Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Batom que muda de cor: como funciona a tendência do momento

Assim como aconteceu com o improvável blush roxo, o Tiktok é o grande responsável por lançar outra tendência que vem movimentando o mercado da beleza: o #batommagico, batons coloridos que mudam de cor em contato com os lábios. 

Quem aí se lembra dos batons de cores chamativas e desenhos dourados na embalagem, que deixavam só um brilhinho na boca? E dos chamativos batons Boka Loka, sucesso nos anos 1980, que mudavam de cor após aplicados? Outro sucesso, desta vez um pouco mais recente, já nos anos 2000, foram os batons transparentes da marca chinesa Kailijumei, decorados com uma pequena rosa no centro. Alguns, inclusive, continham pedaços de ouro – e deixavam os lábios rosados. Depois vieram alguns mais modernos no estilo lip balm, rosinhas, que ao interagir com o pH da pele mudavam de cor – aliás, esse tipo de tecnologia, de ingrediente que muda de acordo com o ph da pele, é usado também em blushes.

Apesar de as versões mais “conservadoras” desse tipo de produto – os rosinhas, como o Lip Glow da Dior – continuarem no mercado, os mais diferentões, como o Boka Loka e os transparentes com detalhes, caíram em desuso. A própria marca chinesa citada parou de produzir. Mas um movimento no TikTok voltou a despertar atenção para essa categoria de produto. A precursora foi @adammitch, que num instinto “detetive das makes”, como contou para o Dia de Beauté, ficou muito curiosa quando descobriu o batom da Givenchy, que é preto na bala. “Fiquei pensando: ‘quem paga tudo isso por um batom que você nem sabe como vai ficar na boca?’. Bom, a resposta estava ali; eu mesma”, conta. Depois de postar o primeiro vídeo testando o produto, muita gente começou a seguir a influenciadora e criou-se uma comunidade em torno do assunto, comentando as diferenças de cor do mesmo batom na boca de cada uma – resultado da interação do produto com o pH dos lábios. Adam acabou produzindo outros vídeos com a hashtag #batommagico, testando outros produtos, e já foi vista por milhares de pessoas.

Apesar de esse tipo de produto já ter história, o burburinho de agora acabou por reativar a curiosidade a respeito dele – e a vontade de experimentar!

@adammitch.real Compraria um batom sem saber a cor dele?! 😵🔥 #resenhadam #resenhamaquiagem #lipbalmpreto #lipbalmgivenchy #batommagico @Givenchy Beauty ♬ som original – Adam

Ao contrário da tendência dos anos 1980, dos batons transparentes, a moda agora são os itens que são pretos, roxos ou cinzas na bala

Como funciona o batom que muda de cor?

Ao contrário de como a tendência apareceu nos anos 1980, nos batons transparentes, a moda agora são os itens que são pretos, roxos ou cinzas na bala, e surpreendentemente mudam de cor depois de aplicados.

A mudança de cor acontece pela adição de corantes sintéticos chamados ácidos bromosos, que em contato com a boca promovem uma alteração de cor conforme o pH dos lábios. Fatores como a umidade da pele e do ar também interferem na tonalidade resultante.

Para além da transformação da cor que observamos na embalagem para o tom rosado ou corado nos lábios, outra curiosidade que chama a atenção é que, conforme seu tom de pele, pH e umidade, o batom na boca ganhará uma cor diferente. Ou seja, para cada pessoa o resultado será sempre único – apesar de parecido.

Balm Labial Lip Fetish Balm Noir
Pat McGrath Labs
Aqui
Rouge Interdit Vinyl N16 Noir Revelateur
Givenchy
Aqui
Balm Labial Refil The Mini Tint
Carolina Herrera
Aqui
Balm labial Natural Intense Orgulho
O Boticário
Aqui
Lip tint
Peach Bloom
Too Faced
Aqui
Lip balm Dior Addict Lip Glow
Dior
Aqui
Gloss Black Rain
Max Love
Aqui

Make com batom que muda de cor

E para encaixar no visual o batom colorido que muda de cor? Como falamos, o resultado deste produto nos lábios geralmente será uma tonalidade leve, lábios levemente corados, com aspecto hidratado – quase como um lip balm com cor ou mesmo o lip tint finalizado com um gloss. Por isso, o produto se encaixa perfeitamente nas maquiagens para o dia a dia.

Por ser sutil, pode ser usado quando você busca dar aos lábios um ar de saúde. Mas como cada boca vai apresentar uma tonalidade distinta, vale a pena testar o produto antes de definir em que visual ele se encaixa melhor para você – e, como sempre, não há regras, você usa do jeito que mais gostar! 

Por serem leves como lip balms, a aplicação desse tipo de produto não exige muita técnica – ao contrário dos batons escuros. Basta aplicar uma camada nos lábios, espalhar normalmente e esperar alguns segundos para que a mágica da cor aconteça.

Para inspirar você a pensar numa maquiagem para combinar seu batom que muda de cor, separamos algumas ideias na galeria abaixo – que podem muito bem ser replicadas usando o item da moda nos lábios!

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

9 replies on “Batom que muda de cor: como funciona a tendência do momento”

Amei quero muito experimentar….Usava muito outros batons,estou com meus 46 anos amava.

ÓBVIO QUE VOCÊS NÃO VÃO LIBERAR ESSE COMENTÁRIO…. MAS ADAM MITCH, FOI QUEM FEZ TODO O BURBURINHO EM CIMA DOS BATONS QUE MUDAM DE COR. MUITO DESRESPEITOSO DA PARTE DE VOCÊS NÃO CITÁ-LO NA MATÉRIA. O QUE É CERTO É CERTO GENTE!

Acho super importante a inclusão tanto de pessoas LGBTs, quanto de pessoas com deficiência em matérias assim, parabéns a matéria está ótima, continuem incluindo todos os tipos de pessoas.

Que tudo!!! Gratificante vê a Adam ser reconhecida como uma das tantas pessoas que fizeram um Review de um produto bom e que entrega o que promete! Parabéns ao site, a marca e aos envolvidos por evidenciar os influencers com corraboram com o consumo e conhecimento do produto! Obrigado por nós representar Adam ❤️

Agora sim a matéria está realmente completa 😍😍😍😍😍
Parabéns Adam🥰🥰🥰🥰🥰

Adam, Simplesmente é uma perfeição de ser humano.
Amo até no feito de falar, doce e calma, maravilhosa! sou louca pro você, Merece esse, e tantos outros destaque, você é muito foda.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: