemplo, são mais sequinhos, sem aquele glow úmido. Já na marca de Rodrigo Costa, os bastões vão dos cintilantes até os metalizados, passando pelo efeito molhado glossy. E o ápice do brilho pode ser visto no BT Mallow da linha Bruna Tavares.

Acabamento impecável

Na hora da aplicação, a maquiagem cremosa é mesmo mais generosa do que os itens em pó, fazendo com que seja mais fácil dar acabamento, além de poder ser usada de vários jeitos. As leves batidinhas com os dedos esfumam os pigmentos e criam o degradê, mas os pincéis também funcionam muito bem – vai da sua preferência ou necessidade. Versatilidade que chama? 

A dica de ouro de Vic é sempre espalhar bem as makes cremosas. “Essa é a chave para a maquiagem com o melhor acabamento que você pode fazer. Mas sei que as pessoas têm preguiça de se dedicar a isso, então queria que a fórmula do Stick Tudo fosse muito fácil de espalhar, para que com poucos movimentos o efeito já fosse muito bom”, diz.

Para aquelas que não abandonam os pincéis, a dica é de Rodrigo Costa. “Para esfumar bem os cremosos quando usados como blush, gosto dos pincéis que têm as cerdas bem macias, estilo kabuki, como tenho na minha marca. Já para fazer detalhes e criar linhas mais retas, dar acabamento e fazer desenhos geométricos, recomendo pincéis sintéticos pequenos”, diz. Mariana Saad, que em sua linha tem blushes e iluminadores cremosos, ainda complementa: “Eu uso muito com a Sister Blend (esponja de maquiagem) umedecida, às vezes até com uma bruma fixadora, e aplico o blush ou o iluminador cremoso com batidinhas”.

Já Helder dá a dica de não se empolgar demais na hora de usar os cremes coloridos. “Isso é muito importante em qualquer aplicação de produto: ir com calma e dosar a intensidade. É mais fácil você ter que aplicar mais, do que tirar algum excesso que já esteja na pele”, recomenda o maquiador.

A make cremosa é fácil de usar, do tipo que você aplica, espalha vapt-vupt com os dedos e sai pronta

Cremoso que dura

As fórmulas dos produtos mais modernos têm ótima aderência à pele e bastante durabilidade, conta Vic. “A gente conseguiu chegar em uma textura no Stick Tudo que é cremosa, mas depois fica sequinha, e tem efeito soft focus, então cola na pele de um jeito que parece que pertence a você, mas ao mesmo tempo nos lábios fica confortável”. Rodrigo conta que foi um desafio pensar num produto para resistir na pele apesar do clima quente que predomina no Brasil. “Pensei em um cremoso com a base um pouco mais seca. As minhas maquiagens trazem o brilho de pele saudável, mas com um toque gostoso, sem aquela sensação melada. E por eles poderem ser usados nas pálpebras também, eu tive que atingir uma cremosidade que ao mesmo tempo não fosse diluída nos olhos. Então, achar esse ponto certo entre durabilidade e emoliência foi um desafio”, revela.

Mariana Saad, lembra da importância de preparar a pele para receber essas texturas. “Muitas pessoas têm receio de que a pele fique mais oleosa com as maquiagens cremosas, mas na verdade, se você preparar bem com skincare você evita que isso aconteça. A maquiagem é uma construção”.

Ainda assim, caso você viva em um lugar que tenha o combo de altas temperaturas + umidade com maior intensidade, a dica de Helder Rodrigues é selar com um pouco de pó translúcido, para não interferir na cor. E Bruna completa recomendando que esse produto seja bem fininho, como seu BT Powder, para que não tire a luminosidade ou o acabamento da maquiagem cremosa aplicada. Ah, e para este fim ela também indica as brumas fixadoras. 

Stick Tudo Corada
Vic Beauté
Aqui
Batom Facinho Porto
Vic Beauté
Aqui
Balm Funcional Rosa
Herô Beauté
Aqui
Blush & Go cor Amora Secreto
Niina Secrets
Aqui
Stick Multifuncional Glossy
RC Beauty
Aqui
BT Mallow cor
Fairytale
Bruna Tavares
Aqui
luminador em Bastão Candy Glow
Mariana Saad By Océane
Aqui
Iluminador Brown
Sexy
Max Weber Lab
Aqui
Pincel Kabuki
Corporal
RC Beauty
Aqui
Esponja de Maquiagem
Mariana Saad By Océane
Aqui

Sem acumular, sem vincar

Sim, os cremosos são maravilhosos. Mas como nada na vida é perfeito, eles também podem acumular um pouco nas dobrinhas da pele, das pálpebras, das linhas, rugas e, assim, vincar com o tempo. Para evitar, existem algumas dicas. “O ideal é não acumular muito produto. Então, você pode ir já esfumando enquanto aplica e ir construindo camadas. E assim, você vai sentindo a quantidade que está colocando. Selar com um pouco de pó também ajuda”, ensina Rodrigo.

Caso você aplique a maquiagem cremosa nos olhos, a dica de Bruna Tavares é usar antes um primer específico para esta região do rosto, como seu BT Velvet, e depois passar um pouco de pó. Mesmo assim, se o vinco acontecer, lembre-se de que com essa textura é fácil retocar. Basta espalhar novamente o produto com os dedos ou com um pincel. 

Glow único

Um dos grandes diferenciais das texturas cremosas é a luminosidade, um efeito translúcido que dá uma impressão mais viçosa. E esse acabamento foi um dos motivos para Vic e Rodrigo Costa terem apostado nos cremosos, já que segundo eles, é um efeito que traz mais vida e naturalidade ao look. Para Bruna Tavares, os cremosos dão um glow que parece que vem de dentro. Max Weber, maquiador que lançou a Max Weber Lab com 3 iluminadores cremosos, explica que no caso de seus produtos, o creme potencializa o brilho. “A textura cremosa irradia mais a luz, principalmente quando combinada com a mica e os ingredientes hidratantes”, diz.

O futuro está nos híbridos

Quando nos aprofundamos no papo com Bruna Tavares, ela destacou a textura híbrida de creme e pó do BT Mallow, iluminador e sombra de sua marca – com esse acabamento, o produto imprime um visual molhado, mas com efeito de partículas de brilho muito finas. Para ela, esse é o futuro, por isso (um spoiler!) em breve sua marca vai lançar uma linha de bases e corretivos chamada BT Balmer – nome que é a união de balm + powder -, de produtos que são justamente um híbrido entre bálsamo e pó. “Vai ser um produto em balm que você aplica e, ao esfumar, ele se transforma em pó”. 

E você, já é fã das maquiagens cremosas, ou agora está convencida a navegar por essa textura? 

Gui Takahashi é jornalista e criadora de conteúdo. Adora falar de beleza, moda, comportamento e sociedade, principalmente refletindo sobre esses assuntos e dividindo experiências pessoais.

{Fotos: Tanja Ivanova/ Getty Images e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: