Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Trabalhando com beleza: dicas de plataformas para encontrar o seu emprego

09/05/22

Se você já pensou em começar a trabalhar com beleza, seja dentro do time de comunicação de uma marca, desenvolvendo produtos, participando do time de marketing, RH, logística ou escrevendo sobre o assunto para algum veículo, deve ter notado o quanto esse mercado pode parecer fechado. Muitas vezes as vagas são preenchidas por indicação, quem já está dentro costuma transitar entre empresas, e o mercado de luxo então, parece um sonho ainda mais distante. Quando, há quatro anos, Carolina Leal começou a trabalhar como relações públicas da divisão de beleza da Dior, as mensagens por direct, e-mail e LinkedIn não paravam de chegar. “As pessoas perguntavam como eu consegui meu trabalho e pediam dicas para se inserir no mercado da beleza e de luxo. Sempre me perguntavam se tinham vagas abertas e pediam para lembrar delas quando surgisse uma oportunidade. Só que o fluxo começou a ficar muito grande nos últimos anos e eu comecei a enxergar isso como um business”, relembra a comunicadora. 

Foi assim que surgiu o Beauty Insight, uma plataforma profissional focada em dar visibilidade aos interessados em se inserir ou se realocar no mercado de beleza. Carolina divulga vagas e dá asas ao seu desejo de ajudar quem é apaixonado por esse universo, oferecendo uma chance a quem também quer fazer parte. No início, a busca era bem manual e ela tinha que ficar “caçando” vagas para divulgar, mas com o tempo a plataforma se consolidou e várias empresas começaram a procurar o Beauty Insight para anunciar posições abertas, se beneficiando de uma rede que conta com grande fluxo de inscrições de pessoas que realmente têm match com o universo da beleza. “A taxa de sucesso entre divulgação de vagas e contratação é enorme. Essa é minha maior felicidade”, contou Carolina. 

Em setembro de 2021, o projeto lançou o “Beauty na Real”, um quadro no Instagram para expor o expertise dos candidatos sobre beleza e conectá-los com marcas como Océane, Benefit e até mesmo Dior. Lá, três seguidoras engajadas testam produtos e fazem suas avaliações. Entre os planos para o futuro estão o lançamento de cursos, a criação de conteúdos interativos e até mesmo trazer uma curadoria de vagas de fora do Brasil –  além de manter a plataforma de conteúdo que já existe, focada em matérias sobre o mercado da beleza, dicas profissionais e mentoria profissional.

 

A iniciativa focada no mercado de beleza faz parte de um movimento de plataformas que surgem para abrir mais espaço no mercado de trabalho

Abram alas que elas vão passar

A iniciativa focada no mercado de beleza faz parte de um movimento novo, de plataformas que surgem com o objetivo de abrir espaço no mercado de trabalho para quem muitas vezes tem dificuldades de acesso a esses lugares – com destaque para as iniciativas que surgiram para aumentar o número de cargos para pessoas negras. As mulheres negras, em especial, estão 50% mais suscetíveis ao desemprego (de acordo com o Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Indique uma Preta nasceu para mudar este cenário.

Tudo começou quando Danielle Mattos estava em seu primeiro estágio de publicidade e queria trazer mais a comunidade negra para o seu espaço de trabalho. Ela decidiu criar um grupo no Facebook para se conectar com meninas que passavam pelo mesmo e conversar sobre empregabilidade, saúde mental e empreendedorismo entre mulheres negras, e o lugar se tornou uma comunidade de trocas e acolhimento. 

Foi por causa do grupo que ela conheceu Verônica Dudiman e Amanda Abreu, e juntas decidiram fundar o Indique uma Preta. O trabalho das comunicadoras cresceu e se tornou uma consultoria que gera conexões entre a comunidade negra e mercado de trabalho, e atua em diversas áreas em parceria com diferentes marcas – desde recrutamento e seleção, ações de marketing e comunicação, mentorias para líderes, produção de conteúdo e muito mais. A autora americana Angela Davis diz que “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta junto com ela”, e isso que norteia todos os projetos desenvolvidos pela consultoria. 

Em 2021, elas lançaram para a Avon a ação “Sou Potência”, um programa de capacitação de estudantes negras que selecionou estagiárias que foram contratadas pela multinacional no final do projeto. A iniciativa é parte de um conjunto de ações da marca para promover diversidade e inclusão entre os funcionários. 

A Indique uma Preta segue atuante no mercado promovendo rodas de conversa, divulgando e desenvolvendo cursos, recrutando e selecionando profissionais, além de trabalhar com grandes marcas como Santander, Magazine Luiza e Mercado Livre. Agora, está prestes a lançar um site que vai se tornar mais um canal de conexão, recheado de conteúdos e informações sobre workshops, cursos e projetos. Vale seguir o Indique uma Preta no Instagram – por lá elas sempre publicam as novidades e oportunidades de trabalho.

Foto @indiqueumapreta

{Fotos: Karolina Grabowska e Anastasiya Trefelova / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: