Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

O que é o barbiecore e como a tendência aparece na beleza

13/07/22

“I’m a Barbie girl, in a Barbie world…” Se você leu cantando, é sinal de que se lembra do início dos anos 2000, quando jovens loucos por MTV assistiam em loop ao clipe da banda Aqua, no melhor mood cor-de-rosa nostálgico. Corta para 2022, e cá estamos nós, imersas na tendência barbiecore, estética pink que volta a envolver a cultura pop, e nos faz desligar um pouco das mazelas do mundo para, ainda que por alguns instantes, rir e se divertir com a possibilidade de um mundo todo cor-de-rosa.

Quando o assunto é Barbie, pedimos aqui uma licença pois nós temos nossa boneca particular, a querida colaboradora Luanda Vieira, que é uma Barbie, sim – como ela mesma diz todos os dias no Instagram. Pedimos para ela contar um pouco do que é ser esse ícone em 2022:

“Sendo mulher negra, nem preciso dizer (ou ainda até preciso), que cresci sem me ver representada em nada, como novelas, revistas e, até mesmo, em bonecas. Às vezes a gente fala tanto sobre representatividade que a palavra acaba se esvaziando, mas pra mim, representatividade é se sentir possível. Quando passei a produzir conteúdo para a internet profissionalmente, há 1 ano, me apelidei de Barbie para que outras meninas e mulheres como eu se sentissem possíveis em qualquer situação e ambiente. Ser Barbie, no meu caso, é uma questão de quebrar o padrão, de não esperar as mudanças acontecerem. A gente imagina a Barbie loira, mas por que não uma negra trançada, com black power ou careca? Ser Barbie é a minha própria reparação histórica.”

“Sendo mulher negra, nem preciso dizer (ou ainda até preciso), que cresci sem me ver representada em nada, como novelas, revistas e, até mesmo, em bonecas”

Mas o que faz esse ícone imagético tão forte na cultura popular voltar à moda, e a hashtag #barbiecore estar bombando no TikTok? Tudo começou em março deste ano, quando Valentino lançou a coleção denominada “Pink PP” para seu outono/inverno 22/23, com modelos vestindo versões de rosa da cabeça aos pés, incluindo os olhos, com sombras gráficas hiper destacadas, obviamente, em pink. Depois vieram as primeiras imagens de Margot Robbie como Barbie no filme que será lançado em 2023 – sim, até lá vai ter muito barbiecore por aí!

Por fim, a tendência já foi abraçada por ícones contemporâneas como Rosalía e Kim Kardashian – no começo de junho, ela postou no Instagram uma foto tirada pela filha North, em que aparece num look Balenciaga rosa-choque da cabeça aos pés numa cama com lençol todo brilhoso, claro, também rosa.

Como não poderia deixar de ser, o barbiecore também chegou à beleza: é sobre rosa e exagero. Espere muita sombra rosa combinada com boca rosa, blush rosa, nos tons mais vibrantes que houver. Mas, obviamente, como cada pessoa pode aproveitar da tendência a seu modo, você não precisa incorporar o full-pink – pode entrar na onda da tendência investindo num só ponto de rosa, como por exemplo: no cantinho dos olhos, no lugar de iluminador, incluir um rosa mais brilhoso; um batom ou gloss mais rosadinho acompanhando uma sombra neutra, ou mesmo trocar seu blush usual por um tom mais chiclete. No caminho mais over, claro que glitter e sombras brilhas com efeito furta-cor puxado para o rosa também tem lugar de destaque.

Quem anima entrar no clima Barbie? Veja inspirações na galeria e, aqui no Pinterest, nosso board com mais ideias legais. 

{Fotos: Divulgação Barbie e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

3 replies on “O que é o barbiecore e como a tendência aparece na beleza”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: