Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Coisas que você pode deixar para mais tarde

25/05/22

Cris Pàz é colunista do Dia de Beauté, onde publica mensalmente sobre beleza e longevidade.

Adoro ver minhas fotos com um sorrisão sincero, como a que ilustra a minha primeira coluna aqui. Aprendi a ver a alegria como um dos ingredientes da beleza, e isso não tem nada a ver com o alinhamento dos dentes, mas sim com a verdade. Já reparou que o certificado de autenticidade de uma risada parece estar no desalinho? Até sorrisos perfeitos se entortam diante da quebra de expectativa de uma piada bem contada.

Quando eu rio naturalmente, uma parte da gengiva aparece e, se eu estiver de perfil, nota-se claramente que minhas arcadas não se encaixam. Ao longo dos anos, elas aprenderam a ser felizes juntas, conciliando suas diferenças. Só se separam na hora da gargalhada, que por sinal não é nada discreta.

Tenho mordida cruzada e caninos proeminentes. Sou retrognata também – para não citar o termo que o Cebolinha usa pra ofender a Monica. Eu e meu sorriso nos demos bem por décadas, a única coisa que sempre fiz questão é que ele fosse sincero. Para mim, procedimentos estéticos podem ser um reforço para a autoestima, mas nunca substitutos dela.

Se a dentuça era eu (e continuo sendo), chatos eram os que ficavam sugerindo que eu usasse aparelho fixo. Depois que passei a produzir conteúdo na internet e a fazer palestras pelo Brasil, isso começou a acontecer com certa frequência.

Todo mundo queria mexer no meu sorriso, mas ninguém queria saber se eu estava feliz. E eu estava.

Me parece bastante saudável refutar essa ideia de deixar tudo impecável, seja na vida ou na aparência.

Passei tantos anos convivendo com meus dentes tortos e trabalhando meu amor-próprio, que isso deixou de ser uma demanda. Eu sabia que não era uma questão funcional, mas meramente estética. E tinha preguiça do processo. Sempre me disseram que eu teria que fazer a extração de um ou outro dente para começar o tratamento. Então deixei pra lá e segui feliz, sem economizar sorrisos nem risadas.

Até que um dia aconteceu.

Encontrei o alinhador e o dentista certos, nenhum dos dois invasivo. Sempre tive pavor daqueles sorrisos retos e ultrabrancos, luminosos como os de um “robô do salão do automóvel”, como diz um amigo. Uma melhora é sempre bem-vinda, desde que não me tire a humanidade.

Eu tinha 47 anos, não queria fazer uma mudança radical nem me tornar outra pessoa. Queria apenas um sorriso mais harmônico. Usei o alinhador por cinco meses, sem sofrimento, e fiz 48 anos me sentindo a mulher mais bonita do mundo. Meu Deus, que decisão feliz. Na hora mais apropriada, com o método e o ortodontista certos.

Não planejei, mas foi uma sorte fazer isso quase chegando aos 50. O trabalho mais efetivo, aprender a gostar do meu sorriso como ele era, tinha vindo bem antes, O alinhamento só veio completar. Depois disso assumi o cabelo branco, num momento em que eu estava absolutamente satisfeita com a novidade.

Me parece bastante saudável refutar essa ideia de deixar tudo impecável, seja na vida ou na aparência. Até porque é impossível. Mais saudável e prazeroso é seguir num aperfeiçoamento constante, renovando nosso olhar para a vida.

Como diria o Chico, “não se afobe não, que nada é pra já”. É assim, sem pressa, que a vida renova o fôlego e o viço. Sempre.

Cris Pàz é colunista do Dia de Beauté, onde publica mensalmente sobre beleza e longevidade. Publicitária premiada e escritora com oito livros publicados, ela nasceu em 1970 e é uma das precursoras da produção de conteúdo digital no Brasil. Colunista da rádio BandNews FM de BH, comanda o podcast 50 Crises (entre os destaques de 2020 no Spotify Brasil) e traz novos olhares sobre saúde mental, protagonismo feminino, maternidade, moda e longevidade por meio de suas redes e palestras.

{Fotos: Jess Bailey Designs / Pexels e reprodução Instagram @eucrisguerra}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Coisas que você pode deixar para mais tarde”

Cris, fico extremamente lisonjeado de ter me dado o privilégio de executar meu trabalho de forma a contribuir para que seu Sorriso ficasse ainda melhor!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: