Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Beleza lunar: rituais para se alinhar com as fases da Lua

07/08/21

Você saberia dizer em qual fase a Lua está hoje? Essa pergunta pode soar muito mística, mas tem propósito: o ciclo lunar pode ajudar muito no processo de autocuidado — e não estou falando do melhor momento para cortar o cabelo, viu? Se você se sente mais cansada em uma parte do mês e brilhante em outras, bem-vinda ao ciclo lunar!

Para a astrologia tradicional, a Lua reflete nossa parte emocional e imaginativa, assim como nossos sonhos, memórias e até nossa intuição. Mas se você não é muito chegada no assunto e precisa de algo mais “terreno”, te entendo. E te conto: o conhecimento sobre a lua é importantíssimo em diversas culturas tradicionais ao redor do mundo, que inclusive se guiam pelo calendário lunar para propósitos mais práticos (como plantio e marés), e também para temas mais sutis e íntimos.

Os ciclos lunares oferecem também uma bela metáfora para nosso próprio movimento interno — sendo uma oportunidade para validarmos ideias, planejarmos os próximos passos, revisarmos o que não deu certo e colocarmos os desejos em prática. Aqui embaixo vou te contar alguns rituais para se conectar com a energia que mais se faz presente em cada momento do mês.

“A lua está descansando, descanse também”.

Lua Nova

“A lua está descansando, descanse também”. Ouvi essa frase dita pela minha vó, durante as noites sem lua no céu, tantas vezes que perdi a conta. Mal sabia eu que ela estava me contando um detalhe muito importante de autocuidado. Os dias e noites nos quais a Lua não reflete a luz do Sol são melhores se nos resguardarmos, sem grandes movimentações e esforços, como uma semente na terra.

Tudo que acontece nesse período tem ressonância nas outras fases do ciclo — portanto, é um dos momentos mais importantes do mês. É ótimo para o descanso, meditação, limpeza e introspecção, tudo na perspectiva de guardar forças para o que vem aí.

Rituais para a Lua Nova

Na nossa rotina diária, os dias de Lua Nova pedem autocuidado em suas melhores formas. E são perfeitos para receber uma auto-massagem, caprichar no descanso, focando em liberar as energias do ciclo anterior.

Uma boa ideia é escolher uma noite para ritualizar mesmo: acender velas cheirosas, mergulhar em um banho demorado, respirar (a gente esquece de respirar fundo!), se recolher em você mesma e ouvir suas músicas relaxantes preferidas.

Focada nesse deixar ir, é um bom momento para limpeza física também — tipo usar esfoliante (para o couro cabeludo, rosto, lábios, corpo). Uma boa pedida são os esfoliantes a seco — que você primeiro aplica e só depois enxágua, o que ajuda a reter a hidratação da pele.

Os sabonetes naturais em barra que contém ingredientes focados na purificação também são uma boa pedida: já que nesse momento o corpo está ocupado com limpeza interna, é bom evitar qualquer carga extra de químicos desnecessários. Depois disso, vale mergulhar em bons óleos corporais com ingredientes de propriedades regenerativas, como alecrim, sálvia, melissa e verbena.

Caso use maquiagem, evite a base e foque também nos produtos naturais, como os da MoNA Cosmetics, da Care Natural Beauty e da Be Plus Natural Care. Isso inclui o demaquilante — que hoje já ganhou versões mais naturais, alguns até com camomila entre os ingredientes.

Lua Crescente

Essa Lua é aquela que começa a refletir e enviar a luz do Sol para a Terra. Ou seja: tem uma dose maior de energia rolando!

Como é um momento de mais confiança, é uma boa ideia colocar em prática coisas novas que você queira tentar. É aquele “empurrãozinho” de novo ciclo, sabe? Em outras palavras, os dias de Lua Crescente são como aquela segunda-feira que sempre aguardamos para mudar nossos hábitos!

Rituais para a Lua Crescente

A semana de Lua Crescente é ótima para consultar um oráculo — tipo o tarô ou a astrologia — e saber mais sobre as energias envolvidas no que você pretende colocar no mundo.

No autocuidado, o momento é de mais leveza, então convide o que é novo. Teste novos exercícios físicos e também faça uma boa aula de yoga para aumentar a disposição.

Na maquiagem, aplique tudo que for mais leve e te dê animação: lip tint nas bochechas para ficar com a pele corada, iluminador, sombras divertidas e muito gloss! Falando de cores, branco e rosa funcionam especialmente bem nesse momento.

O que vale é experimentar. Sabe quando você amava testar várias coisas sem saber onde ia dar? Essa é a energia. Quem sabe vale até dar uma chance para alguma trend de maquiagem do TikTok?

O que vale é experimentar. Sabe quando você amava testar várias coisas sem saber onde ia dar? Essa é a energia.

Lua Cheia

Chegamos nela: a encantadora Lua cheia! Se pra você ela ainda é meio misteriosa, aqui está uma comparação: sabe aquele dia de verão, com sol de meio dia? Pois essa é a energia. É claro que com a lua tudo é sempre é mais sutil, mas aqui ela está o mais iluminada, brilhante e cheia que pode estar. Um momento de muita criatividade e força.

Astrologicamente esse momento também pede atenção: como a lua está em oposição ao sol, podem rolar alguns atritos e podemos ficar mais afrontosas. Então a palavra-chave é equilíbrio.

Rituais para a Lua Cheia

A luz desse momento do ciclo é uma das mais poderosas, por isso, aproveite para energizar os cristais durante a noite. É só colocá-los sob a luz da lua, em um lugar seguro e no qual eles não peguem chuva. Essa energia ativa e limpa as pedras.

Holisticamente falando, nesse momento a pele está mais receptiva e absorve mais profundamente os ativos e loções. Então vale mergulhar em uma oleação profunda, seja na sua versão mais tradicional, espalhando o óleo pelo corpo, seja na versão da Ayurveda, o abhyanga, que dá preferência para ingredientes alinhados com seu dosha e com uma aplicação um pouco mais vigorosa.

E sim, esse é o momento perfeito para quem quer mais volume nos cabelos! É aqui que recomendo hidratações, massagens e tratamentos capilares — assim como o teste de novos penteados. Como esse período é de mais criatividade, a chance de descobrir algo novo que te agrade é bem grande.

Para o rosto, foque nos produtos com aqueles ingredientes mais luxuosos, que contribuem para a nutrição e iluminação da cútis. E na maquiagem, momento de brilhar e de ser vista: pode aplicar o que te faz sentir mais linda e iluminada. Essa fase é também especialmente propícia para tudo que brilha — e na minha mente vem absolutamente os produtos da Fenty Beauty, que dão aquele glow especial para o corpo e o rosto, e a MAC, que foi super pioneira nesse universo e arrasa sempre!

Lua Minguante

A última Lua do mês é relacionada com sabedoria e maturidade. Não é um momento suuper energético, mas como o astro já caminhou pelo céu e sabe como as coisas funcionam, o trabalho, o foco e a tomada de decisões são até mais fáceis nesse período.

Aqui chegamos no momento perfeito para fazer um balanço desse percurso, que começou lá na Lua Nova. Todo ciclo é carregado de expectativas, então pode rolar uma impaciência e vontade de ter feito mais. Foque mais em si mesma, honrando e respeitando o que o mês trouxe de aprendizado.

Rituais para a Lua Minguante

Uma das melhores formas de entrar nessa energia minguante é com uma imersão para os pés. Você pode relembrar o jeito mais tradicional das nossas avós — utilizando uma bacia e colocando ervas calmantes, como camomila e lavanda, ou pode escolher alguns pacotinhos feitos especificamente para isso — como o Leite de Imersão para Pés da Granado ou o Escalda Pés da L’Odorat.

Para o rosto, a massagem com o gua sha ou um roller de quartzo rosa, incrementada com óleos e cremes, pode ajudar a diminuir o inchaço e a nutrir a pele nesse período de maior esforço. Sentiu que ficou cansada? Pause e aplique máscaras faciais, especialmente aquelas focadas para a região dos olhos.

Na maquiagem, os tons relacionados ao outono caem bem. Sabe aquela maquiagem bem Kim Kardashian? É isso: pele preparada, batom marrom, sobrancelhas delineadas e sombra bege. Mas não precisa ser sem graça e pode sim testar coisas novas, viu?

Depois disso, é momento de se preparar para começar tudo de novo — e aprender mais e mais coisas sobre si mesma no novo ciclo.

Julia Anadam é taróloga, jornalista, artista visual e apaixonada por moda e beleza.

{Fotos: RF._.studio/ Pexels e reprodução Instagram @freshlengths, @_diannalopez, @lady0pal, @michellenorrisphoto,
@fentybeauty/ @badgalriri/ @palomija/ @jessie.li._/ @slickwoods/ @ajakdengcom e @jlo/ @jlobeauty}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Beleza lunar: rituais para se alinhar com as fases da Lua”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: