Protetores solares testados e aprovados

Clara Novais, editora do DDB, falando aqui! Usar protetor facial todos os dias é fundamental para a saúde da pele. A Vic e os dermatologistas sempre dão esse alerta, e quem ama skincare está cansado de saber isso, já que a radiação solar é o principal fator externo que acelera o envelhecimento da pele. Sempre acreditei, mas não levei esse conselho tão à sério até ver os primeiros sinais da idade no meu rosto aos 28 anos (uma linha fina profunda entre as sobrancelhas e dois melasmas leves na bochecha e na testa), e decidi que realmente era a hora de escolher um protetor solar para ser meu companheiro diário.

Foi aí que recebi uma super missão da Vic já pensando no verão: testar o maior número de protetores solares possível e contar para vocês o que achei deles. Afinal, o sol agora vem com tudo e é mais do que necessário tomar esse cuidado. Oportunidade perfeita para quem, assim como eu, estava enrolando para criar esse hábito.

Experimentei 16 produtos de marcas diferentes. Como a maioria das brasileiras, tenho a pele mista e, para que a comparação fosse justa, iniciei o teste sempre pela manhã após lavar o rosto com Actine e hidratar com o Antioxidante da Sallve que tem acabamento mate. Vale lembrar que cada produto se adapta de um jeito em cada pessoa, e que é muito importante consultar um dermatologista para entender o que é melhor para a sua pele.

Como tenho a pele mista, foquei em produtos que tivessem toque seco/controle de oleosidade, mas acabei recebendo das marcas alguns sem essas características que vão funcionar super bem para quem tem pele mais seca e precisam de um pouco mais de hidratação. Então incluí eles no post, com um asterisco ao lado para as meninas de pele seca saberem!

Abaixo as minhas percepções sobre cada protetor solar testado, divididas entre protetores sem cor e com cor.

SEM COR

. UV Perfect Face Milk FPS 50+ – Bioré (aqui)
Textura líquida bem levinha, espalha muito bem, sensação de não estar usando protetor. Perfeito para quem evita usar no dia a dia porque não quer sentir que está indo para a praia.

. Aqua Rich FPS 50+* – Bioré (aqui)
Bem parecido com o Perfect Face da mesma marca, porém sua textura é um pouco mais gel e espalha ainda melhor. O toque é um pouco mais úmido também, sendo ótimo para peles secas.

. Minesol Oil Control Gel Creme Toque Seco FPS 70 – Neostrata (aqui)
Um pouco mais denso e pesado para espalhar, lembra um pouco protetor de corpo no começo, mas é absorvido rapidinho pela pele e nem parece que você está usando nada.

. Solar Expertise Toque Seco FPS 60 – L’Oreal Paris (aqui)
Textura parecida com o Minesol, mas rende mais e espalha com mais facilidade. Efeito bem parecido na pele.

. Gel Creme Protetor Toque Seco – Natura (aqui)
Textura parecida com a do Minesol e do Solar Expertise e efeito bem similar. Pele se mantem macia e mate ao longo do dia nos três casos. Ele tem uma versão para pele seca!

. Chronos Multiprotetor FPS 50 – Natura (aqui)
Leve de passar, tem uma cor um pouco mais marrom, mas espalha como se fosse incolor. Toque levemente oleoso já na sequência da aplicação, mas não incomoda ao longo do dia.

. Anthelios HydraOx Anti-idade FPS 60* – La Roche Posay (aqui)
Líquido e bem levinho, fica um pouco mais consistente na pele, mas espalha mega bem. Ele não promete efeito mate, até por ter ativos que combatem sinais de envelhecimento, então é perfeito para peles mais secas ou maduras. Virou o queridinho da Vic por ter alta concentração de água termal na fórmula.

. Creme-gel Oil Control Pele Oleosa FPS 60 – Eucerin (aqui)
Sensação de estar passando um gel mesmo. Espalha super bem e pouco produto rende bastante. Tem aquele cheirinho típico de protetor que lembra praia, mas fica levinho na pele e tem toque seco.

. Nivea Sun Toque Seco Antissinais FPS 60 – Nivea (aqui)
Textura líquida um pouco mais densa, porém absorvida super rápido pela pele. Tem cheirinho leve e gostoso. Assim como a maioria com a mesma proposta, deixa a pele mate e macia de um jeito natural.

. Ultra Facial Defense SPF 50+* – SkinCelticals (aqui)
Bem gostoso de espalhar, parece um pouco mais denso no começo, mas logo fluir. Pele macia com toque nem mate, nem oleoso.

COM COR

. Protetor Solar Mousse FPS 50 cor Peach – Adcos (aqui)
Cor se adapta muito bem ao rosto, nem parece que tem pigmento enquanto você espalha. Ilumina a pele e deixa macia sem alterar muito o tom. Disponível em 5 cores.

. Ideal Soleil Clarify Toque Seco cor Extra Clara – Vichy (aqui)
Foi um dos mais difíceis de espalhar na versão com cor, mas rapidamente se adaptou ao rosto criando uma camada uniforme e iluminada sobre a pele, que aparenta estar maquiada. Perfeito para substituir sua base durante o dia. Disponível em 4 cores.

. Photoderm Max 50+ cor Clara – Bioderma (aqui)
Textura bem líquida e fácil de espalhar com cor que se adapta muito bem ao tom da pele, deixando iluminada e levemente uniforme. O toque não é nem mate, nem oleoso. Disponível também na cor Dourada.

. Anthelios Airlicium Antioliosidade FPS 70 cor Pele Clara – La Roche (aqui)
Textura consistente e densa para espalhar, é bastante pigmentado. Pele parece maquiada, com tom uniforme e manchas leves disfarçada. Outro bom substituto para a base. Toque seco bem semelhante ao da maioria dos protetores sem cor. Disponível em 3 cores.
(PS da Tuy, editora de imagem do DDB: “AMO esse e uso sempre, uso o sem cor e quando preciso de cobertura misturo aquelas gotinhas da La Roche-Posay!)

. Solar Expertise Toque Limpo FPS 70 com cor – L’Oreal Paris (aqui)
Consistência e toque muito parecidos com a versão sem cor da mesma marca. Deixa o tom da pele uniforme de maneira bem natural, nem parece que você está de filtro com cor. Tom único.

. BB for Sports FPS 50 cor – Shiseido (aqui)
Achei bastante consistente e não consegui espalhar de forma natural. Como não estou acostumada a usar protetor com cor, repassei para a Tuy, nossa editora de imagem, que adorou: “Achei fácil de espalhar comparado a outro sem cor que sempre uso. Disfarçou na medida certa imperfeições da minha pele. Usei ele na academia e ficou intacto”.

E, afinal, depois dessa experiência toda, quais vão ser os que vou levar para a vida? Gostei muito do Minesol Oil Control, da Neostrata, e do Solar Expertise Toque, da L’Oreal, para o dia a dia, porque eles deixam a pele sequinha o dia todo e também não pesam quando combinados com maquiagem. Para a praia, gostei muito do Aqua Rich, da Bioré, por sentir que ele dá uma hidratada junto com a proteção. Confesso que não me adaptei muito em usar protetor com cor, então o da Adcos foi o que mais funcionou para mim por se adaptar muito bem à pele sem dar a sensação de estar usando maquiagem. E você, tem um protetor facial favorito? Conte para a gente nos comentários.

Leia também: Anthelios HydrAOX , meu novo protetor solar favorito (aqui).