Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Maior feira de beleza do mundo aposta em produtos good vibes para 2022-27

02/05/22

Começou nesta quinta-feira, dia 28, a Cosmoprof, o evento mais importante da indústria da beleza. Durante 3 dias, 2.700 empresas de 70 países se reúnem num centro de exposições gigante, de 30 pavilhões, em Bologna, na Itália, para apresentar suas novidades e inovações para um público de compradores, lojistas, jornalistas e influenciadores – dada a magnitude do evento, ele acaba sendo uma espécie de norte para todo o mercado. O que rola na Cosmoprof é o que vai bombar no mundo da beauté nos próximos meses. Spoiler: as empresas estão de olho em como proporcionar alegria e boas vibrações por meio da beleza.

“Após dois anos de paralisação das atividades de exposição, a edição de 2022 da Cosmoprof é um sinal de otimismo e confiança na capacidade de retomada da indústria”, disse Gianpiero Calzolari, presidente da BolognaFiere, organizadora do evento.

Parece que o desejo de retomada se dá em paralelo a certo empenho das empresas em olhar para as sensações que os produtos provocam nos consumidores – e cuidar para que elas sejam mais positivas do que já foram. “No passado, o mundo da beleza esqueceu da empatia”, disse Sam Cheow, Global Head of Make-up Innovation, Portfolio & Product Development da Estée Lauder, durante o painel “Future View 2022-27”. Ele critica posicionamentos de marketing que eram muito taxativos, impondo determinados comportamentos, o famoso “faça isso” ou “faça aquilo”, “seja assim” ou “seja assado”, etc. Ele diz que hoje as marcas precisam lembrar que os consumidores buscam autenticidade e que as marcas devem permitir que as pessoas se expressem quando e como estiverem prontas para isso.

“Joyology” é o nome da macrotendência que o evento aponta para os próximos 5 anos – indicadora de um desejo das pessoas de mudanças de lifestyle que gerem mais alegria e “good vibes”. Dentro desse grande guarda-chuva comportamental, são apontadas algumas tendências:

Metaversal Living

“E se o metaverso contribuir para construirmos um mundo mais feliz e sem fronteiras?”, questiona o relatório de tendências criado pela empresa americana Beautystreams. Metaverso é o assunto do momento quando se fala no encontro entre beleza e tecnologia. Mas as empresas ainda se mostram bastante cautelosas sobre esse assunto. Barbara Doussard, Prospective Director do grupo L’Oréal, diz que hoje não se sabe bem que uso será feito disso.

“Quando começamos a ver sobre metaverso, achamos que seria o ambiente em que as gerações Z e Alpha tomariam o poder e construiriam algo novo. Mas hoje sabemos por pesquisas feitas com esses consumidores que só 3% deles desejam estar no metaverso com frequência. Um número pouco maior afirma que gostaria de usar duas vezes ao mês. Os jovens querem o entretenimento do metaverso. Quando falamos de atividades mais ‘sérias’ não há tanto interesse”, diz a executiva.

A edição 2022 da Cosmoprof é um sinal de otimismo e confiança na capacidade de retomada da indústria da beleza.

Gender Freedom

A ideia de que romper com o binarismo de gênero pode tornar as pessoas mais felizes vem sendo cada vez mais abraçada pelo mercado. Sarah Léa Chicheportiche, Global Prospective Director & Global Insights da Coty – empresa que, aliás, trabalha a ideia de gender freedom há anos com o CK One, perfume unissex que é um clássico! -, lembra do movimento atual de homens se relacionando de formas diferentes com a beleza. “Temos o exemplo do que aconteceu no TikTok durante a pandemia, quando houve uma avalanche de trends de homens aprendendo a cuidar dos cabelos em casa. Tem ainda artistas como Tyler, The Creator e Harry Styles que estão dando novos sentidos para os esmaltes, por exemplo”, diz a executiva.

Holistic Health

A indústria da beleza está investindo pesado em produtos multissensoriais que possam ajudar a reverter uma série de novos problemas dos consumidores, como dificuldade de pegar no sono por causa do celular, dismorfia do Zoom (a obsessão por supostos defeitos na imagem na tela de um call) e solidão online. “Estamos num momento de unir o sensorial do mundo da beleza à tecnologia para poder ajudar mais as pessoas. Hoje, não podemos achar que os concorrentes são só as empresas que fabricam produtos parecidos. Um fabricante de travesseiro é meu concorrente, pois ele atende ao mesmo tipo de lifestyle do meu produto”, diz Barbara.

{Fotos: Divulgação Cosmoprof e Rebeca de Moraes}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Maior feira de beleza do mundo aposta em produtos good vibes para 2022-27”

[…] . Entre os dias 28 e 30 de março, aconteceu em Bolonha, na Itália, a Cosmoprof – maior feira de beleza do mundo. 2.700 empresas de 70 países se reuniram num centro de exposições de 30 pavilhões para apresentar suas novidades e inovações para um público de compradores, lojistas, jornalistas e influenciadores. Por lá, foram apresentadas as mais novas apostas e inovações do que vai bombar no mundo da beauté nos próximos meses. Confira a nossa cobertura completa aqui. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: