Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Como aplicar corretivo? Domine essa arte!

08/02/22

Apesar de não ficar em destaque, o corretivo é um dos produtos que mais fazem diferença na maquiagem. Ele serve quase como uma preparação de tela, uniformizando a pele e neutralizando pontos do rosto a fim de deixar que outros elementos roubem a cena.

Líquido, bastão, canetinha, em potinho… São muitos os formatos disponíveis, cabe a você decidir o que mais combina com as suas necessidades, seu tipo de pele e entrega o efeito desejado. Quer uma ajudinha para escolher o seu? Nessa outra matéria, tem uma seleção caprichada com indicações das nossas leitoras. Mas o nosso objetivo aqui é partir para a ação!

Onde aplicar?

Pode anotar: o corretivo pode ser usado quase que no rosto inteiro. Não como uma base, que cobre tudo da mesma maneira, mas pontualmente.

Serve para disfarçar olheiras, espinhas, manchinhas e outros detalhes que incomodem, diminuir a vermelhidão da pele, além de causar efeito de iluminador quando mais claro e servir para “apagar” os lábios quando quiser uma make mais clean. 

Se for fazer uma pele completa, com base, o ideal é usar o corretivo depois, por cima, justamente dar um acabamento em pontos que pedem uma cobertura extra. Nesse caso, é importante que o tom dos dois produtos conversem.

Agora, se o plano um visual mais clean, só com corretivo, escolha um produto exatamente do tom da sua pele para ficar bem natural. O vídeo a seguir mostra o passo a passo para fazer uma pele caprichada só com esse produto. E, a seguir, apresentamos algumas dicas mais focadas, ensinando truques para áreas específicas.

 

Como aplicar corretivo? 

Existem três formas chaves de aplicar esse produto. A primeira é depositando nas áreas desejadas (com o dedo ou com um pincel mais achatado) e depois dando uma esfumada caprichada com a ajuda de um pincel bem gordinho até ficar suave a transição entre o corretivo e o resto da pele. Essa é a forma que o resultado fica mais natural – e nosso jeito favorito!

Se quiser um pouco mais de cobertura, pode usar os dedos mesmo para passar. Vá dando leves batidinhas até fixar bem e o acabamento ficar leve. Agora, se o objetivo é concentração máxima, use um pincel de precisão. Os chamados “pincel de corretivo” são exatamente esse. Aplique dando pinceladas!

Para esconder espinhas

Esses pontinhos indesejados que aparecem em nosso rosto costumam ter o tom bem avermelhado. Como esse tipo de correção é mega pontual, a dica é usar um pincel de precisão bem fininho para depositar o produto exatamente no local desejado. Depois, esfume com um pincel mais fofo.

Por serem sempre bem oleosas ou ultra ressecadas, as espinhas tendem a escapar dessa cobertura. Então o segredo é aplicar um pouco de pó antes e depois do corretivo para garantir melhor fixação.

Abaixo dos olhos

Hora de amenizar as temidas olheiras! Existem várias técnicas para chegar lá. Na hora da aplicação, algumas das mais conhecidas são: desenhar um triângulo invertido para uma iluminada extra, fazer pontinhos acompanhando a curva dos olhos para um resultado mais delicado e desenhar um traço exatamente por cima da olheira para um pouco mais de cobertura.

Aí é com você escolher uma das técnicas sugeridas lá em cima para passar: depositar produto e esfumar com pincel gordinho, dar batidinhas com os dedos ou fazer pinceladas com o de precisão.

Pontos de iluminação

Outra funcionalidade do corretivo é iluminar alguns pontos. Escolha uma cor dois tons abaixo da sua pele para causar esse feito. Depois aplique nas partes do rosto que quer destacar.

Debaixo das sobrancelhas, no cantinho dos olhos, no centro da testa, na parte de cima do nariz, acima do blush, no arco do cupido e no centro do queixo são algumas opções. Teste para ver o que mais combina com você! 

Lábios e sobrancelhas

Iluminar, corrigir e… apagar! O corretivo é realmente o coringa da maquiagens, tem muitas ações! Você pode passar por cima dos lábios para deixar eles neutros, fazendo com que o foco do make fique em outras áreas – um gloss por cima até que vai bem, se quiser. Mas se seu objetivo é desenhar uma boca menorzinha, cubra a sua com corretivo e depois crie o formato que desejar usando batom ou lápis labial.

Também tem feito sucesso as sobrancelhas apagadas. Para chegar lá com maquiagem, use uma escovinha de sobrancelha e espalhe corretivo do tom da sua pele por cima. Isso vai tingir os fios, dando essa sensação de pêlos descoloridos.

Pincel para corretivo: qual escolher?

Essa parte pode parecer complicada, mas não se cobre. Não há regras quando o assunto é maquiagem: o ideal é sempre aplicar o produto da maneira que você se sentir mais confortável. Cada maquiador tem um segredo, cada pessoa tem seu jeito favorito.

Por aqui somos fãs dos pincéis gordinhos para esfumar. Eles deixam um resultado mais leve e natural, pode confiar! O Setting Brush (aqui), da Real Techniques, é maravilhoso para essa missão. Faz um bom trabalho tanto em áreas menores, quanto maiores. 

Para depositar, o próprio dedo ou aplicador do corretivo fazem um bom trabalho. Mas se preferir usar pincel, o de precisão é ideal. Isso, o mesmo a ser usado para aplicar o corretivo com pinceladas. O Pincel Para Corretivo Secret Camouflage (aqui), da Laura Mercier, é tudo de bom.

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

2 replies on “Como aplicar corretivo? Domine essa arte!”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: