Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Como descobri que pálpebras caídas também podem ter seu delineado

09/06/22

Faço parte do grupo de pessoas convictas de que delineador é lindo e incrível, mas só nos outros. Por muitos anos achei que corrigir minhas pálpebras caídas era um dado de realidade: seria só uma questão de tempo para que eu tivesse coragem de partir para uma cirurgia estética que me desse o formato de olhos… padrão, essa palavra que a cultura grudou no meu vocabulário.

Isso começou a mudar depois que vi uma exposição da incrível fotógrafa Claudia Andujar no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Ela é uma figura importantíssima na luta pela preservação do povo Yanomami, e faz do seu trabalho uma janela sensível para a realidade indígena. Talvez pareça bobo para quem lê, mas foi ao ver aquela população nas fotos, com seus olhos caídos, que reconheci o valor dos meus traços – tenho ascendência indígena na família, o bisavô do meu pai era índio, de uma tribo do interior do Paraná. Histórias familiares dizem que vêm daí meus cabelos muito pretos e grossos, os olhos pequenos e também elas, as pálpebras caídas.

Esse texto da Vic aqui no Dia de Beauté sobre autoaceitação também me fez refletir muito sobre minhas características. Lá ela fala sobre a falta de peito, mas mais do que isso: sobre não enxergar diferenças como defeitos. Afinal, uma diferença não é o oposto (em valor) de uma qualidade – as vezes a gente enxerga um defeito como uma “qualidade ao contrário”, como se tivessem o mesmo peso, em sentidos opostos. Pensar em sair desse binarismo de qualidade X defeito está me abrindo portas rumo a um olhar mais gentil sobre mim mesma.

Pensar em sair desse binarismo de qualidade versus defeito está me abrindo portas rumo a um olhar mais gentil sobre mim mesma

Mas voltando às minhas pálpebras: aceitá-las caídas foi um belo começo. Porém, a impossibilidade do delineador continuava lá. Até que, uma semana atrás, tive o prazer de fazer uma viagem a Paris com a equipe da KVD – essa marca que é reconhecida por ter um dos delineadores mais amados de quem entende de maquiagem (como as leitoras do DDB). 

Estava feliz de reportar as novidades para que muitas mulheres (que não eu) pudessem executar delineados incríveis por aí. Fiz até um olho esfumado dramático para ir à festa de lançamento e registrar makes belíssimas. Até que a maquiadora oficial da KVD no Brasil, Jessica Gregorio, que estava por lá, olhou para mim e perguntou: “Você não vai fazer um delineado?”. Fui logo respondendo que anatomicamente não seria possível, mas antes que eu terminasse minha explicação, ela falou “mas é claro que você pode!”, com uma certeza que foi capaz de colocar dúvida nas minhas convicções.

Foi assim que usei o primeiro gatinho da minha vida, e venho hoje dizer para vocês, moças que também têm pálpebras caídas que, sim, é possível. E mais do que isso: em apenas três passos, que a Jessica me ensinou e trago aqui para vocês com a alegria de quem abriu mais uma porção de possibilidades para brincar de se maquiar.

1 . Comece pela ponta do gatinho

“Com os olhos abertos, olhando para a frente, comece a traçar o risquinho que você deseja de um lado, depois do outro. É aí que quem tem olho caído vai entender onde vai ficar o traço – se você faz com os olhos fechados, com a pele esticada, depois o traço não vai aparecer”. Mais garantia ainda de sucesso é traçar de fora para dentro, ou seja, começando onde e na angulação que você deseja para seu gatinho.

2 . Fazer um “carimbo” no meio do olho

“Essa é uma segunda marcação, um risquinho no meio do olho, para sinalizar de onde eu vou puxar o risco do gatinho que foi feito antes. Essa você pode fazer com o olho fechado”

3 . Preencher

“Aí ficou fácil, é só ligar as duas pontas!”

E aí, quem vai se animar também? Depois me contem!

{Fotos: Glenn Close/ Foto Cindy Ord/MG22/Getty Images e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

4 replies on “Como descobri que pálpebras caídas também podem ter seu delineado”

amei a dica…. tb tenho pálpebra caída e amo um delineado…mas por fazer com os olhos fechados eles desapareciam…. não deixava de fazer, pq pensava, quando eu piscar eles vao ver! Agora adorei as dicas! vou fazer….

Olá, poderia fazer um mini vídeo com essa técnica para melhor exemplificar? Seria muito ilustrativo e de melhor entendimento.
Obrigada

Eva Green, Jennifer Lawrence também me fazem ter esperança. Sou neta de Índia. Na infância e adolescência, dizia m que parecia chinesa, mas agora tenho consciência que é ascendência
indigena..

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: