Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Lip Balm: para que serve?

04/02/22

Confessa para a gente: quantos hidratantes labiais você carrega na bolsa? Verdadeiro vício, é impossível ter apenas um depois que vira hábito usar! Como o próprio nome diz, os queridos lip balms (termo em inglês que a gente também usa muito no Brasil!) servem para manter os lábios sempre macios e hidratados, mas afirmar que essa é sua única função é quase uma blasfêmia.

Com o passar dos anos, as marcas revolucionaram suas fórmulas e deram a eles outros atributos, como cor e proteção solar. Já os maquiadores, levaram seu uso para outras partes do rosto. Na boca, nos olhos ou nas têmporas, o que importa é saber que esse item de beleza, que costuma estar entre os mais baratos de todas as marcas, pode ser usado de diferentes formas – e podemos provar. 

Lip Balm como hidratante labial

Sim, não podemos deixar de lado a sua principal função: a hidratação. É possível encontrar no mercado diversos lip balms que ajudam você a manter a boca bem macia e com frescor no dia a dia. Em bastão, bisnaga ou de potinho, o que não faltam são opções, cores e sabores para você se deliciar. 

Ele pode ser reaplicado diversas vezes ao dia, sempre que sentir necessidade. Falou demais em uma reunião ou está há horas em frente ao computador e sentiu a boca seca? Uma camada de lip balm pode aliviar a sensação imediatamente.  Nos vídeos a seguir, há diversas opções para quem está em dúvida sobre qual modelo comprar. 

O legal é que muitos tem uma corzinha, dando uma vivacidade maior aos lábios. E aí ele sai na frente do batom para o dia a dia, pois é tão suave que não borra, então você não precisa se preocupar com isso enquanto trabalha ou almoça.

Mas atenção: boca seca e lábios craquelados também são sinais de desidratação. Entre uma passada e outra de balm, acrescente também um copo de água a sua rotina. Seu corpo e sua pele agradecem! 

 

 

Por que hidratar os lábios é importante?

Repita comigo: o contorno da boca também é pele e precisa de cuidado. Quando hidratamos os lábios, fortalecemos a barreira protetora, evitando a perda de água e possíveis inflamações e infecções, como alergias.

Também tem a questão dos raios solares. Já reparou que, hoje em dia, a maioria dos lip balms vêm com FPS? Alguns chegam até o fator 50! Se precisamos aplicar protetor solar todos os dias no rosto, com ainda mais atenção quando vamos curtir um tempo na piscina ou na praia, o mesmo vale para os lábios. E não vale esquecer a reaplicação! 

Esse cuidado também previne o ressecamento da pele dos lábios, evitando que você termine o verão com a boca craquelada e descascando. Além da sensação desconfortável, deixar os lábios expostos ao sol sem nenhum tipo de proteção pode causar dores e queimaduras.

Como aplicar o lip balm?

Não tem mistério para passar o hidratante labial! Aplique quantas camadas achar confortável e de maneira bem livre. Não precisa de tanta precisão quanto o batom, porque mesmo os coloridinhos ficam bem difusos, então pode usar e abusar.

Outras funcionalidades do lip balm

Como comentamos, o lip balm tem muuuitas outras utilidades além de hidratar os lábios – será que é por isso que o amamos tanto? Nas maletas de maquiagem de muitos profissionais, eles já são presença confirmada para o uso nas bochechas e nas pálpebras, por exemplo. Veja alguns usos a seguir:

Toque de cor às bochechas 

Se você prefere um visual mais glow, pode usar um lip balm bem pigmentado como blush! Ele entrega um ruborzinho iluminado que fica uma graça, bem suave, só para animar o look.

Se preferir uma cor mais intensa, pode misturar blush em pó com hidratante labial. Por ser emoliente, ele é ótimo para carregar qualquer pigmento. Nesse caso, o acabamento fica parecido com o cremoso, dando um viço natural. Vá na fé e na coragem: passe a bala do lip balm no blush, depois aplique nas bochechas e finalize com os dedos dando batidinhas até espalhar na área desejada.

Técnica strobbing 

Strobbing é um nome chique que se usa para… a técnica de iluminação! A ideia é usar o lip balm no lugar do iluminador para trazer luz para pontos chaves do rosto, como debaixo das sobrancelhas, no cantinho dos olhos, no centro da testa, na parte de cima do nariz, acima do blush, no arco do cupido e no centro do queixo.

Aqui, use apenas os incolores! O resultado fica um pouco mais molhado e suave que do iluminador – se quiser mais impacto, pode fazer o truque de tornar cremoso o produto em pó, mas agora passando o lip balm na paleta de highlighter antes de aplicar.

Efeito colorido às pálpebras

Você também pode colorir as pálpebras com a ajuda do lip balm. É a mesma técnica citada acima, mas com sombra – o vídeo a seguir mostra tudo na prática. Como o produto em questão é mais pigmentado que os anteriores, o resultado também fica mais potente, dando ainda mais força à cor da sombra. Experimente e conte para a gente se gostou! 

{Fotos: reprodução Instagram e Burst / Pexels}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Lip Balm: para que serve?”

[…] O nome pode parecer difícil, mas a sua aplicação no dia a dia não é. Para quem não sabe, o efeito lip stain é quando usamos pouquinho batom para deixar a boca com aquele efeito manchadinho que dá aquele ar saudável do “eu acordei assim”. Ao invés de pesar na maquiagem, é a prática de dar um leve toque de cor nos lábios. Mas e aí, como você consegue esse efeito usando lip balm?  […]

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: