Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Como melhorar o inchaço do rosto ao acordar

28/07/22

Você acorda, se olha no espelho e percebe as pálpebras inchadinhas, as bochechas mais pronunciadas que o normal… Você também é do time que lida com o rosto inchado depois de uma noite mal dormida ou de um vôo longo?

Antes de tudo, uma observação importante: o inchaço facial pode acontecer por múltiplos fatores – se no seu caso o sintoma durar mais de 24 horas, vale a pena consultar seu clínico geral ou dermatologista para identificar mais profundamente e chegar na raiz do problema (que pode ser uma alergia ou até mesmo uma infecção dentária).

Isso posto, a dermatologista Bianca Viscomi explica que o inchaço que sentimos ao acordar normalmente acontece pelo acúmulo de líquido no tecido subcutâneo, por baixo da pele. E isso pode ser desencadeado por vários fatores. 

Fazer movimentos com as mãos ou gadgets da maneira certa ao redor do rosto pode promover a melhoria instantânea da pele.

O que causa o inchaço no rosto?

“É bastante comum, por exemplo, o inchaço facial que ocorre pela manhã por conta da posição que a pessoa dorme, que acaba pressionando estruturas que são importantes para a drenagem do rosto, e faz com que ela acorde com um edema. Nesses casos, à medida que a pessoa levanta e se mexe, esse acúmulo de líquido vai migrando para outros pontos do rosto”, explica Bianca. Além do mal jeito no travesseiro, as noites mal dormidas, a ingestão de bebida alcóolica e de alimentos com teor de sódio elevado também estão entre as causas.

Como evitar acordar com o rosto inchado?

A dermatologista explica que vale a pena investir nos antídotos para as causas citadas acima: buscar dormir bem, evitar ingestão excessiva de sal e prestar atenção se o travesseiro que você usa e como você descansa nele são adequados para suas necessidades. Se é algo que incomoda, obviamente vale sempre a pena trocar ideia com seus médicos para buscar aconselhamento específico.

O que fazer para diminuir o inchaço?

Em momentos de “urgência”, ou seja, aqueles dias que você acorda sentindo as pálpebras muito pronunciadas e bolsas abaixo dos olhos, uma boa dica é fazer compressas de algodão embebido em água gelada ou chá de camomila. Se o inchaço está no rosto todo, uma dica antiga, mas que funciona, é mergulhar o rosto em uma bacia de água bem gelada.

Mas além das medidas mais “radicais”, temos outra aliada muito interessante para melhorar o aspecto do rosto: a massagem facial. Fazer movimentos com as mãos ou com gadgets da maneira certa ao redor do rosto pode promover a melhoria instantânea do aspecto da pele.

Renata França é uma especialista no tema “xô, inchaço!”. Ela criou a Miracle Touch – famoso método de drenagem linfática e modeladora que ela faz em seu spa e ensina em cursos pelo Brasil – e adaptou o método para o rosto, na massagem Miracle Face – e garante que uma boa massagem pode oferecer resultados surpreendentes no rosto. 

“Essa junção de movimentos permite eliminar o excesso de líquido de toda a face, fazendo com que as formas fiquem mais acentuadas, trazendo de volta o contorno do rosto. O resultado é um efeito lifting imediato que dura até uma semana, dependendo do estilo de vida de quem a recebe”, conta a especialista. Ela indica a Miracle Face para todo tipo de inchaço. “Se o edema é somente na área dos olhos, causando as temidas bolsas, a boa notícia é que a massagem é uma ótima aliada também nesse caso.”

Claro que, apesar de ser uma delícia receber a massagem das mãos de uma expert, é totalmente possível incorporar esse hábito em casa por conta própria – o mais fácil é usar algumas técnicas de massagem durante seu momento de skincare, estimulando a drenagem facial no dia a dia. Renata dá duas dicas de ouro:

Massagem pré-skincare, para potencializar a drenagem do rosto

Deslize as mãos pela região dos linfonodos [os gânglios linfáticos, que atuam como espécies de filtros de partículas estranhas na circulação sanguínea] localizados em toda área do pescoço. Isso vai potencializar a drenagem de todo o rosto, pois eles filtram toxinas. Depois, deslize pelas laterais do pescoço e dê leves bombeadas (pressionando levemente com os dedos três vezes) na região da “saboneteira”, onde ficam os ossinhos da clavícula. Por fim, aplique de forma ascendente o seu creme favorito. “O resultado é maravilhoso”, garante Renata.

Massagem para fazer enquanto aplica seu hidratante preferido

Aplique, de forma ascendente, uma leve quantidade do produto na região do maxilar. Com os três dedos centrais de uma das mãos (indicador, médio e anular – da mão contrária ao lado do rosto que você vai trabalhar), forme uma espécie de “tripé”. Encaixe esses três dedos no meio do queixo e faça movimentos que sigam até o fim da mandíbula. Repita por pelo menos cinco vezes. Troque de mão e passe para a outra metade da mandíbula. 

Massagem para aplicar o creme da área dos olhos

Faça um movimento leve abaixo dos olhos, nas olheiras, sempre indo da direção das orelhas para o nariz, ou seja, de fora para dentro. Repita oito vezes, e depois comece a contornar os olhos fazendo movimentos circulares. 

A Renata ensinou essas e outras técnicas neste vídeo com a Vic, que acredita muito no poder da massagem facial.

 

{Fotos: KoolShooters e Monstera / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: