Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Como a alimentação pode ajudar no seu bem-estar durante o frio

02/06/22

Luiza Mattar é nutricionista e colunista do Dia de Beauté, onde publica mensalmente sobre nutrição

O outono chegou e, com ele, as frentes frias. Assim como nosso look, a alimentação também sofre mudanças nessa estação. É bem comum que a gente comece a procurar mais canecas quentinhas, sopas, mingaus, cremes e massas, e menos saladas cruas, vitaminas e frutas geladas. Super normal ter mais fome e/ou apetite agora e no inverno, já que nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos e por isso “pede” alimentos mais calóricos, e até mesmo gordurosos. É importante distinguir isso de “uma vontade de comer sem parar”.

Trago aqui alguns pontos importantes para você se atentar e não deixar os cuidados com a alimentação de lado durante o inverno.

1 . Hidrate-se

Beber água no verão é fácil, mas quando as temperaturas caem, a coisa começa a complicar um pouco. O conselho de sempre: deixe uma garrafinha à vista e tente tomar ao menos 1 litro de água por dia nela.

Além da água, uma dica um pouco óbvia, mas que muita gente esquece, é investir nos chás. Seja chá de uma ervinha da horta, seja aqueles de saquinho ou os comprados em casas de produtos naturais. Além de aquecer o corpo e as mãos (segurar uma xícara quentinha é tudo!) ajuda na hidratação.

2 . Invista nas frutas fora da geladeira

Frutinha geladinha no verão, tudo de bom, mas no inverno pode complicar um pouco. Que tal investir em frutas que não precisam ficar na geladeira e dá pra comer na temperatura ambiente? Banana, mexerica, pêra, maçã e abacate são alguns exemplos, mas vai do seu gosto. Lembrando que comer durante o dia, enquanto está sol e um pouco mais quente, parece mais convidativo do que à noite ou cedinho pela manhã.

Colocar fruta no mingau e/ou aquecer no forno/frigideira/micro-ondas com um pouquinho de canela também pode ser bem gostoso. Abacaxi grelhado, hummm, tudo de bom.

É normal ter mais fome nos dias frios, pois o corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos. O importante é distinguir isso da vontade de comer sem parar.

3 . Não é porque não tem salada que não tem vegetais

Ninguém é obrigado a comer salada no frio, mas nem por isso vamos esquecer dos vegetais. Dicas:

Aposte em folhas refogadas (espinafre, couve, chicória) ou no forno – já experimentou repolho assado? Chips de couve?

Sopas são ótimas maneiras de incluir mais legumes no dia – cenoura, abóbora, chuchu, abobrinha, entre outros. Também fica gostoso jogar um pouco de folhas, como a couve no caldo verde.

Lembrando aqui que batatas, mandioca, mandioquinha e inhame não entram como legumes, mas também ficam uma delícia na sopa, não precisa fugir deles não.

Para uma sopa completinha: um tubérculo, um legume, uma verdura e alguma proteína.

4 . Quando vier a vontade de comer, pense: eu estou com fome mesmo ou só quero me aquecer?

Deu vontade de mastigar? Tente pensar se é fome física (sensação de barriga vazia), se é frio (lembra do chá? Pode cair bem nesse momento!) ou apenas tédio.

Se for fome, evite buscar doces – fome e doces não combinam. Mate sua fome primeiro, e deixe o docinho para a sobremesa.

Luiza Mattar é nutricionista e trabalha com foco no comportamento alimentar, sem dietas ou prescrições. Acredita numa nutrição mais gentil e no equilíbrio como a chave para uma alimentação saudável. É criadora da página @oquehouvecomacouve e faz atendimento online.

{Fotos: olia danilevich, Moldy Vintages, Anna Pou e Foto de Foodie Factor /Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: