Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Tendências da Cosmoprof apontam menos água e mais diversão e tecnologia nos produtos

05/05/22

A maior feira de beleza do mundo, a Cosmoprof, reúne nada menos que 2.700 marcas do mundo todo – por isso é considerada uma espécie de bússola que indica os caminhos do mercado de beleza nos anos seguintes. Para se manter nesta posição, a feira apresenta anualmente o CosmoTrends, em colaboração com o escritório de tendências Beautystreams. A empresa analisa centenas de lançamentos da feira e cria um guia com os movimentos mais importantes para ficarmos de olho nos próximos anos. Reunimos aqui as principais tendências que foram apresentadas em Bologna, na Itália, e que devem impactar o mercado no mundo todo:

NO TO H20: formulações criadas para preservar a água

Segundo o report do Beautystreams, até 2025, dois terços da população mundial poderão ser afetados pela escassez de água. Escolhas sustentáveis são um caminho sem volta dentro do mercado da beleza, e nessa direção surgem marcas proativamente preocupadas em diminuir o uso da água em suas formulações, substituindo por óleos naturais e outros ingredientes botânicos. Outro benefício importante dos produtos waterless é que normalmente são também mais compactos, deixando assim menos resíduos na fabricação, além de serem mais leves para transportar.

A marca italiana de cosméticos sólidos leva essa categoria de produtos a outro patamar com os séruns em barra com propriedades hidratantes, iluminadoras e adstringentes. Os produtos (assim como os xampus, condicionadores e sabonetes da marca) contém na composição somente ingredientes naturais, entre óleos essenciais, vitaminas e ativos amazônicos. A forma de aplicação que a Senso Naturale recomenda para os séruns já é uma experiência por si só: primeiro, “aquecer” o produto girando a barra nas mãos 3 ou 4 vezes, depois juntar as mãos próximo do nariz e respirar fundo três vezes com os olhos fechados. Por fim, adicionar algumas gotas de água nas palmas das mãos antes de aplicar, batendo suavemente com as pontas dos dedos no rosto e pescoço.

A marca indie espanhola Beauté Mediterranea nasceu com o DNA da sustentabilidade, com produtos veganos, livres de silicones, parabenos, sulfatos, álcools e fragrâncias. Diminuir a água dos produtos foi um processo natural. O Detox Cleansing Powder é um limpador facial em pó, superconcentrado, que se transforma em uma espuma cremosa quando entra em contato com a água. 

  • . Limpador Facial em Pó No. 1 – Chanel

O produto é parte da recém-lançada linha sustentável da Chanel, composta por skincare, maquiagem e fragrância. O removedor de maquiagem em pó tem 93% de ingredientes naturais e leva extrato e óleo de camélia vermelha. Em contato com a água, ele se transforma em uma espuma densa que elimina as impurezas da pele.

SURPRISE ME, DELIGHT ME: mais sensações e prazeres no uso dos cosméticos

Os analistas de tendências da Beautystreams afirmam que essa tendência, tão sensorial, é muito impulsionada pelo digital. A conta é simples: quanto mais nos colocamos dentro do virtual, mais queremos interações físicas, parte essencial do que é ser humano. Por isso, mesmo os consumidores mais jovens, que nunca conheceram um mundo sem tecnologia, estão indo em busca de mais experiências táteis e imersivas que proporcionem benefícios sensoriais surpreendentes, desde texturas criativas até produtos que tornem a rotina mais divertida e indulgente.

Por que não um pouco mais de cheiro e sensações para o momento manicure (e depois dele!)? A marca Clarissa criou um perfume para mãos e unhas, disponível em embalagem supercool e com seis fragrâncias – entre elas argan, magnólia e ylang ylang – enriquecidas com queratina, pantenol e extrato de bambu para nutrir mãos e unhas. 

  • . Cool & Crackling Body Mousse – Foamous

Esse mousse tem um sensorial muito inusitado: ao aplicar, você percebe uma consistência que fica entre um mousse e uma espuma; ao colocar a mão para espalhar você sente os pequenos “estouros”, que dão uma sensação super interessante à medida que vai refrescando a pele enquanto hidrata – por isso é uma espécie de produto pós-sol. Ao contrário de alguns mousses que contém ingredientes controversos, a marca afirma que este só tem matérias-primas limpas.

BEAUTY BY NUMBERS: a tecnologia permitindo mais personalização e precisão

A personalização continua a crescer no mercado à medida que os consumidores buscam mais e mais soluções direcionadas às suas necessidades específicas. Atender a uma diversidade cada vez maior de consumidores que buscam ser reconhecidos em sua individualidade é um grande motor para esta tendência – e as empresas correm para dar conta disso apoiadas na inteligência artificial (cada vez mais sofisticada) e na busca por dados que possam rastrear e analisar as preocupações de beleza de cada um. Com isso, nos próximos anos estaremos mais munidos de diagnósticos detalhados, recomendações personalizadas e soluções adaptadas às necessidades diárias da pele e do cabelo, assim como às variações ambientais. 

A empresa espanhola introduz o que chama de “skincare adaptativo”, um sistema que se baseia nas ideias de que toda pele é única e está em constante mudança. Por isso, comercializa esse “sistema” que cria produtos de cuidado com a pele totalmente personalizados para cada momento do dia. Basta apertar um botão para combinar, por exemplo, uma base e até quatro ingredientes para aplicar no começo do dia, por exemplo. A marca possui ainda um aplicativo que é capaz de fazer uma leitura da pele e analisar as necessidades dela em tempo real para sugerir os ativos certos.

Esse dispositivo inteligente promete amplificar o efeito dos ingredientes presentes em séruns e cremes em até cinco vezes. Por meio de uma tecnologia proprietária, ele aumenta a absorção dos produtos e permite uma penetração mais profunda dos ativos, além de usar a luz de LED para estimular e tratar a pele.

LASH IT UP: cílios mais ousados e criativos 

A atenção aos cílios já vinha aumentando mesmo antes da COVID e da obrigatoriedade das máscaras – que momentaneamente deu foco total aos olhos. Segundo o relatório de tendências da Cosmoprof, a tendência vai tornar-se ainda mais forte com o aumento de produtos criativos para os cílios e o aprimoramento de cosméticos para essa área do rosto. De extensões de cores vivas a séruns de crescimento supertecnológicos e sistemas de extensão que usam luzes de LED, veremos inúmeras inovações para tornar os olhos ainda mais marcantes.

  • . Ovaco Egg Neural Cell Eyelash Serum – Sonimedi

O produto da fabricante sul-coreana, que alonga e engrossa os cílios, conta com uma tecnologia de células-tronco aliada a peptídeos específicos que nutrem as células da região para que elas cresçam cílios com raízes fortes e saudáveis.

  • . Lumisenses LED Eyelash Extension System – Glamlac OÜ

A cola usada no sistema de extensão de cílios dessa marca nascida na Estônia emite menos vapores e odores em comparação com a cola de secagem rápida. Nesse sistema, uma única gota de cola é suficiente para que se faça todo o procedimento de extensão dos cílios, e seca em poucos segundos. Segundo a empresa, é adequado até mesmo para pessoas com olhos sensíveis.

{Fotos: Divulgação e reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Tendências da Cosmoprof apontam menos água e mais diversão e tecnologia nos produtos”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: