Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Pega na mentira: 5 mitos de beleza para você nunca cair

01/04/22

1o de abril é o dia oficial de pregar peças, mas também de tomar cuidado para não cair em pegadinhas e acabar acreditando na mentira que alguém vai tentar te contar. Quando o assunto é beleza, é difícil escapar de certos mitos, coisas que são repetidas por aí aleatoriamente e a gente muitas vezes acredita e replica sem questionar. Mas fique tranquila: levantamos os 5 mitos de beleza que mais ouvimos no dia a dia, e listamos com as explicações da dermatologista Gabriela Munhoz, para que ninguém corra o risco de cair na mentira.

. Só é necessário usar protetor solar em dia de sol ou quando vai pra praia

É fundamental usar o filtro solar todos os dias, mesmo em tempos nublados ou chuvosos. O protetor solar protege a pele de várias radiações do sol, são eles: UVA (causa o envelhecimento da pele, está presente em dias chuvosos e não é filtrada por vidros) e UVB (causa na pele a cascata da foto carcinogênese, ou seja, é o responsável pelo câncer de pele. Está presente em dias de sol, mas é filtrado pelas nuvens). Mesmo em dias chuvosos, ainda acontece a ação da luz visível – um comprimento de onda de espectro solar que tem entre 400 e 700 nanômetros -, é ela que nos faz enxergar e já se sabe hoje que pode causar manchas, melasma e sardas na pele. Por isso, é necessário usar o filtro solar para se proteger em todos os momentos, mesmo durante uma tempestade.”

. Pele oleosa não precisa de hidratante

“A pele oleosa possui uma disfunção da queratina e da produção de sebo. Mas, atenção, o fato dela ser oleosa, não significa que seja hidratada. Por isso, é recomendado que sejam usados produtos com agentes hidratantes que não sejam à base de óleo, ou seja, em forma de loção, sérum ou gel. Evite pomadas e cremes mais grossos.”

. Não precisa fazer skincare todo dia, é preciso deixar a pele respirar

Seguir uma rotina de cuidados diária não significa que você está “sufocando” sua pele, e por isso precisaria ter intervalos para que ela “respire”. Pelo contrário: é o cuidado constante que vai trazer mais benefícios a longo prazo. “O skincare deve existir, sim, todos os dias, e a rotina pode ser minimalista ou mais complexa, isso vai depender de cada tipo de pele e tratamento.”

A alimentação e os hábitos diários interferem muito na pele; e pele oleosa precisa de hidratante, sim!

. Não pode usar ácidos no verão

“Pode usar ácidos no verão, sim! Existe uma família chamada alfa hidroxiácidos (AHA), que são ácidos que não causam sensibilidade ao sol e não mancham a pele. É recomendado que seja usado mais à noite, porque a pele pode ficar um pouco mais sensível ao calor durante o dia.” 

. A alimentação e os hábitos diários não interferem na saúde da pele

“A alimentação e os hábitos diários interferem extremamente na pele, existem muitos estudos sobre o expossoma – tudo aquilo que a gente faz que seja externo a nossa pele. Existe o envelhecimento intrínseco, que acontece naturalmente e pela predisposição genética, e o envelhecimento que vem do expossoma, como por exemplo, o uso de cigarro, o sono e a exposição à radiação solar. O nível de estresse também está relacionado ao expossoma como uma característica e como fator importante de envelhecimento. Se você é uma pessoa extremamente estressada, que está sempre correndo, trabalhando loucamente, você tem uma tendência a ter um nível de cortisol maior e sua pele vai envelhecer um pouquinho mais rápido. 

Quando falamos sobre alimentação, é importante entender o eixo intestino – cérebro – pele, que funciona maravilhosamente bem e depende propriamente da nossa alimentação. Então, dietas modernas e industrializadas atrapalham o funcionamento desse eixo, e interferem no microbioma presentes na pele e no intestino. Por isso, é importante ter uma alimentação saudável, rica em alimentos crus, vegetais, alimentos ricos em fibras, frutas e legumes. Alimentos gordurosos e industrializados acabam matando as bactérias boas e proliferando as ruins, o que reflete no desbalanço das bactérias da pele. 

Outras atividades, como frio ou calor intensos, sal do mar, cloro da piscina, excesso de bucha e sabonetes, muitos ácidos ou peelings também alteram o microbioma da pele, que geram a perda de função de barreira cutânea. E como balancear? Utilizando hidratantes e mantendo uma boa alimentação.”

{Fotos: Anete Lusina e KoolShooters /Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: