Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Penteados cheios de personalidade para cabelos crespos e cacheados

15/08/21

Nosso cabelo crespo carrega muita história. Entre coisas boas e ruins, ao longo de vários séculos nada impediu que pessoas negras criassem bastante com ele. Os fios crespos não trazem apenas empoderamento, mas dizem muito sobre quem somos e quem podemos ser. Os penteados também fazem parte disso, não apenas por questões de estética, mas pela ancestralidade, cultura, e vivências que estão por trás deles.

De forma prática, o cabelo crespo é bastante versátil – muito mais do que os padrões de beleza nos permitiram acreditar por muito tempo. Sem precisar cortar ou tingir, existem milhares de maneiras de variar o visual apenas mudando o jeito de arrumar os fios. No verão, os penteados ajudam a refrescar a nuca. No inverno, que o crespo costuma ficar mais ressecado e menos volumoso, eles são a salvação para o day after – mas a verdade é que não precisa de desculpa para se jogar em um penteado incrível!

Às vezes queremos looks mais simples, porém elegantes. Às vezes queremos mostrar toda a nossa personalidade, usando o cabelo como forma de expressão. Mais do que nunca, entendemos que nossos fios são livres para ir além do volumão e podem incorporar versões diferentes a cada penteado.

Os fios crespos não trazem apenas empoderamento, mas dizem muito sobre quem somos e quem podemos ser – e os penteados também fazem parte disso.

A seguir, sete ideias de penteados (e várias inspirações) para as crespas experimentarem:

O uso de piranhas e presilhas se disseminou em 2020 e segue com tudo em 2021. Um detalhe singelo, que no começo foi adotado por mulheres de cabelo liso, mas que as crespas logo aderiram, mostrando que vai bem em qualquer textura. Além de ser fácil de executar, o penteado com presilhas é sofisticado e combina tanto com ocasiões mais arrumadas, quanto com as mais casuais. Outra vantagem: dá para ficar no lado mais minimalista, como um detalhe mesmo, ou encher a cabeça com elas para um visual bem marcante.

O coque baixo parece ter se tornado um penteado universal, graças à elegância e sofisticação que confere ao look, mesmo com toda sua simplicidade. Não é tão elaborado, e é uma ótima opção para mudar o cabelo no dia a dia – dá para brincar com a textura da raiz, deixando mais esticada ou mais crespa, e com a finalização do coque em si, mais fofo ou mais justinho na cabeça. Um penteado que transforma a estética do cabelo crespo sem comprometer os fios.

Os lenços voltaram com tudo há alguns anos, para nunca mais sair de cena – ainda bem! Gosto especialmente de dois jeitos: tanto em um caminho mais camponesa, dobrado ao meio e cobrindo a cabesa com as pontas amarradas por baixo dos fios, quanto no estilo mais puxado para o babushka, que significa “vovó em russo” e segue a mesma lógica, mas as pontas são amarradas abaixo do queixo. O legal é que nem é um penteado propriamente dito – pode só amarrar o lenço e sair -, mas um truque simples que deixa o visual estiloso.

As tranças nagôs são um marco na história do cabelo crespo e vêm sendo cada vez mais reapropriadas e utilizadas como forma de expressão por pessoas negras. Dá para trançar os próprios fios, usar entrelaces (uma forma de fixar o aplique) ou até mesmo usar as Laces, perucas super reais (saiba mais aqui), se quiser mudar o visual de maneira super rápida. Além de serem cheias de personalidade usadas soltas, as tranças nagôs permitem criar penteados maravilhosos, e também podem ser feitas de várias formas, nem sempre seguindo uma linha reta, podendo formar desenhos e até mesmo caminhos diferentes durante o processo. Acessórios deixam tudo ainda mais estiloso e irreverente.

O twist é outro estilo de trança bastante utilizado por pessoas negras, muitas vezes até antes de descobrir mais sobre sua identidade capilar e entender como se relacionar com o seu cabelo crespo. Atualmente, ele é utilizado de uma forma mais livre, sendo uma ótima forma de criar uma texturização diferente nas madeixas. Ele ajuda a deixar qualquer visual com mais impacto, mesmo que o cabelo não seja volumoso.

Falando em versatilidade… O moicano, penteado favorito dos punks, costumava aparecer em pessoas de cabelos lisos, com as laterais raspadas, abusando de spray para manter tudo em pé. Pois com o cabelo crespo, basta prender separadamente uma parte na frente e outra atrás para ganhar um moicano em versão adaptada! Um visual que está super em alta entre as meninas mais novas.

E o rabo de cavalo? Ele está um pouco diferente… Depois da capa da revista ELLE de maio com a influenciadora Camilla De Lucas, com o comprimento dos fios quase todo preso para cima e a ponta livre, volumosa, em formato de pompom, essa forma inusitada se tornou hit entre crespas e cacheadas. Muito estiloso e também chamativo, para dias que você quer arrasar. Pode parecer difícil de fazer, mas com alguns elásticos de cabelo é possível conseguir esse efeito.

Luma Jady é estudante de jornalismo, criadora de conteúdo. Escreve sobre cultura, moda, beleza e gosta de se arriscar no mundo jornalístico.

{Reprodução: Instagram @mequetrefismos/ @lucasfonsecca___/ @valesaig, @lumaajady, @eusaholiveira, @manuuvianaa, @laricunegundes, @narahbaptista, @nneaedum e @todecrespa}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Cabelo ,
Tags: