Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

O que é saúde para você hoje?

26/08/21

Por aqui, gostamos de defini-la a partir de três conceitos chave: conhecimento, cuidado e autonomia. O conhecimento nos aproxima do corpo e nos ajuda a decifrá-lo; o cuidado acolhe o corpo e suas necessidades; e a autonomia é o resultado dessa sinergia poderosa e também a melhor forma de trabalhar o conhecimento e o cuidado. 

Por muito tempo, essas palavras ficaram restritas ao universo dos profissionais de saúde, mas gostaríamos de mudar essa história. Somos a Oya Care, a primeira clínica digital de saúde feminina do Brasil, e estamos aqui para mostrar que a sua saúde é sua.

Em 1948, ano em que foi criada, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu sua definição do termo logo no preâmbulo de sua Constituição. Para o órgão, saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.” 

No entanto, nossa experiência cotidiana ainda tem muito a evoluir nesse sentido. 

O mundo se transformou e acelerou de maneiras extraordinárias nesses últimos 70 anos, mas essas mudanças também nos distanciaram dos nossos corpos, que parecem cada vez menos nossos. A impressão se radicalizou por conta da pandemia, que confinou boa parte da população em casa e tornou o corpo físico quase que um sinônimo de ameaça, algo que deve ser protegido e resguardado enquanto nossas vozes e palavras vivem no nosso lugar através dos computadores e smartphones. 

Saúde não é isso. Pelo menos não deveria ser.

Ao mesmo tempo, o cenário oferece uma oportunidade de mudança positiva. Ela já está acontecendo, basta observar alguns exemplos ao nosso redor: a valorização da prevenção, o destaque dado para o fortalecimento da imunidade, a busca por práticas integrativas como a yoga e outros exercícios que nos permitem experimentar o corpo como um todo. Percebemos que o contato com o sol faz muita falta, e aqueles 15 minutos de luz na janela podem ser a diferença entre um dia bom e um dia ruim. O autocuidado em suas mais diversas formas nos ajudou a seguir em frente, e isso vale para máscaras faciais, suco verde, terapia, masturbação e óleos essenciais. 

Saúde é tudo isso, uma experiência ampla de bem-estar que também pode ser vista como uma espécie particular de beleza. E é para falar sobre todos esses temas que estamos aqui. Muitas pessoas ainda entendem que uma pessoa saudável é aquela que não está doente, ou então que falar sobre saúde é necessariamente falar sobre doenças. Por isso, a ideia de ter uma coluna sobre o tema em um site sobre beleza e lifestyle pode parecer estranha para muita gente.

Saúde é uma experiência ampla de bem-estar que também pode ser vista como uma espécie particular de beleza.

Mas pensa aqui com a gente: desde sua fundação, o mote do Dia de Beauté sempre foi trazer o universo da beleza para o nosso dia a dia, para que pudéssemos nos apropriar dele e adaptá-lo aos nossos desejos e necessidades. Longe das regras e imposições que um dia dominaram o mercado, ao longo da sua história o DDB mostrou que era possível improvisar, adaptar, inventar e se divertir usando maquiagem. 

As técnicas e informações não eram mais obstáculos, mas ferramentas que poderiam ser usadas para contar qualquer tipo de história – usando brilhos, usando o dedo, usando batom como sombra e, acima de tudo, fazendo desses momentos uma oportunidade de conexão com quem somos e com quem queremos ser. 

Em um mundo historicamente dominado por homens, as demandas das mulheres acabam sendo subestimadas ou deixadas de lado – a beleza é vista como futilidade, a saúde fica em segundo plano. O mesmo vale para qualquer pessoa que não se encaixe no modelo referencial da medicina, que é o homem branco. A desinformação sobre essas vidas faz com que essas pessoas tenham seu poder de escolha reduzido, com um corpo que passa a ser delegado a especialistas que tendem a ver particularidades como problemas. Nesse processo, perde-se a oportunidade de estabelecer uma conexão mais profunda com a saúde, e também a voz ativa sobre o melhor caminho para si. 

Nossa proposta é reivindicar nossa saúde de volta, assim como fizemos com a beleza, com foco em conhecimento, cuidado e autonomia, sempre de mãos dadas com a ciência. A Oya Care nasceu da união entre a autonomia e o coletivo, a escolha e o destino, os ideais e a análise. É a deusa que encontrou a ciência. Sem medo, sem respostas absolutas e pré-determinadas, sem julgamentos e sem vergonha. 

Para nós, saúde é um conceito que inspira a construir um relacionamento harmônico entre o que tocamos e aquilo que nos toca, por dentro e por fora. Isso vale para o que comemos, a saúde do nosso intestino, e também nossa saúde mental, que são alguns dos temas que vocês encontrarão por aqui. 

Acreditamos que o conhecimento sobre você, seu corpo e sua vida é uma ferramenta poderosa para viver com mais mais liberdade e criar seu próprio futuro. A saúde também pode ser nossa, única – assim como a beleza.

O que é saúde para você hoje? O que é o seu corpo para você hoje? É isso que queremos te ajudar a descobrir. 

Vamos juntas?

Anna Vitória Rocha, jornalista da Oya Care.

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: