Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Do loiro platinado para o ruivo: os processos e desafios dessa transformação

07/07/22

Em janeiro fiz a loucura – daquelas boas – de platinar o meu cabelo inteiro, da raiz até as pontas (contei sobre o processo todinho aqui no DDB). A experiência foi longa e exigia muitos cuidados: usar touca e fronha de cetim, óleos no comprimento todo, muita máscara de hidratação, matizador, protetor térmico, uma lista infinita de produtos que eu usava sem reclamar. Eu amava meu cabelo, mas como uma boa pisciana com lua em gêmeos, uma hora enjoei. Achava difícil combinar roupas coloridas com o tom dos fios e, como a cor bem clara já chamava muita atenção, minhas maquiagens nesse tempo ficaram mais básicas, variando entre o clássico delineado gatinho, sombra marrom discreta e algumas aplicações de strass (porque não sou de ferro e preciso de um “tchan” a mais nas minhas produções!). 

Já tinha ouvido mais de uma vez que se eu quisesse voltar a minha cor natural, o castanho escuro, precisaria passar por uma cor de transição, e foi aí que surgiu a ideia do ruivo. Convidada pela assessoria de imprensa da Schwarzkopf, lá fui eu no dia 3 de junho para o salão do super cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, o MG Hair Design, para mais uma transformação. 

O responsável por comandar a mudança foi Jean Philippe, embaixador da Schwarzkopf Professional no Brasil e especialista em coloração. Jean trabalha em uma bancada sem espelhos – ele conta que é para não deixar as clientes ansiosas e preocupadas com o processo. Assim, a sensação de que “tudo pode dar errado” não fica incomodando o tempo todo, e podemos ir conversando, tirando dúvidas e aprendendo um pouco mais com quem vai cuidar da gente. 

“Em um cabelo descolorido, o pigmento está extremamente reduzido – isso quando ele está lá. Então, até os fios entenderem que agora estão ruivos, leva tempo e algumas aplicações da tinta”

É um desafio colorir um cabelo loiro platinado, são muitas etapas necessárias para alcançar a referência desejada. “Em um cabelo descolorido, o pigmento está extremamente reduzido – isso quando ele está lá. Então, até os fios entenderem que agora estão ruivos, leva tempo e algumas aplicações de tinta. Para ir do loiro ao ruivo (sem que fique neon, aceso ou “água de salsicha”), a gente precisa construir o pigmento camada por camada”, explica Jean. 

No meu caso, foram necessárias 3 pré-pigmentações, que ele costuma chamar de repigmentação, onde são usadas colorações permanentes, mas que nem um pouco se parecem com o resultado final. A repigmentação serve para fixar os pigmentos nos fios, essencial para quem quer escurecer, como no meu caso. É nesse momento que você pensa que não vai dar certo, que a cor está muito clara, que a raiz ainda está escura e que a textura do cabelo está estranha, mas é preciso “confiar no processo”, como dizem por aí. Quando a repigmentação está bem feita, passamos para a base da cor final e só por último a coloração propriamente dita. 

Cerca de 6 horas depois, estávamos encaminhando para a finalização quando Jean avaliou meu cabelo e decidiu fazer mais uma camada de coloração. Para mim, já estava perfeito, mas voltei mais uma vez ao lavatório. Foi lá também que decidimos dar uma leve clareada na minha sobrancelha, e isso fez com que a transformação ficasse tão natural. 

Voltei para casa AMANDO meu ruivo, e tenho amado desde então. Um mês depois ainda não senti necessidade de retocar a cor e minha raiz cresceu bem pouco, mas é um grande desafio cuidar do novo cabelo. Fiz um processo químico atrás do outro e é natural que os fios sofram com isso, mas tenho algumas dicas de cuidados para compartilhar aqui.

Fiz o ritual Encanto da Lua Cheia do salão Laces and Hair e senti que ajudou bastante a deixar meu cabelo mais saudável. O tratamento consiste três passos: cortar as pontas secas e duplas, fazer o tratamento Multivitaminas (limpar o couro cabeludo, aplicar uma máscara super potente para nutrição, massagear o couro cabeludo com ventosas para estimulá-lo) e um tratamento com laser na raiz dos cabelos. 

Agora, os cuidados em casa: sigo usando bastante óleo nas pontas, em especial o Oil Reflections da Wella, e protetor térmico todas as vezes que uso alguma ferramenta de calor – eu amo o Uso Obrigatório da Truss. Outras linhas que tenho amado usar em casa são: Chroma Absolu da Kérastase – super novidade no mercado, desenvolvida especialmente para cabelos coloridos -, Blond Me e Fibre Clinix da Schwarzkopf, e Colágeno da Pantene. 

Oil Reflections
Light
Wella
Aqui
Tratamento Uso Obrigatório
Truss
Aqui
BlondMe All Blondes Light Shampoo
Schwarzkopf
Aqui
Máscara de Tratamento Vibrancy
Fibre Clinix
Aqui
Shampoo Chroma Absolu Bain Respect
Kérastase
Aqui
Máscara Capilar Chroma Absolu Filler
Kérastase
Aqui
Sérum Capilar Chroma Absolu Thermique Hair
Kérastase
Aqui
Shampoo
Colágeno
Pantene
Aqui
Condicionar
Colágeno
Pantene
Aqui
Máscara Hidratante Colágeno
Pantene
Aqui

{Fotos: Carolina Merino @caamerino}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

2 replies on “Do loiro platinado para o ruivo: os processos e desafios dessa transformação”

Perfeita! Amei o tom do ruivo! Voltei a ser ruiva recentemente e adorei as dicas dos produtos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: