Dry brushing: tudo o que você precisa saber sobre a escovação corporal a seco

Um dos rituais que eu mais gosto de fazer nos meus dias de beauté completos do fim de semana é o dry brushing, escovação a seco no corpo, usando uma escova de cerdas naturais. Sempre que comento sobre isso meio por alto vejo que muita gente se interessa, então aqui vai um post com tudo o que você precisa saber sobre essa prática!

Um dos pontos mais importantes para mim é que o dry brushing traz benefícios tanto exteriores quando interiores – me sinto tão bem e revigorada depois de fazer que mesmo que visivelmente não faça tanta diferença assim (até porque sabemos que milagres desse jeito não existem né?), acho que super vale a pena! Mas, entre os benefícios conhecidos da escovação, estão: remover células mortas, promovendo uma esfoliação e deixando a pele macia, ativar a circulação e dar um boost no sistema linfático, ajudar na aparência da celulite e dar esse bost de energia generalizado (por isso é melhor fazer de manhã).

Como o nome sugere, a escovação é feita na pele seca, então você não precisa usar nenhum produto específico, basta a escova. O ideal é começar dos pés e ir subindo, escovando para cima e fazendo movimentos circulares em áreas como joelhos e cotovelos. Nem precisa dizer que a pressão deve ser suave, nada de esfregar a pele loucamente (!!), e eu não faço por muito tempo não, umas 2/3 “escovadas” por área já está de bom tamanho.

Gosto de fazer logo antes de entrar no banho, e aí no chuveiro uso algum óleo ou gel de banho hidratante para suavizar a pele, e saindo aplico mais óleos e hidratantes específicos para cada parte do corpo. A pele fica muito muito mara!

Opções de escovas para fazer o ritual não faltam. Eu alterno entre a da Legology e a da Aromatherapy Associates porque são as que tenho em casa, mas aqui vai uma listinha com outras – normalmente elas são encontradas em lojas de produtos naturais.

Para quem quiser comprar fora, indico:
. Lymph-Lite Boom Brush for Body – Legology (aqui)
. Body Brush Revive – Aromatherapy (aqui)
. Skin Brush – The Organic Pharmacy (aqui)

E para comprar no Brasil:
. Escova de Banho com Cerdas de Sisal Natural – Orgânica (aqui)
. Escova Para Banho Natural Care – Tok&Stok (aqui)
. Escova Facial com Cerdas Naturais – Grupo Orgânica (aqui) {apesar de ser facial, eu deixaria para usar só no corpo mesmo!}

{Fotos: reprodução Instagram @goop, @aromatherapyassociates, Use Orgânica, Legology e Grupo Orgânica}