Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

ABC do ritmo circadiano com Oya Care

10/11/21

Esse é o primeiro vídeo, de uma série de três, em parceria com a Oya Care junto com a ginecologista Juliana Sperandio. Hoje o assunto é ritmo circadiano – você já notou que funciona melhor em alguns horários do dia? Já parou para pensar se é uma pessoa matinal, vespertina ou noturna? Quem determina isso é o ritmo circadiano, também conhecido como ciclo sono-vigília (a alternância entre os períodos em que estamos dormindo e o que passamos acordadas). Além de influenciar o sono, o ritmo circadiano também regula diferentes funções orgânicas, com impacto sobre nosso humor, as flutuações hormonais e nossa disposição para diferentes atividades do cotidiano – e tudo isso acontece em conexão com a natureza, a partir da luz solar.

Os dois principais cronotipos que podemos identificar são o da coruja e o da cotovia. As corujas, ou lobas, são pessoas que dormem e acordam mais tarde, e têm seu pico de produtividade mais para o fim do dia. Já as cotovias acordam cedo, fazem atividades logo pela manhã e às vezes estão dispostas antes mesmo de o sol nascer. Além deles existe também o cronotipo intermediário. Dentre os fatores que determinam tudo isso está a  liberação de dois hormônios centrais: a melatonina, que ajuda o cérebro a desacelerar e entrar no modo sono, e o cortisol, responsável pelo despertar. Outros componentes do ritmo circadiano são o metabolismo, a temperatura corporal e a idade.

Dá para perceber que o sono é a principal atividade para determinar a nossa relação com as tarefas diárias – nem todo mundo precisa da mesma quantidade de horas, mas a qualidade é a prioridade. Por isso, aprender sobre seu próprio corpo e conseguir adaptar sua rotina ao seu ritmo circadiano é de grande importância.

O ritmo circadiano é conhecido como o ciclo sono-vigília, ele influencia nosso sono e regula diferentes funções orgânicas. 

É claro que em alguns casos não é possível obedecer seu ritmo ou adaptar a rotina da maneira como gostaria, mas alguns recursos podem ajudar no despertar e no adormecer:

Para acordar:

. Café e chá preto ajudam a despertar, mas não exagere – tome no máximo 2 a 3 xícaras por dia (uma média de 200 a 300 miligramas).

. Se exponha a luz do sol ou a luz branca – elas inibem e/ou interrompem a produção de melatonina, por isso ajudam quem precisa despertar.

Para dormir:

. Escolha luz âmbar ou vermelha, que remetem ao fogo das cavernas e ajudam a embalar a noite.

. Ative o modo noturno do celular.

. Use e abuse do óleo essencial de lavanda. 

. Chá de camomila, melissa e mulungu ajudam a pegar no sono e a dormir melhor.

. Faça exercícios no máximo até 2 horas antes de dormir, o mesmo vale para ingestão de bebidas alcoólicas e refeições muito calóricas com carboidratos.

. Evite cafeína após às 14h – a bebida demora até 8 horas para ser metabolizada.

Poder decidir qual ritmo você quer seguir é libertador, e a Oya, uma clínica virtual de saúde feminina, acredita também no poder da autonomia para decidir seu futuro em relação à fertilidade. O primeiro produto da Oya é uma avaliação preventiva de vida fértil, que permite entender o status do seu corpo nessa área, oferecendo suporte e informação para o planejamento de seu futuro reprodutivo. 

Se você quiser entrar nessa jornada, aproveite o cupom de desconto OYAVIC no site.

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: