Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Suas unhas merecem animação: nail arts diferentonas estão com tudo!

14/02/20

Unhas cheias de pedraria, pintadas de animal print e outras estampas divertidas, com efeito holográfico… As nail arts diferentonas com uma pegada mais artística estão conquistando cada vez mais gente. Só dar uma olhadinha nas mãos das fashionistas para ver que o esmalte tradicional está perdendo espaço para desenhos elaborados, texturas inusitadas e muita criatividade.

Uma das referências nacionais no assunto é a nail artist Roberta Munis. Responsável por decorar as unhas de famosas como Sabrina Sato e Anitta, além de ter recorrentemente seu trabalho estampando capas de revistas femininas, ela parece não ter limites quando o assunto é pensar fora da caixinha. “A arte nas unhas faz parte da expressão humana, é comportamento, é cultura urbana”, comenta.

No mercado há cerca de 7 anos, Roberta confirma que a procura por nail arts mais trabalhadas realmente cresceu nos últimos tempos e atribui isso à influência de ícones fashion que aderiram ao estilo. Cardi B, Beyoncé, Rihanna, Bella Hadid, Kim Kardashian, Kylie Jenner, Rosalia e Marc Jacbs são alguns dos nomes que ela destaca. “Aqui no Brasil, o que faltava era alguém que falasse a mesma língua, que entendesse unha como moda e foi aí que eu entrei usando meu trabalho como forma de me expressar através da arte – todos precisam de arte!”, analisa. “A onda das unhas está acontecendo agora, então vamos surfar.”

Uma das clientes da nail artist hypada é a minha amiga Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, que todo mês surpreende seus seguidores (e suas amigas) com artes inusitadas. Alguns dos destaques, até o momento, foram o alongamento transparente com efeito holográfico que ela usou no Paris Fashion Week e o mapa astral cheio de elementos astrológicos, que as duas criaram juntas, para a Camila passar a virada de ano.

“Essas coisas são ciclos. Eu sempre gostei de nail art, tinha coleção de esmaltes na adolescência, adorava pirar nas coisas de unha quando era mais nova. Depois fiquei mais calma, mais básica”, conta Cami. E, como analisou Roberta, foi vendo as ídolas gringas embarcando nessa modinha que ela sentiu vontade de se jogar também. “Por muito tempo [nail art diferentona] ficou meio brega, e agora vieram roupagens mais cool, com pessoas como a Dua Lipa e a Hannah Bronfman adotando, e aí foi me dando vontade de experimentar também.”

Camila usa alongamento de acrílico, o que possibilita umas pirações extras já que alguns materiais novos são criados especialmente para unhas não naturais, como o pó de efeito holográfico, e certos estilos de personalização são feitos encapsulados no material do alongamento. Mas mesmo quem tem a unha curtinha está embarcando nessa onda, como a cantora Clara Campara.

Foi também a Dua Lipa uma das influências da mineira para usar nail arts. “As unhas dela são perfeitas!”, diz empolgada. Clara não tem alongamento, nem faz banho de gel – mais conhecido como Shellac na gringa, essa técnica faz o esmalte durar mais e também aceita materiais mais tecnológicos -, mas nunca sai da manicure sem um desenho personalizado. “Eu sigo mil perfis especializados no Instagram e também pego muita inspiração no Pinterest, aí vou criando os desenhinhos junto com a manicure”, explica.

A nail artist Nagila Santos atende muitas clientes que, assim como a Clara, não têm alongamento. Para dar uma pirada além do que o esmalte normal permite, ela também usa outros tipos de tinta, como as de tecido. “Eu sempre gostei do universo das unhas e, assim como qualquer outra forma de cuidados, a unha mexe com a nossa autoestima também. Quando percebi isso, decidi mexer os pincéis e deixar a criatividade voar”, conta.

Ela trabalha há 6 anos como manicure, mas faz apenas um que começou a desenvolver seus talentos manuais. Enquanto Roberta costuma ir por um caminho mais extravagante, cheio de elementos e texturas, Nagila é fã de um estilo um pouco mais minimalista. “Tenho como referência as russas, elas são maravilhosas, e também as obras de Mondrian.” Nagila tem notado um interesse cada vez maior no seu trabalho e diz que até os homens estão entrando nessa. “Eles costumavam passar só esmalte preto e a nail art foi a chave para eles aderirem também fazendo algo diferente”, analisa.

Outro ponto importante é o comprimento das unhas – claro que quanto mais longas, mais superfície para ser explorada artisticamente, mas engana-se quem pensa que só dá para se divertir com unhas enormes. Eu particularmente tenho dificuldade de “viver a vida normal” com a unha muito longa, mantenho sempre mais curtinha e ainda assim me divirto fazendo nail arts mais delicadas. Minhas favoritas são as bolinhas centralizadas na base da unha, perto da cutícula, e os corações, que fica super fofo (tem ambas na galeria!).

Esse assunto é tão gostoso e tem tantos elementos que a gente podia continuar mais um tempão falando sobre isso. Em breve, entra um post explicando mais sobre os tipos de alongamento e os materiais mais malucos que têm dominado a decoração de unha, mas quis primeiro contar essas histórias para dar um gostinho desse universo mega divertido. Pira só na galeria abaixo para ver o quanta coisa linda e inusitada vem estampando as unhas das modernetes pelo mundo e… aproveite que o Carnaval está aí para SE JOGAR!!

Tem também um board no Pinterest repleto de nail art aqui.

{Fotos reprodução Instagram @vicceridono, @camilacoutinho, @anouskaanastasia, @robertamunis, @hardasnails.studio, @yeswhatnails, @imarninails, @nailsfromnars, @missbettyrose, @dailynailspa, @eumanicuree, @gutavirtuoso/ @alinecarvalhonaildesigner, @orosabeauty, @heynicenails, @nailplace.manicure e @alinecarvalhonaildesigner}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Unha ,
Tags: